No MS, Dia Municipal do Jornalista e Profissionais de Imprensa será celebrado dia 1º de junho em Ponta Porã

Lile Corrêa*

Com objetivo de valorizar os profissionais de Imprensa que atuam em Ponta Porã, o vereador Jelson Bernabé (PRB) apresentou no Plenário Issac Borges Capilé, na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, terça-feira (15/4), anteprojeto de Lei número 20 de 2018 que “altera a Lei 3.706, de 30 de abril de 2010, que instituiu o Dia da Imprensa.
Na nova redação no Artigo 1º fica “instituído o Dia Municipal do Jornalista e Profissionais de Imprensa a ser comemorado anualmente no dia 1º de junho”, por iniciativa de Jelson Bernabé.
De acordo com o vereador Jelson Bernabé “reconhecendo-se a valiosa iniciativa do ex-vereador Daniel Valdez Puka, que é autor da Lei 3.706, de 30 de abril de 2010 – que instituiu o Dia da Imprensa no Município de Ponta Porã, estamos alterando a data comemorativa para abranger mais profissionais”.
Jelson lembrou que “o dia 1º de junho representa o “Dia da Imprensa”, que durante 192 anos foi comemorado erroneamente em 10 de setembro (atribuía-se à Gazeta do Rio de Janeiro, Jornal Oficial do Império, ser o primeiro jornal brasileiro).
No Brasil, a Imprensa surgiu em 1808, quando passou a circular em 1º de junho o “Correio Braziliense”, editado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.
“A presente proposta, sem magoar o principal objetivo de comemoração do Dia da Imprensa, apenas faz uma alteração de estilo, para da ênfase aos profissionais que trabalham e dão a vida aos múltiplos veículos de comunicação que exercem o jornalismo”, justificou Jelson Bernabé.
Legenda: Jelson Bernabé quer Dia Municipal do Jornalista e Profissionais de Imprensa celebrado no dia 1º de junho em Ponta Porã – Foto: Márcio Blanco
Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book