Morre, aos 71 anos, Marco Mora, ex-diretor da Globo

Faleceu na noite desta quarta-feira, 3 de janeiro, Marco Antonio Mora. Ele trabalhou na TV Globo entre 1972, quando entrou como editor de novelas, até se aposentar em 2015, como diretor-executivo da Central Globo de Esportes. Marco Mora tinha 71 anos e estava internado desde 23 de dezembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa de sua morte foi insuficiência respiratória e falência múltipla de órgãos, causadas por uma fibrose pulmonar.

Mora tem colaboração histórica com a TV Globo. Nascido no dia 16 de julho de 1946, em São Paulo, ele trabalhou na equipe técnica do Teatro de Arena em meados dos anos 60. Por intermédio do ator Lima Duarte, que se tornaria um amigo de longa data, ele ingressou na TV Tupi, como editor de novelas, em 1965.

Em 1972, Mora passou a exercer a mesma função na Globo, mas logo transferiu-se para a implantação do Telecurso, na Fundação Roberto Marinho. Lá, ele dirigiu e editou aulas de diversas disciplinas, como Português e Química, além de Organização Social e Política Brasileira.

Marco Mora passou a trabalhar como editor de imagens do Jornalismo da Globo em São Paulo, em 1978, quando participou da implantação de telejornais locais e de coberturas como a primeira visita do Papa ao Brasil.

Outro momento histórico que teve colaboração de Mora ocorreu em 1982, na cobertura das primeiras eleições diretas para o Governo de São Paulo após a implantação do regime militar no país.

A primeira incursão de Marco Mora no Esporte ocorreu no mesmo ano de 82, na equipe que viajou à Espanha para a cobertura da Copa do Mundo, a primeira transmitida com exclusividade pela Globo. Quando o “Esporte Espetacular” reestreou, em 1987, Mora assumiu a direção do programa.

Morre, aos 71 anos, Marco Mora, ex-diretor da Globo