Cachorro da raça Yorkshire passa por tratamento em Clinica Veterinária de Ponta Porã

Lile Corrêa*

Na edição desta quarta-feira (03/01) do Jornal da Líder FM 104,9 o médico veterinário Dr. Marcelo Rezende destacou o atendimento de um cachorro da raça Yorkshire que deu entrada na Clinica Veterinária na manhã de ontem (terça-feira 02/01).

O cachorro atende pelo nome de Bebe, com seis anos de idade, sendo que a proprietária informou que o animal estava muito cansado, com dificuldade para respirar, mau hálito, ao dar entrada na Clinica Veterinária foi avaliado pelo médico veterinário  que é especialista em cirurgia de pequenos animais. Na avaliação havia suspeita de que o animal estava com “tosse dos canis” que é uma traqueobronquite infecciosa causada por vírus e que atinge os cães. “Foram feitos exames de sangue, urina, fezes, eletrocardiograma (para saber como esta o coração do animal), sendo que no exame de sangue deu uma leve desidratação e lesão no figado devido a alimentação caseira que vinha recebendo junto com a ração”, mencionou Dr. Marcelo.

O animal passou por uma limpeza nos dentes para remoção do tártaro, sendo extraídos sete dentes por causa da infecção na boca, segundo Dr. Marcelo “os proprietários de pets devem evitar dar comida caseira e sim utilizar ração de boa qualidade e água, assim eles terão uma saúde de qualidade, se você ver seu animal com acumulo de placa bacteriana, mau cheiro na boca, sangramento, dificuldade para comer a ração, procure o veterinário porque hoje já existe o dentista veterinário que fará o tratamento mais adequado para o seu animal”.

De acordo com Dr. Marcelo a Doença Periodontal é a inimiga número 1 da saúde bucal dos pets, que são: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, e precisa ser tratada para preservar a saúde do animal de estimação.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book