Grupo Onça Pintada realiza ação de prevenção de câncer de mama em Antônio João

Centenas de mulheres de Antônio João participaram de ação de prevenção ao câncer de mama

Lile Corrêa*

Centenas de mulheres participaram no sábado, dia 9 de abril, de uma ação de prevenção e combate ao câncer de mama através do trabalho do Grupo Onça Pintada que realizou 100 atendimentos gratuitos no município de Antônio João, na região de fronteira do Brasil com o Paraguai. As mulheres fizeram o exame de rastreamento das mamas e a ultrassonografia mamária.

O Grupo Onça Pintada é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que oferece atendimento e exames voltados para a prevenção do câncer de mama. Fundada em 2001 há 15 anos, a entidade realiza atendimento em Campo Grande semanalmente e nos finais de semana visita os municípios do Mato Grosso do Sul.

Fundador e um dos apoiadores do GOP, o deputado estadual Paulo Corrêa viabilizou o atendimento em Antônio João em parceria com o prefeito Selso Lozano e o secretário municipal de Saúde, Romildo Mendonça.

 A ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social neste sábado e reuniu dezenas de mulheres que foram até o local para fazer a prevenção e tirar dúvidas sobre o câncer de mama, cuidados para evitar a doença e tratamento. No local elas foram orientadas sobre a importância do autoexame e atendidas uma a uma pela médica do Grupo Onça Pintada. As mulheres realizaram no mesmo dia da ação o exame de ultrassom das mamas, outras receberam encaminhamento para realizar mamografia.

Para isso, o Grupo Onça Pintada possui um mamógrafo instalado na sede da entidade em Campo Grande. A mamografia é oferecida gratuitamente e as mulheres de Antônio João serão levadas até o local nos próximos dias para concluir os exames. Caso alguma mulher seja encaminhada para realizar procedimento cirúrgico, ela será acompanhada pelo Grupo Onça Pintada, que se responsabiliza por viabilizar transporte, alimentação, cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

 

O prefeito de Antônio João, Selso Lozano afirmou que “o trabalho do Grupo Onça Pintada é maravilhoso, pois tem ajudado a salvar muitas vidas, somos gratos ao deputado Paulo Corrêa e à todos que integram esse Projeto, por atenderem a nossa gente”.

Selso Lozanoconversa com mulheres atendidas pelo Projeto Onça Pintada - Foto Edinho CorreaPara o secretário municipal de Saúde, Romildo Mendonça “estamos começando nosso trabalho na secretaria e já no quinto dia de trabalho conseguimos esta importante parceria com o Grupo Onça Pintada, levem o nosso agradecimento ao deputado Paulo Corrêa, somos gratos à ele e a todos que trabalham na prevenção do câncer de mama”.

De acordo com a equipe do Grupo Onça Pintada, as mulheres de Antônio João encaminhadas para realizar mamografias serão levadas para Campo Grande nos próximos dias com ajuda da prefeitura de Antônio João, sem custos com transporte e alimentação, para realizar o exame.

Fotos: Edinho Corrêa*

(Com informações Folha do Povo)*

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book