Inscreva-se no Festival Tiny Texas Podcast, após o ISOJ, para aprender com os podcasters do Estado

Por Kelsey Whipple

Você é viciado em podcasts? Está pensando em começar o seu? Nós temos algumas sugestões – assim como dicas e insights de alguns dos maiores especialistas em podcast do Texas.

O Festival Tiny Texas Podcast convida os fãs de narrativas em áudio de todos os tipos – desde um ouvinte eventual até os mais fervorosos que não conseguem parar de clicar em ‘assinar’- para passar um dia na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin escutando e aprendendo sobre podcasts. O mini festival celebra todas as facetas da produção de podcasts em uma série de discussões com cinco profissionais experientes e gravações ao vivo de três podcasts. Patrocinado pelo Dallas Morning News Endowment For Journalism Innovation, esse evento gratuito acontece no domingo, dia 15 de Abril, das 10h às 16h, no Belo Center for New Media (300 W. Dean Keeton), após o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ).

Todos estão convidados a participar, e tanto especialistas quanto novos apreciadores serão bem-vindos. No entanto, as vagas são limitadas, portanto inscreva-se o quanto antes para garantir o seu lugar.

Segundo o instituto de pesquisas Pew, um terço dos americanos já escutaram um podcast, e essa comunidade tem crescido desde 2013.

“As narrativas em áudio existem desde a invenção do rádio, mas o podcast tem algumas vantagens distintas”, disse Robert Quigley, diretor de inovação do Dallas Morning News Endowment For Journalism Innovation. “O podcast permite que as pessoas consumam os conteúdos quando for mais conveniente para elas e permite que produtores de conteúdo tenham acesso a uma audiência sem a necessidade de um estúdio, uma antena e uma licença de transmissão. Isso traz novas vozes e dá ao público mais possibilidades de escolha”.

Novidades recentes em podcasts – como lançamentos no estilo do Netflix e projetos multiplataforma que se transformam em programas de TV e livros- são apenas alguns exemplos de como o formato continua inovando ao mesmo tempo em que atrai novos fãs.

“As técnicas e ferramentas estão evoluindo rapidamente”, disse Quigley. “Ainda é um campo novo em diversos aspectos, então pessoas que adotam a tecnologia e inventam novas maneiras de produzir e divulgar podcasts vão estar entre as pessoas mais inovadoras na mídia.”

Essas e outras inovações serão discutidas no Festival Tiny Texas Podcast, que destaca as narrativas em áudio no Texas, graças aos palestrantes convidados de todo o Estado. Entre eles estão  Christopher Wynn, editor de arte e cultura do Dallas Morning News  e apresentador do podcast Strange, que vai ensinar aos participantes como contar histórias envolventes em um formato de áudio em série, e Monte Williams, produtor do Texas Monthly’s National Podcast of Texas, que vai conversar com os fãs de podcast sobre as barreiras mínimas de entrada do gênero e dar dicas de como começar com um orçamento limitado – e como expandir seu projeto.

Enquanto os debates dos cinco painéis do evento  abordam com os participantes assuntos como narrativas em série, softwares de gravação, desenvolvimento de audiência e outros temas-chave, fãs de  podcasts vão ter a rara oportunidade de ver ao vivo a produção de três podcasts sediados em Austin – desde o teste dos microfones até a sequência final – graças à equipe premiada da estação Austin’s NPR, KUT 90.5.

DaLyah Jones e Jacquelyn Carter apresentam o programa Two and Fro, um podcast dedicado às identidades e  experiências de mulheres negras do sul dos EUA. Sua gravação ao vivo no Festival Tiny Texas Podcast vai celebrar o segundo aniversário de Lemonade, o álbum inovador e gerador de GIFs gravado em 2016 por Beyoncé. A produtora executiva da KUT, Rebecca McInroy, também vai trazer seu podcast Views and Brews – normalmente gravado ao vivo no Cactus Café – ao Festival Tiny Texas Podcast para uma gravação especial. E Matt Largey, editor responsável da KUT, vai gravar um episódio do podcast mais popular da estação, ATXplains, em que moradores de Austin pedem que  jornalistas da KUT respondam curiosas perguntas sobre a cidade.

O evento é gratuito e aberto ao público, então todos os fãs de podcasts, narrativas em áudio e inovação no jornalismo estão convidados a participar. Serão oferecidos café, chá e petiscos. Todos os participantes devem se inscrever com antecedência, por razões de planejamento.

Este é o segundo evento público promovido pelo Dallas Morning News Journalism Innovation Endowment. A doação de US$ 1,5 milhão, dada à Escola de Jornalismo pela Belo Foundation of Dallas em outubro de 2015, se dedica a explorar o futuro do jornalismo e a apoiar os cursos, pesquisas e projetos inovadores da Escola.

Em 2017, o Dallas Morning News Journalism Innovation Endowment firmou parceria com o Centro Knight de Jornalismo nas Américas e a International Women’s Media Foundation (IWMF) para trazer proeminentes jornalistas mulheres  do Texas e do México para discutir questões enfrentadas  dos dois lados da fronteira.

Festival Tiny Texas Podcast

Data: 15 de Abril de 2018

Horário: das 10h as 16h.

Endereço: Belo Center for New Media (300W. Dean Keeton, Austin TX 78712)

Inscrição: Gratuita e online

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book