O Dia Nacional do Selo é comemorado anualmente em 1º de agosto, no Brasil.
Esta data homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.
O Dia do Selo é celebrado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.
O Brasil é conhecido como o segundo país do mundo a aprovar o uso de selos postais nas correspondências, em 1843, sendo antecedido apenas pela Inglaterra (criadora do sistema de selos postais).
Os selos postais foram criados numa tentativa de evitar prejuízos com a devolução das correspondências. Antigamente, o pagamento das cartas era feito pelos destinatários; caso este não aceitasse a correspondência, o correio ficava no prejuízo.
O diretor do sistema de correios de Londres, Rowland Hill descobriu que as pessoas utilizavam códigos secretos nos envelopes para se comunicar com outras pessoas, sem a necessidade de receber a carta e, consequentemente, sem precisar pagar por ela.
Com a chamada “reforma postal”, em 3 de dezembro de 1839, a Inglaterra emitiu o primeiro selo postal, fazendo com que o remetente tivesse que pagar o envio da carta antecipadamente, evitando prejuízos para o sistema de correios.
O primeiro selo inglês se chamava “Penny Black”, enquanto que os brasileiros ficaram conhecidos por “Olho-de-boi”, pois os valores de 30, 60 e 90 réis estavam inscritos numa esfera que lembrava a semente de mesmo nome.
Atualmente, os selos ‘Olho-de-boi’ são as estampas brasileiras mais disputadas pelos colecionadores.
A data, instituída no Brasil pela Lei nº 12.627/2.012, visa aumentar a conscientização, apoiar, educar e combater o preconceito a respeito do vitiligo.
A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.
As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física, no entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente. Nesses casos, o acompanhamento psicológico pode ser recomendado.
Hoje, 1º de agosto, é comemorado o Dia do Cerealista, profissional que produz ou comercializa cereais. O nome cerealista é originado de Ceres, deusa romana do grão. É através do trabalho diário desses profissionais que alimentos saudáveis e nutritivos chegam à mesa de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. A maior parte do que é consumido no Brasil e no mundo tem em sua composição a soja, o milho, o trigo ou algum outro cereal, todos comercializados no Rio Grande do Sul.
O dia mundial da amamentação é comemorado em 1 de agosto, data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) em evento realizado na cidade de Nova Iorque no ano de 1991.
Inicialmente, a data visava comemorar a Declaração de Innocenti, que trata da necessidade do aleitamento materno no combate à mortalidade infantil, aprovada em 1 de agosto de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) .
Em 1992, foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, de 1 a 7 de agosto, também pela WABA, para intensificar a conscientização sobre a amamentação.
No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha no país desde 1999 com temas voltados para o aleitamento, distribuição de materiais informativos, apoio às secretarias de saúde, organizações não governamentais, hospitais, entre outros.
A importância da campanha
A OMS recomenda que até os primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Entretanto, segundo dados do Unicef, apenas 4 entre 10 bebês no mundo têm a alimentação conduzida dessa forma.
A campanha busca da mesma forma fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães. No Brasil, por exemplo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH–BR) promove a distribuição de leite para recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais.
No mês de agosto, é realizada a campanha agosto dourado para conscientização sobre a importância do aleitamento.
Os benefícios da amamentação
A amamentação é importante porque além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho promove o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida, sendo capaz de suprir suas necessidades nutricionais.
Através dela, é possível garantir o desenvolvimento do cérebro, da defesa do organismo e diminuir o risco de doenças, como obesidade e diabetes. Há benefícios também para a saúde da mulher que amamenta, pois diminui o risco de câncer de mama e ovário.
Mais da metade de todos os cânceres são evitáveis com a adoção de um estilo de vida saudável e submetendo-se a exames de rotina. Câncer de mama, de colo do útero e colo retal, podem ser tratados com sucesso quando detectados precocemente.
Milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto, não têm acesso a cuidados adequados – não dispõem de informações confiáveis sobre comportamentos que aumentem a chance de contrair câncer, não têm acesso aos serviços de saúde quando surgem os primeiros sintomas da doença nem recebem tratamento e apoio oportunos se um câncer for diagnosticado.
Renda, educação, localização geográfica e discriminação com base na etnia, raça, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que geram desigualdade no acesso aos serviços de saúde. Os grupos mais desfavorecidos também são mais propensos a ter maior exposição a uma série de outros fatores de risco, como tabaco, dieta não saudável ou riscos ambientais.
Na Semana Mundial de Aleitamento Materno – de 1º a 7 de agosto –, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chama a atenção para a urgência da nutrição adequada na primeira infância para o crescimento e o desenvolvimento de meninas e meninos. Esse cuidado começa logo após o parto, com a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, seguida da introdução alimentar do bebê, e então englobando a alimentação de toda a família. Para orientar mães, pais e cuidadores sobre esse momento tão importante do desenvolvimento infantil, o UNICEF lançou a campanha PAPEI.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
Reprodução
Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor
Origens
Afonso de Ligório nasceu no dia 27 de setembro de 1696, em Nápoles, na Itália. Era filho de pais cristãos, ricos e nobres, que deram-lhe todas as condições de estudo acadêmicos como religiosos.
