Organização abre inscrições para bolsa de empreendedorismo digital para jornalistas

Programa é organizado pelo International Center for Journalists (ICFJ). Luiz Fernando Toledo, do Estadão, integra a primeira turma de 2018 do projeto de bolsa em empreendedorismo é voltado a jornalistas na América Latina

O International Center for Journalists (ICFJ) – ou Centro Internacional para Jornalistas – está com inscrições abertas para a segunda rodada de 2018 do seu programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America” (“Um caminho digital para o empreendedorismo e a inovação na América Latina”).

A organização selecionará 16 jornalistas, tecnólogos e empreendedores digitais latino-americanos interessados ​​em desenvolver habilidades de mídia digital e ganhar experiência em organizações de mídia dos EUA. As inscrições vão até 20.mai.2018 e devem ser feitas no formulário online.

O programa tem duração de seis semanas, e vai de 8.out a 17.nov.2018. Luiz Fernando Toledo, repórter do Estadão que participa da primeira rodada do programa este ano, conta um pouco sobre a dinâmica: segundo ele, são alguns dias de treinamento prático em Washington e, depois, com base no que cada bolsista indica como tema de interesse, a coordenação do programa o encaminha para uma das redações parceiras, em que o participante ficará por quatro semanas.

Toledo está na ProPublica, em Nova Iorque. “Eu pedi para aprender mais sobre como os jornalistas usam dados e a Lei de Acesso americana”, relata.

Segundo ele, a ideia do programa é que o bolsista latino-americano consiga adaptar o que aprendeu para a realidade do seu país. “Você não está lá para estagiar para o veículo que te recebeu, mas para conhecer coisas novas”. Toledo está publicando um pouco do aprendizado na ProPublica em uma série de stories em sua página do Instagram (instagram.com/luizftoledo).

icfj - jornalistas - empreendedorismo digital - bolsa
Projeto é organizado pelo ICFJ, o Centro Internacional para Jornalistas (Imagem: divulgação)

Projeto sem custos

Os selecionados terão todos os custos cobertos pelo programa, incluindo passagens, moradia e despesas com custo de vida. O ICFJ também auxiliará os escolhidos a obterem o visto de intercâmbio (J1) para os EUA, se necessário. Mesmo pessoas que já têm visto americano precisam do visto específico para intercâmbio.

A inscrição é gratuita e a iniciativa conta com o apoio do Professional Fellows, programa do Departamento de Estado norte-americano. Ao final do programa, os participantes se reunirão no Professional Fellow Congress, em Washington.

Para se candidatar, é necessário ter entre 25 e 40 anos e trabalhar em seu país de origem, além de fluência em inglês. Há mais informações sobre a bolsa aqui.

Bolsa de empreendedorismo – Serviço

Inscrições abertas para o programa “A Digital Path for Entrepreneurship and Innovation for Latin America”
Até 20 de maio
Inscreva-se no formulário

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book