Produtores rurais de Ponta Porã participarão do Programa Negócio Certo Rural

Sindicato Rural, Senar/MS e Sebrae/MS capacitam produtores
Na quinta-feira, dia 30 de março de 2017, cerca de 20 produtores rurais do Distrito Nova Itamaraty, em Ponta Porã, farão um diagnóstico de sua propriedade para avaliar a alternativa mais rentável para a região. A atividade faz parte do encontro do Programa Negócio Certo Rural em Mato Grosso do Sul. A iniciativa é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) em parceria com o Sindicato Rural de Ponta Porã sob a presidência do advogado André Cardinal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) e tem o objetivo de alavancar a economia familiar, tornando o pequeno negócio rural lucrativo por meio de ferramentas de gestão e empreendedorismo.
Lançado oficialmente esse ano, o Programa leva até a propriedade o conhecimento e a partir da estrutura que cada produtor já tem, estimula a busca de novas ideias. Em Ponta Porã a turma será conduzida também por uma mulher, a instrutora Simone Cogorno.
O Programa possui sete etapas totalizando 36 horas de capacitação nas quais os produtores vão receber orientação de planos de negócios e formalização de empresas, além de noções de mercado. A iniciativa funciona pelo método de consultoria realizada em propriedades, assentamentos e associações rurais por meio da parceria com os sindicatos rurais. A meta esse ano é a realização de 60 turmas, totalizando a participação de 900 propriedades rurais atendidas no Estado, destacou o jornalista Lile Corrêa, ao vivo na emissora Líder FM 104.9 de Ponta Porã (MS).
Até abril devem ser realizadas 30 turmas em 21 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Anastácio, Brasilândia, Cassilândia, Dourados, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Laguna Carapã, Maracaju, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel D’Oeste, Sidrolândia e Terenos.
Sobre o Senar
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.
Senar
Internet: www.senarms.org.br