Abraji e Lupa iniciam turnê de oficinas para treinar mais de 500 pessoas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa iniciam neste mês de abril, com apoio do Facebook, uma turnê de oficinas de verificação e checagem de fatos e um treinamento de produção de notícias a partir de bases de informações públicas por todo o país. O foco é a cobertura das eleições 2018.

O Circuito Abraji-Lupa de workshops gratuitos pretende treinar ao menos 500 jornalistas, com reservas de vagas para todas as regiões do Brasil. O Facebook apoia a iniciativa por meio do Facebook Journalism Project, programa da empresa focado em fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias em todo o mundo.

“É uma grande turnê de capacitação. Teremos como professores profissionais que são referência no jornalismo brasileiro”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. “É uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano”, acrescenta.

Entre os nomes confirmados para ministrar os workshops estão José Roberto de Toledo (revista piauí) e Márcia Cavallari (Ibope).

“Com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos, o jornalista conseguirá ir além do declaratório”, afirma o presidente da Abraji, Daniel Bramatti. “Esperamos que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas.”

Quem pode participar?

O Circuito Abraji-Lupa se dividirá em dois momentos: um online e um presencial. Jornalistas em atividade e estudantes de Jornalismo podem se inscrever para participar da capacitação online. Basta seguir as regras que serão divulgadas nos próximos dias nos sites da Abraji e da Lupa.

O curso online da Abraji será feito por meio da plataforma de ensino a distância da associação, e o da agência de checagem de fatos em sessões privadas de Facebook Live. Os treinamentos presenciais, por sua vez, terão turmas menores, e os temas serão mais aprofundados.

O curso presencial da Abraji terá 8 horas de duração, e o da Lupa, 6 horas. Para participar dos treinamentos presenciais da associação, será indispensável que os interessados tenham assistido às aulas online. Para os cursos da agência de fact-checking, isso não será um pré-requisito. A inscrição para todos esses encontros será aberta nos próximos dias.

O calendário completo com as datas de inscrição está disponível aqui.