Rio de Janeiro recebe oficina sobre marketing de influência para jornalistas

Oficina é organizada pela Rede Reinventar Jornalistas, do Rio de Janeiro. Focada para jornalistas, curso terá como tem o marketing de influência

Depois do sucesso do 2º Arraiá Reinventá, que reuniu mais de 70 jornalistas, familiares e “agregados” no último dia 8, com patrocínio do Grupo Petrópolis, a Rede Reinventar JornalistasRJ realiza sua quinta oficina este ano. Desta vez o tema é marketing de influência, com Márcio Gonçalves. Ele é professor de mídias sociais e marketing de conteúdo do Ibmec no Rio de Janeiro. O evento educacional será realizado na próxima terça-feira, 31, das 17h30 às 22h. O encontro será no Espaço Ideal Eventos (Rua Santa Luzia, 760), no Centro carioca.

Márcio Gonçalves vai falar sobre o cenário dos influenciadores digitais e dos micro influenciadores. Aplicações do marketing de conteúdo, plataformas, aplicativos e ferramentas gratuitas de construção de conteúdo para mídias sociais também farão parte da oficina. Os participantes vão aprender a usar o smartphone para influenciar com conteúdo nas suas próprias mídias e/ou de suas empresas. “O celular será utilizado durante toda o workshop porque será ‘mão na massa’. A ideia é empregar edição de textos, de imagens, produção de gifs, memes etc”, diz o professor.

Criado em setembro de 2015 no auge da crise dos veículos de comunicação no Rio de Janeiro, que levou ao fechamento de vários postos de trabalho, o Reinventar é considerada uma das mais ativas redes de colaboração entre jornalistas do país e conta com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A iniciativa surgiu a partir do Grupo JornalistasRJ, criado em 2010 no Facebook. O espaço virtual conta, hoje, com mais de 10.800 usuários. Em quase três anos, o Reinventar já promoveu 20 encontros e várias outras atividades de capacitação e networking. Palestras, cursos, oficinas e workshops idealizadas pelo projeto já envolveram mais de 2 mil participantes.

União entre jornalistas

Idealizada pela jornalista Rosayne Macedo, a Rede Reinventar JornalistasRJ mantém um conselho. O grupo é formado pelos jornalistas Carol Almeida, Cristina Nunes de Sant´Anna, Ivan Accioly, Malu Fernandes, Mário Brizon e Ricardo Machado. É este time que traça e executa as estratégias e promove as articulações voltadas para a capacitação de jornalistas. Sempre pensando na nova realidade do mercado de trabalho para jornalistas no Rio de Janeiro e todo o Brasil. Com o mantra “conectar para transformar”, a rede promove networking e estimula práticas de inovação, empreendedorismo e colaboração.

Este ano a Rede Reinventar Jornalistas do Rio de Janeiro já realizou quatro oficinas. Foram abordados tema como sobre vídeo no celular, monetização de blogs, ferramentas de SEO e recursos do Gmail. No total, os encontros já reuniram mais de 120 jornalistas.

Oficina: Marketing de influência para jornalistas

As inscrições para a oficina de marketing de influência para jornalistas podem ser feitas a R$ 50,oo para “reinventantes”. O valor é de R$ 80,00 para não-reinventantes. As matrículas devem ser feitas no site do projeto. Outras informações podem ser buscadas pela fan page ou pelo e-mail [email protected]

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book