Facebook revela lista das páginas e perfis excluídos

O Facebook divulgou na segunda-feira (6) a lista completa com as 196 páginas e 87 perfis que foram excluídos da rede social no Brasil no fim de julho. A lista foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Goiás, que pediu o detalhamento e a justificativa para a exclusão delas. A informação é do TecMundo e do Diário de Pernambuco.

A justificativa da rede social é que as contas excluídas “faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook”.  A companhia apontou que várias de suas regras foram quebradas pelas contas excluídas, entre elas: sutilizar contas com nomes falsos; enganar as pessoas sobre a origem do conteúdo; enganar as pessoas na tentativa de incentivar compartilhamentos, curtidas ou cliques.

A relação das páginas e perfis excluídos foi pedida pelo procurador da República Ailton Benedito. De acordo com o MPF, ele investiga o Facebook desde setembro de 2017 por “supostos atos de censura e bloqueio” de usuários brasileiros.

Na lista, constam contas que simulam nomes de veículos de imprensa como G1- Portal de Notícias, CBM News e Portal Saúde. Há, também, perfis de grupos políticos, como as do MBL, Juventude Democratas, Instituto Liberal, DEM Mulher e Associação Politizada.

Confira a lista completa aqui.

Fonte: Portal Imprensa

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book