Senar MS e Sindicato Rural realizam de Curso Cultivo de Orquídeas

Lile Corrêa*

O Sindicato Rural de Ponta Porã, presidido pelo advogado e pecuarista André Cardinal Quintino em parceria com o Senar MS estão oferecendo cursos de formação profissional rural e urbana. As aulas são oferecidos gratuitamente e são ministradas por instrutores do Senar/MS, aliando a teoria com a prática, oportunizando a geração de emprego e renda na comunidade.

Nos dias 26 e 27/06 com Carga horária: 16 horas e com 15 vagas aconteceu o Curso Cultivo de Orquídeas com o instrutor Sergio Ostetto no Sindicato Rural de Ponta Porã. O objetivo é ensinar os alunos a Cultivar orquídeas de forma correta e adequada para comercialização.

De acordo com o orquidófilo Sergio Ostetto que é instrutor do Senar MS ha dez anos “os alunos que participam do Curso aprendem como fazer mudas, plantar, semear, fazer a manutenção das orquídeas, além disso vamos ensinar a fazer o substrato do material aonde as orquídeas vão ser plantadas, para que tenhamos mudas de boa qualidade, durante o curso também ensinamos a comercializar as plantas e quais as especies que vendem mais, quais as plantas raras e comuns, os alunos vão saber quais as plantas mais valorizadas”.

Sergio Ostetto contou a Rádio Líder FM 104,9 que os alunos aprendem também como “cuidar das plantas para que não peguem doenças, que os insetos e pragas não ataquem as plantas, como podemos fabricar alguns defensivos caseiros, quais os tipos de fertilizantes que podem ser usados, de um modo geral tudo o que é necessário para cultivar orquídeas e ter lucro produzindo plantas lindas e maravilhosas, e que podem ser vendidas é o que é aplicado no curso”.

Ostetto contou que tem orquídeas desde criança, mas “até a idade adulta era um amontoador de plantas, depois de adulto resolvi estudar sobre as orquídeas para saber o que ela precisava e eu poder dar aquilo que ela queria,  assim a minha coleção aumentou demais e comecei a vender orquídeas por volta do ano de 1990, como curioso dentro do meu laboratório fazia as minhas mudas”.

Sergio Ostetto salientou que “fui convidado par dar curso pelo Senar MS e deu certo, já formamos mais de 4500 alunos em todas as cidades do Mato Grosso do Sul, são dez anos de qualificação, além de dar cursos pelo Brasil inteiro”. Ele afirmou que “o Senar me deu a parte boa da vida, trabalhei 28 em uma Universidade Particular, mas foi com o Senar ao longo desses 10 ano que conheci muitas pessoas e pude passar o meu conhecimento sobre orquídeas, tenho muitos alunos que viraram amigos, estou feliz e radiante, porque quem tem amizade e orquídeas é feliz”.

A aluna raquel Lageano Quintino disse que “o professor é fantástico, consegue transmitir o seu conhecimento e responde a todas as perguntas dos alunos, demonstrando paciência com todos nós”.

No mês de agosto, Ostetto estará em Maripa cidade considerada a capital das orquídeas do Paraná, “lá existem 18 orquidários e a economia do município é a comercialização dessas plantas, o curso será durante a Feira das Orquídeas”.

Relações Interpessoais

O Senar MS e  o Sindicato Rural realizam de 27 a 28/06 com carga horária de 16 anos com total 15 vagas o Curso de Relações Interpessoais com objetivo de aperfeiçoar competências interpessoais, refletindo sobre a relação consigo e com o outro, para um melhor desempenho pessoal e profissional. Uma outra turma também receberá Curso de Relações Interpessoais nos dias 29 e 30 de junho com a instrutora do Senar MS, Vanessa Oliveira.

Legenda: Sindicato Rural e Senar MS realizam de Curso Cultivo de Orquídeas (Foto: Lile Corrêa)

Facebook Comments

Lile Corrêa

Jornalista, Radialista e Recordista Bi-Mundial incluso no Guinness Book