“De mim sobre você”, Performance teatral de acadêmica Pontaporanense é selecionada para o FIT.

keel keel2 keel3 keel5Trabalho de conclusão de curso da acadêmica de artes cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Talita Raquel Caramaschi dos Santos, conhecida no meio como Keel, foi selecionado para o 7º Festival Internacional de Teatro de Dourados-MS, o evento acontece de 09 a 30 de setembro de 2016.

Nascida em Ponta Porã, filha do radialista Diovano Cezar dos Santos e da professora Andrea Caramaschi dos Santos, Keel aos 23 anos esta concluindo o curso de Artes Cênicas na UFGD, apesar de ser concluinte do curso, ela já é performer desde 2012. Entre os coletivos que já particiou e participa atualmente estão o coletivo Teatro Ofusquina e o coletivo Casa dos Ventos – espaço de artes integradas e colaborativas, residência artística e permacultura.

Atua como atriz no espetáculo universitário Risiko (2015/2016) e na performance também de âmbito acadêmico “De Mim Sobre Você” titulo do TCC (2016). É atriz substituta no Coletivo Moenda De Teatro (2015/2016). Entre seus trabalhos destacam-se: MarcaDor, Aguaceiro das luzes, Perseguição e assassinato de Jean-Paul Marat representados pelo grupo teatral do Hospício de Charenton sob a direção do Senhor de Sade e A Receita, todos em âmbito acadêmico.

Keel apresentou a performance “De mim sobre você”, no dia 10 de setembro de 2016 as 15 horas, no espaço Casa dos Ventos, trabalho este que foi parte dos requisitos do Trabalho de Conclusão de Curso (Artístico), de Artes Cênicas, da Universidade Federal da Grande Dourados.

O TCC teve a orientação da professora Karla Neves e avaliação do professor Michel Mauch. “De mim sobre você” conta ainda com, Aurea Novaes: Produção e audiovisual; Eduardo Lemos Lima: Iluminação e concepção visual; Fabi Fernandes: Produção executiva; Gustavo Carneiro: Sonoplastia; Karla Neves: Concepção geral e Tom Kyo: Produção visual.

Na resenha critica do professor Michel Mauch, tecnicamente, o ato performático é recheado de detalhes. “De menina a mulher, nesta performance, existem memórias, traços, marcas e os caminhos que

uma criança percorre até crescer, brincar e festar. As pessoas são guiadas pela performer a conhecer o que “você” deixou em “mim”, entre espaços experiências, em cada pessoa uma visão, o que há nesta performance pode ser como um doce, que é sutil mas deixa seu sabor na memória”. Afirma o avaliador.

Na visão critica do professor Michel, a performer está todo o tempo presente e concentrada no aqui e agora. Isso é perceptível em cada ato da performance, a atriz busca fazer uma ponte entre o que há de mim em ti, e o que poderia haver de ti, em nós, concluiu.

O Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT), começou na sexta (9). O evento conta com oficinas gratuitas de voz, palhaço, mediação teatral, teatro musical, interpretação teatro e sensações literárias.

As apresentações vão ocorrer no Teatro Municipal, na Casa dos Ventos, no Parque do Lago, na Praça da Juventude e no Parque dos Ipês. Também participarão do FIT 14 grupos de espetáculos de Nova Alvorada do Sul, Belo Horizonte (MG), Itapira (SP), Cascavel (PR), Brasília (DF) e da Espanha.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book