ONG de Proteção Animal apresenta balanço da campanha de castração gratuita

clinica-veterinaria-2O maior projeto de castração gratuita de animais na fronteira de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero realizado pela ONG de Proteção Animal Amigos do Dr. Marcelo Resende apresentou ao Jornal Che Fronteira e a Rádio Lider FM 104,9 na manhã desta terça-feira (06/12) o relatório parcial da campanha que começou dia 01 e vai até o dia 17 de dezembro.

De acordo com o médico veterinário Dr. Marcelo Resende, especialista em cirurgias de animais de pequeno e grande porte, “em apenas 5 dias de campanha, já castramos mais de 50 cães e gatos de ambos os sexos”. Segundo Dr. Marcelo “os resultados são muito positivo sem nenhum óbito, pois tomamos todos os cuidados necessários para salvaguardar a vida do paciente, cuidados esses que são os mesmos tomados quando se trata de clientes pagantes”.

De acordo com o presidente da ONG de Proteção Animal “só levamos o animal ao Centro Cirúrgico após minuciosa avaliação médica e realização de exames de sangue, tudo isso graças a parceria da ONG e o Centro Veterinário, onde primamos pelo cuidado e seriedade no serviço à comunidade, mesmo sendo um serviço gratuito, precisa ser de qualidade”.

Procedimento

O animal chega no horário marcado previamente, é recebido pelos auxiliares da Clinica Veterinária, é levado para sala de preparação onde é canulado, colocado soro, sedado, é feita a Tricotomia que é a raspagem dos pelos na pele, a seguir acontece a higienização da região a ser operada, é aplicado antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. A seguir o paciente é transferido para o Centro Cirúrgico onde recebe anestesia geral e é ligado aos aparelhos para monitoramento durante a cirurgia. A cirurgia dura de 5 a 15 minutos, é feita de forma minima invasiva, com corte pequeno, para uma melhor recuperação, após 50 minutos o paciente já esta liberado para voltar para casa.

Dr Marcelo salientou que “a castração é um ato de amor, evitando o nascimento de milhares de cães e gatos que acabariam nas ruas da fronteira, abandonados, precisamos dessas campanhas que visem o bem estar dos animais com o controle populacional”.

clinica-veterinaria-3 clinica-veterinaria dr-marcelo

 

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book