Alberto Dines e Observatório da Imprensa receberão Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo de 2016

O Prêmio
de Contribuição ao Jornalismo, que destaca pessoas e instituições cujo trabalho presta auxílio relevante ao jornalismo brasileiro, será entregue a Alberto Dines pelos 20 anos à frente do Observatório da Imprensa. A sessão solene está marcada para às 16 horas do dia 23 de junho de 2016, durante o 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigobservatorio_da_imprensa_alberto_dines_01_credito_ana_paula_migliari_medioativo.

Dines tem mais de 60 anos de carreira no jornalismo e é o editor-chefe do site Observatório da Imprensa, que completa 20 anos em abril de 2016. O programa de TV homônimo, apresentado por Dines, completará 18 anos em maio.

Dines começou a trabalhar como jornalista em 1952, como crítico de cinema na revista A Cena Muda. Passou a escrever reportagens políticas para a revista Visão e depois escreveu para a revista Manchete. Em 1959, foi convidado a trabalhar no Última Hora por Samuel Wainer, no segundo caderno do jornal; depois disso, em 1960, trabalhou no Diário da Noite, de Assis Chateaubriand. Em 1963 criou e ocupou a cadeira de jornalismo comparado na Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1965, na mesma universidade, criou a cadeira de teoria da imprensa, onde lecionou até 1966.

Aos 30 anos de idade, em 1962, começou no Jornal do Brasil com o cargo de editor-chefe, onde permaneceu por 12 anos. Em 1970 recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Em 1973, Dines articulou uma estratégia para burlar a censura imposta pelo regime militar, que vetara manchetes sobre o golpe de 11 de setembro no Chile e a morte de Salvador Allende. O jornalista conseguiu que o jornal fosse impresso com a notícia, mas sem manchetes. Dines terminou demitido e preso. Fernando Molica, diretor da Abraji, acredita que esse trabalho de Dines “é um exemplo de criatividade e coragem”.

Depois da demissão tornou-se professor visitante da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, em Nova York, no ano de 1974. Em 1975, a convite de Cláudio Abramo, diretor de redação da Folha de S.Paulo, tornou-se diretor da sucursal carioca do jornal, onde ficou por  5 anos. Dirigiu o Grupo Abril em Portugal entre 1988 e 1995, onde lançou a revista Exame. Dines escreveu e organizou mais de 15 livros, entre eles “O Papel do Jornal e a Profissão de Jornalista”, “A Imprensa em Questão” e “Morte no Paraíso: A Tragédia de Stefan Zweig”.

Segundo Fernando Molica “ao premiar Alberto Dines, a Abraji reconhece a grande contribuição que, por mais de cinco décadas, ele presta à imprensa brasileira. (…) Aos 84 anos, Dines continua ativo e, graças ao seu trabalho, permite que renovemos nossa leitura diária dos jornais.”

O Observatório da Imprensa foi uma das criações do LABJOR, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp, que também foi criado com o apoio de Dines. Tanto o site, que começou quando a internet comercial engatinhava, quanto o programa de TV discutem e questionam a cobertura de temas relevantes, o que contribui para o aprimoramento do jornalismo praticado no Brasil.

“Há 20 anos Dines conduz um fórum permanente de debate sobre a mídia brasileira, iniciativa rara e bem vinda em qualquer democracia.”, explica o presidente da Abraji, Thiago Herdy.  “Você pode concordar com o que diz um articulista, discordar de outros. O que não dá pra negar é a importância da reflexão e do debate constante para o amadurecimento do jornalismo no país”.

Hoje, Dines também está envolvido em outras iniciativas que prestam auxílio à imprensa brasileira, como o Pequena Grande Imprensa, um projeto pioneiro que visa o fortalecimento do jornalismo regional no país, através de apoio técnico gratuito a pequenos jornais locais nas áreas de gestão, publicidade, redação e tecnologia da informação. A iniciativa, nas palavras de seu idealizador Alberto Dines, vai “contribuir para a desconcentração da mídia brasileira através do fortalecimento dos pequenos e médios jornais.”

O Pequena Grande Imprensa é implementado pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, uma organização sem fins lucrativos que realiza atividades de formação, treinamento, reciclagem e consultoria nos campos profissional e empresarial, que nasceu a partir do Observatório da Imprensa e que hoje é seu mantenedor.

O Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo foi entregue pela primeira vez em 2014 ao economista Gil Castelo Branco, pelo trabalho à frente da Associação Contas Abertas. Em 2015, o então diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo foi o homenageado.

Legenda: Observatorio da Imprensa Alberto Dines -Foto Ana Paula Migliari