Ponta Porã: posse da nova diretoria é marcada pelo protagonismo da juventude rural

Dedicação, trabalho e amizade caracterizam a carreira dos jovens dirigentes rurais Jean Pierre Paes e André Cardinal, que presidiram a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, nesse sábado (2).

A importância do associado e da juventude rural ganhou destaque na solenidade que recebeu mais de 450 pessoas, dentre produtores e autoridades rurais, representantes de órgãos públicos e privados, além de amigos e familiares que viajaram de diferentes municípios do Estado para prestigiar o evento.

À frente da entidade por 6 anos, o médico veterinário Jean Pierre entrega o cargo tendo registrado, nas duas gestões, significativa colaboração e avanços na região. As atividades que desenvolveu na diretoria, os conhecimentos adquiridos e a memória afetiva do início de sua carreira no sistema sindical foram pontuados.

“Todo início tem um propósito e todo propósito tem uma razão. Hoje nós estamos aqui no fim de um ciclo e início de um novo. Agradeço todas as pessoas que colaboraram com meu trabalho, que despertaram em mim, muito cedo, a vocação para o setor. Somos hoje a maior entidade de classe representativa de Mato Grosso do Sul e é com muito orgulho que levo a experiência sindical em meu currículo profissional e, principalmente, para minha vida pessoal”, afirmou Jean.

No próximo triênio, 2016/2019, a entidade terá como presidente o jovem político André Cardinal, que foi diretor tesoureiro do sindicato rural de 2010 a 2016, é membro da Comissão de Agronegócios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Ponta Porã, e teve recente experiência como secretário de Agricultura do Município.

Ao discursar, o novo presidente relembrou os primeiros contatos e a influência familiar na vocação sindical, a importância dos sócios e do público jovem para o setor.

“Temos a obrigação de trazer nossos jovens para as nossas instituições. Fui conduzido até aqui, ainda jovem, por homens importantes não só para minha formação como também para o desenvolvimento da produção rural desse município. Esses homens eram sócios que deram sua contribuição de força, trabalho e inteligência em prol do bem comum, e eu um jovem que, apesar de hoje assumir a presidência, começou nesse sistema a partir das atividades mais simples”, declarou.

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, participou da solenidade junto com o vice-presidente, Nilton Pickler; a diretora-secretária, Terezinha Cândido; e com o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.

Mauricio Saito pontuou que, mesmo diante da instabilidade econômica do país, com trabalho e empreendedorismo os produtores rurais irão colher mais uma safra recorde de soja, com um significativo aumento da área plantada. “O que foi possível graças aos investimentos em recuperação de pastagens. Nesse cenário, Ponta Porã se consolida mais uma vez como o 2º maior município produtor do grão”, disse.

Na pecuária, o presidente destacou a atuação do Sistema Famasul junto com os sindicatos rurais na alteração das regras de financiamento de matrizes bovinas com recursos do FCO. Com a mudança, será possível aos produtores a aquisição dos animais sem a exigência de certificação que inviabiliza o financiamento.

Para Jean Pierre, Saito falou a respeito do empenho e lealdade.

“Além do comprometimento, trabalho e dedicação à família, sua gestão teve o diferencial do pensamento coletivo. Mais que apontar erros, precisamos de pessoas como você, Jean, que possam efetivamente contribuir com soluções, porque mostrar problemas é fácil, mas encontrar saídas demanda interesse e ajuda efetiva. Nós, que atuamos enquanto entidades representativas, precisamos aumentar a fileira de pessoas que estejam dispostas a ir além de cobrar. Você, com seu perfil leal e comprometido, muito contribuiu com essa região e todo estado”, afirmou.

Junto com os presidentes e representantes dos sindicatos rurais de vários municípios, Mauricio Saito entregou uma placa a Jean Pierre em homenagem aos anos dedicados ao Sindicato Rural de Ponta Porã.

Ao novo presidente do sindicato rural, Saito desejou um excelente trabalho, reforçando o apoio do Sistema Famasul.

“A fruta não cai longe do pé e, por isso, temos a convicção de que o trabalho do André como presidente será tão primoroso quanto foi o de diretor tesoureiro. Mais que isso, que a sua contribuição para o sistema sindical será muito semelhante ao que seu pai, Josiel Quintino, tem realizado há tantos anos conosco. Parabéns e sucesso nessa importante jornada”, comentou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famasul – Carla Gavilan8632-posse-ponta-pora