Facebook vai remover recurso trending topic

A ferramenta estava em atividade há quatro anos. De acordo com Facebook, os “trending topics” representaram, em média, menos de 1,5% dos cliques para os editores de notícias, e já está em teste a sua substituição por funcionalidades como uma “caixa” com “notícias urgentes” ou uma área “hoje em” que trará notícias regionais, conforme a moradia indicada pelo usuário na rede.

A rede social fez alterações no recurso de “trending topics” para evitar viés ideológico ou político nos últimos anos, demitindo os editores humanos da área, substituindo por algoritmos. O problema, no entanto, persiste já que o sistema automatizado vem se mostrando incapaz de distinguir notícias verdadeiras de falsas.

O Facebook lançou, no mês passado, no Brasil, um serviço de verificação de notícias falsas em parceria com duas agências de fact-checking, a Aos Fatos e a Lupa, que vão ter acesso a denúncias feitas por usuários da rede social. Caso a conclusão dos especialistas seja de que se trata de “fake news”, as publicações terão seus alcances reduzidos na plataforma.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book