CBN debate os desafios do jornalismo na era digital

O século XXI reservou enormes desafios ao jornalismo e a quem se dedica à profissão. Ele agora é global, digital e em tempo real, independentemente do tipo de veículo e do meio, impresso ou eletrônico.

A internet e as redes sociais foram os grandes agentes de transformação e deram um empoderamento inédito à audiência. Em tese, qualquer pessoa pode produzir conteúdo, mas sabemos que o jornalismo é uma atividade que exige recursos para uma apuração mais aprofundada. A crise que a mídia vem enfrentando pode pôr em risco este modelo, tal como é conhecido? No mar de informações do ambiente digital, muitas falsas e desencontradas, vai caber às marcas de credibilidade a curadoria do que é produzido mundialmente? E qual o papel do jornalista nesse momento tão desafiador?

A CBN convida o profissional para debater todas essas questões no seminário A reinvenção do jornalismo na era digital, com os comentaristas Cristina De Luca e Pedro Dória. O encontro será realizado no dia 19 de setembro, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo, das 19 às 20 horas. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

PERFIS DOS PARTICIPANTES:

CRISTINA DE LUCA é jornalista especializada em ambiente de produção multiplataforma, colunista de tecnologia da Rádio CBN e editor-at-large das publicações do grupo IDG no Brasil. Foi diretora da área de conteúdo portal Terra; editora-executiva da área de conteúdo da Globo.com; e editora-executiva da unidade de Novos Meios da Infoglobo, responsável pela criação e implantação do Globo Online. Master em Marketing pela PUC do Rio de Janeiro, é ganhadora do Prêmio Comunique-se em 2005, 2010 e 2014 na categoria Jornalista de Tecnologia.

PEDRO DORIA é colunista de O Globo e do Estado de S. Paulo. Foi editor-executivo do Globo e editor­-chefe de conteúdos digitais do Estado de S. Paulo, além de colunista da Folha de S. Paulo. Em 2015, recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor jornalista brasileiro de Tecnologia. Liderou, no Globo, a equipe que venceu o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, em 2012. Foi Knight Fellow da Universidade de Stanford e é autor de seis livros. O sétimo, uma história do Movimento Tenentista, sai no segundo semestre pela editora Record.

Participação:
ERIC MESSA é professor da Faculdade de Comunicação e Marketing e coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.
É mestre em Comunicação e Semiótica e hoje atua principalmente na área da comunicação digital. Foi articulista do jornal “Meio e Mensagem” e também colaborador do blog “Update or Die!”.
Em 2013 foi eleito um dos 50 profissionais mais inovadores do mercado de comunicação e marketing pela revista ProXXIma.

Mediação de Fernando Andrade , âncora do CBN Total.

Serviço:
FAAP São Paulo
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
Auditório 1 da FAAP (Prédio 3)
Data: 19/09/2016
Hora: das 19h às 20h

Os ingressos serão distribuídos 1h antes do evento, a partir das 18h
Atenção, a entrada está sujeita à lotação do local!