As Nações Unidas assinalam neste 3 de março o Dia Mundial da Vida Selvagem ressaltando o papel das tecnologias digitais como ferramentas para proteção.
Em mensagem, o secretário-geral, António Guterres, defende que o uso responsável, sustentável e equitativo destes recursos pode revolucionar a conservação. A data é marcada sob o lema “Conectando Pessoas e Planeta: Explorando a Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem”.
Assembleia Geral proclamou a data para exaltar e aumentar a consciência sobre a fauna e a flora selvagens; secretário-geral defende reconhecimento do papel dos povos indígenas na proteção da biodiversidade.

No dia 3 de março é celebrado no Brasil o Dia do Médico Otorrinolaringologista, profissional responsável pelo cuidado com os ouvidos, seios da face, nariz e garganta. A data foi instituída em 2016 e confirmada após tramitação e aprovação de projeto de Lei 3727/2015.
Considerado um dos especialistas mais versáteis do campo da saúde, o otorrinolaringologista consegue lidar com problemas de origens variadas, que podem envolver desde uma rinite alérgica até problemas com a fala, a falta de equilíbrio (tontura) e o mau hálito.

Hoje, 03 de março, comemora-se o Dia Mundial da Audição. A data é lembrada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da audição e, sobretudo, promover ações e iniciativas de prevenção a perda auditiva e a melhoria dos cuidados auditivos.
De acordo com a OMS, na região da Américas, em torno de 217 milhões de pessoas vivem com perda auditiva, ou seja, 21,52% da população. Espera-se que até 2050, esse número possa subir para 322 milhões.
A Fundacentro, em sua missão de fomentar conhecimento que possa subsidiar políticas públicas que promovam o trabalho seguro, saudável e produtivo, desenvolve eventos, cursos e publicações sobre saúde e segurança no trabalho (SST).
Por meio da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), que este ano completa 50 anos, é possível consultar artigos que tratam da prevenção de perda auditiva no ambiente laboral.
Origem
Nasceu na Filadélfia (EUA). Filha de um famoso banqueiro, ela perdeu a mãe logo depois que nasceu e foi criada por seu pai e sua madrasta.
Generosidade familiar
A família de Catarina Drexel era rica e os bens que tinham eram partilhados com os mais necessitados. Ela aprendeu, desde criança, a ser generosa e a usar seus bens materiais para ajudar o próximo. O pai dela sustentava vários institutos católicos que cuidava dos pobres. Sua madrasta ensinou Catarina e suas duas irmãs a praticarem a caridade desde bem pequenas.
Educação católica
Catarina, que foi educada na fé desde jovem, trilhou um caminho espiritual de forma a querer conhecer, amar e servir ao Senhor.
Santa Catarina Drexel e a vida missionária
Indígenas e negros
Catarina se compadeceu da situação que os indígenas e os negros viviam no Oeste americano. Então, sentiu no coração o desejo de ajudar. Decidida a fazer algo pelos mais necessitados, ela vai ao encontro do Papa Leão XIII, a fim de pedir missionários para trabalhar com índios e negros, pois ela já os ajudava. Foi então que o Papa sugeriu que ela mesma se tornasse missionária.
Doação de vida
Decida a se entregar a Deus e, assim, servir aos mais pobres, Catarina, aos 32 anos, fez sua primeira profissão religiosa, em 1891, nas Irmãs da Misericórdia. Não conformada ainda com a sua entrega a Deus, depois, ela fundou a ordem das Irmãs do Santíssimo Sacramento, aprovada em Roma, em 1913, com a finalidade de anunciar o evangelho e a vida eucarística entre índios e afro-americanos.
Irmãs do Santíssimo Sacramento
Catarina e as irmãs da ordem do Santíssimo Sacramento cuidavam de um sistema de escolas católicas para índios e negros americanos, em 13 estados. Por ajudar aqueles que não eram homens livres, ela sofreu perseguição, mas não desistiu.
Jesus Eucarístico: o seu verdadeiro amor
Eucaristia
Tamanho era o seu amor pelo Senhor, ela ensinou as Irmãs do Santíssimo Sacramento que era preciso amar a Eucaristia e olhar para todos os povos, inclusive para os que sofriam discriminação racial.
Morte e subida aos altares
Catarina Drexel faleceu com 97 anos, em 3 de março de 1955, na Pensilvânia. Seus últimos 20 anos foram de vida centrada na meditação e oração. Foi beatificada em 20 de novembro de 1988, por São João Paulo II, e canonizada, também por ele, em 1º de outubro de 2000.
O verdadeiro valor
Uma mulher rica financeiramente, mas com um espírito despojado de si mesma e de toda a riqueza que possuía. Ela entendeu que os bens terrenos de nada valem se não tivessem ao serviço de Deus. Sua maior riqueza era o amor a sagrada Eucaristia.
Minha oração
“Olhar para os que sofrem bem mais do que eu: ‘Senhor, ajuda-me a fazer este exercício de não parar no meu sofrimento do tempo presente, mas olhar ao meu lado e reconhecer que a humanidade sofre e, com ela, devo unir-me à Cruz do Senhor’. Assim seja.”
Santa Catarina Drexel, rogai por nós!
Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 03 de março:
- Santos Marinho, soldado, e Astério, senador, mártires durante a perseguição do imperador Galieno em Cesareia da Palestina [† c. 260]
- Santos Emetério e Celedónio, receberam a coroa do martírio por confessarem o nome de Cristo na Galécia [† c. s. IV]
- Santos Cleónico e Eutrópio, mártires na Turquia [† s. IV]
- São Ticiano, bispo na Itália [† c. 526]
- São Vinvaleu, primeiro abade do mosteiro de Landévennec, na França [† 533]
- Santa Artelaide, virgem na Itália [† c. 570]
- Santo Anselmo, fundador e primeiro abade do mosteiro na Campânia, região da Itália, [† 803]
- Santa Cunegundes, na Alemanha que depois da morte do esposo, se retirou no claustro de Kaufungen, para se entregar à vida monástica, tomando Cristo como sua herança, e aí morreu [† c. 1033/1039]
- Santa Teresa Eustóquio (Inácia) Verzéri, virgem, fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus na Itália [† 1852]
- Beato Frederico, presbítero, e depois abade do mosteiro premonstratense de Mariengaarde na Holanda [† 1175]
- Beato Pedro Jeremias, presbítero da Ordem dos Pregadores, se consagrou totalmente à obra da salvação das almas na Itália [† 1452]
- Beato Jacobino de’ Canepácci, religioso da Ordem dos Carmelitas, insigne pela sua vida de oração e penitência na Itália [† 1508]
- Beatos Liberato Weiss, Samuel Marzoráti e Miguel Pio Fásoli da Zerbo, presbíteros da Ordem dos Frades Menores e mártires na Etiópia [† 1716]
- Beato Pedro Renato Rogue, presbítero da Congregação da Missão e mártir, na França [† 1796]
- Beato Inocêncio de Berzo (João Scalvinóni), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Lombardia [† 1890]
Fontes:
- vatican.va
- acidigital
- Martirológio Romano
- Liturgia das Horas
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
Pesquisa: Rane Nascimento – Comunidade Canção Nova
Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova