No MS, Cooperativa LAR celebra 15 anos e reinaugura unidade de Ponta Porã com sorteio de prêmios

Lile Corrêa*

A LAR comemora 15 anos no Mato Grosso do Sul, na Reinauguração neste sábado, dia 17 de março as 8h, haverá o sorteio de um monitor de uma plantadeira, uma camionete S10 e uma Fiat Toro que serão sorteados celebrando o aniversário da Cooperativa.

Na reinauguração em Ponta Porã estará presente o presidente da LAR, Irineu da Costa Rodrigues, juntamento com o Gerente da unidade Ponta Porã, Bertoldo Loureiro Junior e os 50 funcionários. A reinauguração acontecerá neste sábado as 8h na unidade LAR localizada na Rodovia MS 386 km 03.

A Lar é uma cooperativa que atua no agro business. Industrializando soja, mandioca, vegetais congelados, aves e comercializamos produtos e insumos agropecuários, além de atuar no ramo de Supermercados.

Histórico da LAR

A Lar Cooperativa Agroindustrial é uma empresa brasileira, baseada no cooperativismo e ligada ao agronegócio, com sede no município paranaense de Medianeira.

Com 8.758 funcionários, é a quinta do setor no Paraná, nona da Região Sul e 42ª do país. É também a 144ª empresa brasileira.

No dia 19 de março de 1964, na localidade denominada “Gleba dos Bispos”, atual Missal, 55 agricultores migrantes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, praticantes da religião católica, fundaram a Associação de Cooperativa Mista Agrícola Sipal Ltda. (Comasil), que teve como primeiro presidente o padre José Beckes.

Em 1970, a fim de garantir sua sobrevivência, a associação foi transferida para o município de Medianeira. Em 1973 a denominação foi alterada para Cooperativa Agrícola Três Fronteiras – Cotrefal.

Em 2001 a Cotrefal passa a ser denominada Cooperativa Agroindustrial Lar, batizando seus produtos como Lar.

Em 2014 contava com cerca de dez mil associados, seis mil funcionários e um faturamento de três bilhões de reais.

Em 2016 muda a denominação para Lar Cooperativa Agroindustrial e fecha o ano com 8.758 funcionários e um faturamento de 4,85 bilhões de reais, consolidando-se como a nona maior empresa do agronegócio da Região Sul e 42ª do Brasil.

Está em oitavo lugar no ranking do setor de produção agrícola do país, sendo a 144ª maior empresa brasileira em tamanho e faturamento.

Conta com vinte e sete unidades, das quais treze no estado do Paraná, treze no Mato Grosso do Sul e uma em Santa Catarina.

É também proprietária de uma rede de catorze supermercados e dois postos de combustível
A Lar processa e distribui alimentos com marca própria e para terceiros e é cofundadora e coproprietária da Cotriguaçu, uma empresa de apoio às maiores cooperativas da região Oeste do Paraná, que conta com terminal de contêineres refrigerados no Porto Seco de Cascavel, junto à Ferroeste, terminal de grãos e estrutura alfandegária no Porto de Paranaguá e um moinho de trigo no município de Palotina.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book