Instituto oferece 50 mil dólares para projeto inovador em checagem

Os aprovados na primeira fase serão divulgados em março. O vencedor será escolhido por um painel de 5 especialistas e anunciado na primeira semana de maio

International Fact-Checking Network (IFCN), do Instituto Poynter, está com inscrições abertas para concurso destinado a projetos inovadores na área de checagem de fatos. Com prazo para se candidatar até 5.fev.2018, o Fact Forward fornecerá 50 mil dólares ao projeto vencedor, que precisará ser executado em 12 meses.

Podem se candidatar para o concurso organizações de checagem, equipes de jornalistas, designers, desenvolvedores ou cientistas de dados. Também são aceitas inscrições individuais, desde que vinculadas a uma organização internacional de checagem em que o projeto possa ser implementado. Os candidatos devem trabalhar para uma organização de checagem signatária do código de princípios da IFCN ou comprometer-se a cumprir com o processo de verificação e aplicação do código até o final do período de 12 meses

A IFCN procura projetos que representem “uma inovação paradigmática” em relação a formato, modelo de negócio ou checagem com auxílio de tecnologia. Para participar, o projeto deve ter tido seu conceito testado ou ao menos um protótipo deve ter sido desenvolvido. Caso o projeto envolva o desenvolvimento de código, ele deve ser aberto e estar disponível para o público.

A inscrição para a fase inicial deve ser feita por meio de um formulário que inclui, entre outros itens, breve descrição da organização e descrição do projeto de 250 a 500 palavras. Os aprovados na primeira fase serão divulgados em 5.mar.2018. A segunda fase vai requerer uma candidatura e um orçamento mais detalhado e só será aberto para quem passar da primeira fase. O vencedor será escolhido por um painel de 5 especialistas e anunciado na primeira semana de maio.

Há mais informações sobre o concurso aqui.

Serviço

Inscrições abertas para Fact Forward, concurso para inovações em checagem de fatos

Até 5 de fevereiro

Inscreva-se no formulário

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book