4º Batalhão de Polícia Militar forma quase 800 alunos no Proerd

Ponta Porã (MS) – A Polícia Militar do 4º BPM, através da Coordenadoria do Proerd em Ponta Porã, formou na última quinta-feira(11/8) quase 800 alunos do 5º ano de Escolas da Rede Municipal e Estadual da zona urbana e rural do município.

Os Policiais Militares capacitados para ministrarem aulas para estudantes do 5º ano iniciaram as aulas no início do ano e em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ponta Porã aplicaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD em todas as escolas da rede pública municipal e Estadual da região Norte da cidade, incluindo o Distrito Nova Itamarati e Assentamento Rural Dorcelina Folador.

A formatura foi realizada em dois períodos (manhã e tarde) no Centro Internacional de Convenções e contou com a presença do Coordenador Estadual do Proerd – Coronel PM Zerlotti, do Comandante do 4º BPM – Tenente Coronel PM Centurião, da Secretária Municipal de Educação – Professora Márcia, além de pais e dos formandos, que lotaram o local. Os alunos receberam camiseta e Certificado, os alunos destaques tiveram o privilegio de lerem as suas redações durante a formatura e receberão medalha do Proerd e um tablet, os prêmios foram disponibilizados pela ACS “Associação de Cabos e Soldados da PM”.

As escolas municipais contempladas neste primeiro semestre foram: Escola Municipal Rural Nova Conquista e Juvenal Fróes, Escola municipal Cooporã, Jardim Ivone, Isaac Borges Capilé, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Adê Marques, São João e João Carlos Pinheiro Marques. A Rede pública Estadual foi contemplada com as Escolas: Escola Estadual Fernando C. C. Saldanha, Miguel Marcondes, Adê Marques e Escola Estadual Rural Nova Itamarati, foram responsáveis pela aplicação do programa os Policiais Militares: CB PM Cristian, CB PM Paulina, SD PM Ronny e SD PM Maciel.

Os alunos receberam ensinamentos sobre drogas e de prevenção ao bullying  através de 10 lições que foram transmitidos com auxílio de uma cartilha, fornecida pela Secretaria Estadual de Educação, ao final todos os alunos fizeram uma redação, relatando suas experiências com o Proerd e sua importância para se manter longe do assédio de usuários e traficantes.

As aulas do Proerd não param e neste mês iniciam-se as aulas para alunos das escolas localizadas na região Sul de Ponta.