8º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia

O Portal e a Revista IMPRENSA promovem a oitava edição do Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia no dia 3 de maio na sede da OAB-DF, em Brasília. O evento é gratuito e tem como proposta criar um espaço que garanta, estimule e discuta a liberdade de imprensa na América Latina, através de painéis que terão como tema central as relações entre jornalistas, suas fontes e a Justiça.

Os jornalistas Allan Abreu, Eliane Cantanhêde, Felipe Recondo, Ricardo Noblat, Rubens Valente e Vinicius Sassine irão participar do evento, que busca responder perguntas como: “O que é segredo de justiça?”, “Em casos de divulgação de atos processuais protegidos, quem deve sofrer punição: o jornalista ou o responsável pelo vazamento da informação?” e “Devem existir limites para manter o sigilo da fonte?”.

Para antecipar as discussões do fórum, a Revista IMPRENSA lançou a campanha editorial “O Silêncio Ensurdece”, que reitera a importância da liberdade de imprensa na manutenção da democracia. A editora conversou também com especialistas que explicaram os meandros do segredo de Justiça e os cuidados que devem ser tomados ao apurar casos desta natureza jurídica.

Para Guilherme Alpendre, diretor-executivo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, “o jornalista que tem acesso à informação de interesse público, tem o dever de divulgá-la”, no entanto, deve avaliar se vale a pena expor alguém que o segredo de Justiça pretende proteger. O jurista Manuel Alceu Affonso Ferreira reforça que o sigilo de fonte é um direito fundamental para o exercício jornalístico. “Sem a garantia do sigilo à fonte da informação não há, nem pode haver, liberdade de imprensa”, afirma.

Para fazer a inscrição no evento e receber mais informações, clique aqui. forum

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book