Jogos de Tóquio 2020 terão escalada, surfe, skate, caratê e beisebol/softbol

2. Professor Barbosa divulga Campeonato Mundial de Karate Escolar no SBT - Foto Lile CorreaSurfe, skate, beisebol/softbol, escalada e caratê farão parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020. A inclusão dos cinco esportes foi confirmada por unanimidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), durante o congresso da entidade, realizado num hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A lista de recomendações havia sido divulgada pelo comitê executivo em junho.

A inclusão dos cinco esportes faz parte do pacote de reformas iniciadas pelo presidente do COI, Thomas Bach, em dezembro de 2014. A ideia é que os anfitriões dos Jogos tenham a chance de trazer ao ambiente olímpico esportes que sejam mais populares em seus países, com intenção de aumentar a audiência e atrair potenciais patrocinadores.

De acordo com o Comitê Tóquio 2020, a inclusão dos novos esportes resultará no acréscimo de mais de 400 atletas em 18 disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos. Quando o processo de inclusão de outras modalidades foi aberto, mais de 200 se inscreveram.

O anuncio foi recebido com expectativa positiva, pelo professor Roosevelt Barbosa criador do “Projeto Forma-se Um Campeão”.

Ele mencionou ao Jornal Che Fronteira que “nos dias 19 a 21 de agosto acontecerá o 2º Campeonato Brasiliense de Karatê Unificado. Em setembro teremos o brasileiro da Confederação Brasileira de Karatê tradicional em Natal no Rio Grande do Norte”. Professor Barbosa lembrou ainda que em “outubro teremos o nosso Open de Karatê Goju Ryu em São Paulo, e em novembro acontece o mundial Open Karatê em Lima no Peru”.

Barbosa lembrou que “nos mês de outubro também teremos o Open de Artes Marciais Educativas em Brasília, realizado em homenagem aos 29 anos da associação Paulo Roberto, com presença confirmada de vários estados, inclusive do MS”. Para fechar o ano com chave de ouro “no dia 3 de dezembro estaremos em Porto Murtinho (MS) para o exame de faixas do Projeto Esporte é vida de karatê”.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book