Com debates e oficinas, Sesc-SP discute as “novas configurações do quarto poder”

Unidade do Sesc-SP na Vila Mariana organiza o seminário “As novas configurações do Quarto Poder”. Série de debates e oficinas discutem o presente e o futuro do jornalismo brasileiro

A partir da próxima quarta-feira, 15, a unidade Vila Mariana do Sesc-SP será palco do evento intitulado “As novas configurações do Quarto Poder”. Com participação de jornalistas, acadêmicos e escritores, o seminário será dividido em três dias. Entre debates e oficinas, o cerne da programação será discutir o atual papel do jornalismo e como a imprensa poderá atuar em prol da formação da consciência política e social.

O evento contará com personalidades nacionais e internacionais. Repórter da revista New Yorker, o norte-americano Jon Lee Anderson será um dos debatedores. O mesmo ocorre com o diretor e apresentador do programa ‘Profissão Repórter’, da TV Globo, Caco Barcellos. Conforme divulgado pela organização do evento, a dupla de jornalistas falará dos atuais desafios da carreira na comunicação. Finalistas do Prêmio Comunique-se 2018, Ricardo Kotscho e Xico Sá também estão na lista de confirmados.

O seminário “As novas configurações do Quarto Poder” contará com a abertura conduzida pelo diretor do departamento regional do Sesc-SP, o professor Danilo Santos de Miranda. Para ele, o evento discutirá a importância do trabalho exercido pelos veículos de comunicação e seus colaboradores. O gestor salienta que os debates não serão úteis apenas para profissionais da mídia.

“As discussões em torno do poder da imprensa, seus modelos de gestão e seu papel como agente formadora de consciência política não são referentes e dirigidas apenas aos profissionais e estudantes do campo, mas a todo aquele com interesses na constituição de uma sociedade atenta aos discursos em circulação, condição básica para a sua efetiva expressão democrática e participativa”, comenta o diretor do Sesc-SP.

sesc-sp - quarto poder - vila mariana - debates - oficinas
(Imagem: divulgação)

Debates

Ao todo, o seminário sobre o futuro do quarto poder contará com 14 debates. Entre os temas a entrarem em pauta estão o combate às notícias falsas, a questão ética da classe e e a influência dos meios de comunicação sobre a sociedade. As discussões serão realizadas nos dia 15, 16 e 17 de agosto, na já mencionada unidade Vila Mariana. Para participar, associados e dependentes do Sesc-SP devem desembolsar R$ 30. Estudantes e idosos vão pagar R$ 50. Demais interessados precisam investir R$ 100. As inscrições estão disponíveis na internet, assim como a programação completa.

Oficinas

Além dos debates, o evento “As novas configurações do Quarto Poder” contará com programação paralela. Nela, o foco será a realização de oficinas. “Cobertura Jornalística”, “Jornalismo Independente”, “Leitura crítica de imagens” e “Jornalismo em quadrinhos” serão os temas da parte voltada ao desenvolvimento prático dos participantes. A programação das oficinas devem ser conferidas por meio da central de atendimento da entidade.

“As novas configurações do Quarto Poder”

Quando:
15, 16 e 17 de agosto

Horário:
Das 9h às 19h; credenciamento diário a partir das 8h e abertura às 9h

Onde:
Sesc-SP Vila Mariana
(Rua Pelotas, 141, São Paulo)

Inscrições:
No site do Sesc-SP