Em emissora de rádio, médico veterinário orienta sobre hérnia umbilical em cães

Lile Corrêa*

Diante do crescente numero de casos de cães, atendidos no Centro Veterinário Dr. Marcelo Rezende, com diagnóstico de hérnia umbilical, “nos sentimos no dever de fazes alguns esclarecimentos sobre o assunto à toda a população de fronteira”, mencionou o especialista em cirurgia de pequenos animais, ao vivo no Jornal da Líder FM 104,9.

De acordo com Dr. Marcelo Rezende “Hérnia é quando, por algum motivo, a musculatura se “abre” e deixa passar parte do órgão interno. Essa abertura pode ser genética ou adquirida. Em animais de estimação, um dos tipos mais frequentes é a hérnia umbilical, na qual há a protrusão de conteúdo abdominal pelo anel inguinal (como se o umbigo não tivesse fechado)”.

O sinal clínico da hérnia umbilical é o aumento de volume na região do umbigo do animal que pode ser, desde uma pequena bolinha, até uma porção maior. Em grande parte das vezes, ocorre quando, ao cortar o cordão umbilical na hora do nascimento, seja o veterinário, a cadelinha, ou quem estiver fazendo o parto, traciona esse cordão.

Alguns animais conseguem viver bem com essa alteração, sem ter problemas maiores. Entretanto, o acompanhamento veterinário se faz necessário. Em situações mais complicadas, quando há estrangulamento de alguma víscera no interior da hérnia, o pet pode apresentar vômitos, dor abdominal, ausência de apetite, entre outros sinais, e o procedimento cirúrgico se torna necessário, para que o órgão seja reposicionado e o anel fechado (suturado). Caso o proprietário note qualquer sinal diferente em um pet com esse problema, deve colocá-lo imediatamente em uma bolsa de transporte e levá-lo ao consultório veterinário, para que seja estabelecido o melhor tratamento.

Fêmeas com esse tipo de problema não devem emprenhar antes do procedimento cirúrgico, pois há risco de complicação da hérnia. A cirurgia é simples e a recuperação é bastante rápida, tendo sucesso na maioria dos casos.

Serviço:

Centro Veterinário Dr. Marcelo Rezende localizado na Rua 7 de Setembro, 20 – Centro, Ponta Porã – MS 

Aberto 24 horas Telefone(67) 3431-4788 Whats App +55 61 98417-2884

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book