RSF lança site para observar ataques à mídia

A ONG Repórteres Sem Fronteiras lançou, em parceria com outras 20 organizações que defendem a liberdade de imprensa, o site independente U.S. Press Freadom Tracker, que tem por objetivo monitorar atentados contra meios de mídia nos Estados Unidos. A RSF vai formar um comitê diretivo do portal para armazenar registros desses ataques, destacou o jornalismo da Rádio Líder FM 104,9.

O que motivou a criação do site foi um contexto recente nocivo a jornalistas no país, onde repórteres sofreram acusações de ilegalidades em manifestações realizadas em Washington D.C., houve detenções de profissionais e seus aparelhos eletrônicos na fronteira e até agressões, como no caso do repórter Ben Jacobs,  que foi vítima do parlamentar republicano Greg Gianforte.

“A guerra contra o jornalismo, empreendida pelo governo do presidente Donald Trump, tem se intensificado gradualmente, por isso nossa iniciativa chega em um momento crucial”, disse o diretor-executivo da Freedom of Press Foundation, Trevor Timm.

“Essa tendência é clara nos Estados Unidos, que ocupa a 43ª colocação no ranking mundial de liberdade de imprensa feito pela RSF em 2017. O Tracker é uma execelente ferramenta que permitirá o acesso a informações detalhadas sobre esse retrocesso”, afirmou a diretora da RSF na América do Norte, Delphine Halgand.

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book