Com 16 anos, doutorou-se em Direito Civil e Eclesiástico, atendendo os ricos e pobres com a mesma igualdade. Entretanto, após anos de profissão, perdeu uma causa de grande repercussão social por exclusiva interferência política.
Das leis humanas às leis de Deus
A situação ocasionou-lhe uma forte desilusão moral e decidiu, então, abandonar tudo e seguir a vida religiosa. A princípio, o pai não concordou, mas, quando viu Afonso renunciar à herança e aos títulos de nobreza, aceitou sua decisão.
Concluiu os estudos de teologia e foi ordenado sacerdote aos trinta anos, em 1726, dedicando o seu sacerdócio aos mais pobres.
Fundação da Congregação do Santíssimo Redentor
Em 1730, decidiu de deixar Nápoles para se retirar para o eremitério beneditino da Vila dos Escravos, perto de Caserta. Ali, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, destinada, exclusivamente, à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Essa experiência teve um sucesso imediato em Nápoles, a ponto de atingir cerca de 30 mil inscritos para serem educados. Ele mesmo viajou por quase todo o sul da Itália pregando a Palavra de Deus e a devoção a Maria.
Em 1762, com 66 anos, Afonso Maria foi nomeado Bispo de Santa Águeda dos Godos, em Benevento. Após 15 anos, renunciou o cargo por problemas de saúde.
Páscoa
Faleceu com 91 anos, em 1787, em Nocera dei Pagani, Itália. Deixou um acervo de cento e vinte livros e tratados. Entre os mais célebres, estão: “Teologia moral”; “Glórias de Maria”, “Visitas ao SS. Sacramento”; além do “Tratado sobre a oração”.
Santo Afonso Maria de Liguori foi canonizado em 1839 e proclamado Doutor da Igreja, por Pio IX, em 1871. Em 1950, Pio XII o proclamou “Padroeiro celestial de todos os confessores e moralistas”.
Minha oração
“Ó santo mestre e doutor da Igreja, concede-nos a devoção e amor pleno a Deus, capaz de fazer-nos abandonar tudo para servi-Lo. Amém.”
Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 01 de agosto:
- Em Antioquia, na Síria, na Turquia, comemoração da paixão dos santos sete irmãos mártires.
- Comemora-se também Santo Eleázaro, um dos escribas mais notáveis.
- Na Via Prenestina, a trinta milhas de Roma, São Secundino, mártir. († data inc.)
- Em Gerona, na Hispânia Tarraconense, São Félix, mártir na perseguição do imperador Diocleciano. († s. IV in.)
- Em Vercelas, na Ligúria, hoje no Piemonte, região da Itália, o dia natal de Santo Eusébio, bispo, cuja memória se celebra amanhã. († 371)
- Em Bayeux, na Gália Lionense, hoje na França, Santo Exupério, que é venerado como primeiro bispo desta cidade. († c. s. IV)
- Na Aquitânia, também na atual França, São Severo, presbítero, que deu todos os seus bens para a construção de igrejas e para o serviço dos pobres. († c. 500)
- Em Besné, ilha próxima de Nantes, na Gália, hoje também na França, os santos Friardo e Secundelo diácono, eremitas. († s. VI)
- Em Marchiennes, na Gália Bélgica, atualmente também na França, São Jonato, abade, discípulo de Santo Amando.(† c. 690)
- Em Winchester, na Inglaterra, o sepultamento de Santo Etelvoldo, bispo, que redigiu a “Reguláris Concórdia”. († 984)
- Em Aosta, nos Alpes Graios, na hodierna Itália, o Beato Emérico de Quart, bispo. († 1313)
- Em Riéti, também na atual Itália, o Beato João Bufalári, religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho. († c. 1336)
- Em Roma, São Pedro Fabro, presbítero, um dos primeiros companheiros da Companhia de Jesus. († 1546)
- Em York, na Inglaterra, o Beato Tomás Welbourne, mártir. († 1605)
- Em Nam Dinh, no atual Vietnam, os santos Domingos Nguyên Van Hanh (Diêu), da Ordem dos Pregadores, e Bernardo Vu Van Duê, presbíteros e mártires. († 1838)
- Em La Mure, localidade da região de Isère, na França, o dia natal de São Pedro Julião Eymard, presbítero. († 1868)
- Em Madrid, na Espanha, o Beato Benvindo (José de Miguel Arahal), presbítero da Congregação dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores e mártir. († 1936)
- Em Toledo, também na Espanha, o Beato Justino Alarcón Vera, presbítero da diocese de Toledo e mártir. († 1936)
- No campo de concentração de Dachau, na Alemanha, o Beato Gerardo Hirschfelder, presbítero diocesano e mártir. († 1942)
- No campo de concentração de Dachau, na Baviera, região da Alemanha, o Beato Aleixo Sobaszek, presbítero e mártir. († 1942)
- Num bosque próximo de Nowogrodek, cidade da Polónia, as beatas Maria Estela do Santíssimo Sacramento (Adelaide Mardosewicz) e dez companheiras da Congregação das Irmãs da Sagrada Família de Nazaré, virgens e mártires.Fontes:
- vatican.va e vaticannews.va
- Martirológio Romano – liturgia.pt
- Arquisp.org.br
– Produção e edição: Bianca Vargas