05 de Novembro – Dia do Designer Gráfico, Radioamador, Técnico Agrícola, São Zacarias e Santa Isabel

Dia do Designer Gráfico

O Dia do Designer Gráfico, ou Dia Nacional do Design, é comemorado anualmente em 5 de novembro, no Brasil.

Esta data é uma homenagem aos profissionais que se empenham em usar técnicas e bastante criatividade na produção de informações visuais.

Os designers gráficos são responsáveis em montar projetos que sejam visualmente apelativos e atraentes, como páginas de revistas, capas de livros, cartazes e demais materiais impressos (ou virtuais) para campanhas publicitárias, e etc.

No Brasil, o Dia do Designer Gráfico foi instituído no dia 5 de novembro durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso, em 19 de outubro de 1998.

O dia 5 de novembro é a data de nascimento de um dos nomes mais importantes do design brasileiro, o pernambucano Aloísio Magalhães.

Designer brasileiro
Aloísio Magalhães em seu escritório, em 1966

Biografia de Aloísio Magalhães

Nascido em Recife em 1927, dentre as várias obras de Aloísio Magalhães (1927-1982) se destacam a criação do logo da Petrobras, o desenho das notas de Cruzeiro Novo e o primeiro logotipo da Rede Globo.

Magalhães ocupou vários cargos públicos como a direção do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN) e também foi secretário do Ministério da Educação e da Cultural.

Ajudou a idealizar e a criar a Escola Superior de Design Industrial (ESDI), instituição ligada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), faculdade que é considerada uma das melhores da área no país.

Aloísio Magalhães faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1982.

Dia do Radioamador

Dia do Radioamador é comemorado anualmente em 5 de Novembro, no Brasil.

A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.

O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.

Origem do Dia do Radioamador

Radioamadorismo

Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.

No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro.

Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem à fundação da IARU – International Amateur Radio Union.

Dia do Protético

Dia do Protético Dentário é comemorado anualmente em 5 de Novembro.

A data celebra e homenageia os profissionais responsáveis em produzir implantes, próteses, aparelhos odontológicos, moldes para clareamento dental e demais trabalhos que auxiliam o tratamento dental que os dentistas fazem.

Os protéticos não costumam trabalhar diretamente com o cliente final, mas sim em sistema de intermediação com o dentista, que encomenda as próteses necessárias para seus pacientes.

Esta é uma profissão que está intrinsecamente ligada à odontologia.

Para se tornar protético, é necessário concluir o curso técnico em Prótese Dentária, em uma instituição que seja reconhecida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

O Dia do Protético Dentário já foi oficializado e anexado ao calendário de vários municípios do Brasil.

Curitiba, capital do Estado do Paraná, é uma das pioneiras, com a Lei nº 8.384, de 28 de Março de 1994, que estipula o dia 5 de Novembro como Dia Oficial Municipal do Protético Dentário.

As cidades de São Paulo e Juiz de Fora (MG), também foram algumas das primeiras que oficializaram a data.

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Dia Nacional da Língua Portuguesa é celebrado anualmente em 5 de novembro no Brasil.

Atualmente, a língua portuguesa é o 5º (quinto) idioma mais falado do planeta.

No Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, estipulando a celebração para o dia 5 de novembro.

A escolha desta data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849, e é considerado um grande estudioso da língua portuguesa.

Língua Portuguesa

Português

São Paulo, por exemplo, é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português em todo o mundo. Por este motivo, a capital paulista abriga o Museu da Língua Portuguesa.

O idioma português ainda é celebrado no Dia da Língua Portuguesa, em 5 de maio.

Existem nove países que adotam o português como idioma oficial: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.

Nesta data os países do espaço lusófono procuram desenvolver atividades que ajudam a promover a cultura do idioma português pelo mundo.

Outra data que também celebra a Língua Portuguesa é 10 de junho, comemorada principalmente em Portugal (o berço do idioma português). A escolha desta data é uma homenagem ao icônico poeta Luiz Vaz de Camões, o autor de Os Lusíadas, que faleceu neste dia em 1579.

Dia do Técnico em Eletrônica

Dia do Técnico em Eletrônica é comemorado anualmente dia 5 de novembro.

Este dia homenageia os profissionais que são responsáveis por criar projetos, realizar instalação e manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos eletrônicos, sejam eles analógicos ou digitais.

Atualmente é um tipo de profissional bastante demandado pelo mercado, pois quase tudo o que usamos hoje tem algum componente eletrônico.

técnico eletrônica

Quem deseja se aventurar por este caminho deve gostar de máquinas, possuir raciocínio lógico e principalmente, ter habilidades manuais, pois os circuitos são feitos de peças bastante delicadas. Trata-se de um mercado promissor para quem quer trabalhar na área de inovação e desenvolvimento de produtos.

No Brasil existem vários cursos profissionalizantes que duram cerca de três a quatro semestres, que formam os novos técnicos a cada ano.

Por se tratar de uma área muito vasta, um técnico em Eletrônica pode exercer suas atividades em diversos segmentos industriais, atuando em comando, controle e medição de máquinas e processos, como também em sistemas automatizados.

Origem do Dia do Técnico em Eletrônica

O dia 5 de novembro foi estabelecido de acordo com a Lei nº 4.265 de 21/09/1984, para marcar a data da promulgação da Lei nº 5.524 de 05/11/1968, que regulamentava a profissão de Técnico Industrial de Nível Médio no Brasil.

Dia de Atenção Mundial para Tsunamis

Este 5 de novembro é o Dia Mundial de Conscientização sobre Tsunamis. A data é acompanhada de reuniões nas Nações Unidas e eventos que nas redes sociais mobilizam o público sobre a importância da informação de emergência visando proteger as pessoas em risco, sob a hashtag #GetToHighGround.

O Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastre enfatiza a importância de sistemas de alerta precoce como ferramentas eficazes para salvar vidas e evitar que o perigo evolua para um desastre.

A vila de pescadores de Mamboro, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, foi totalmente dizimada. Quando o terremoto aconteceu, as pessoas correram em direção ao mar com medo do colapso de suas casas. Então o tsunami atingiu.
Ocha/Anthony Burke
A vila de pescadores de Mamboro, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, foi totalmente dizimada. Quando o terremoto aconteceu, as pessoas correram em direção ao mar com medo do colapso de suas casas. Então o tsunami atingiu.

Dia da Cultura e da Ciência

Dia 05 de Novembro é comemorado o Dia da Ciência e Cultura, data instituída pela Lei 5.579 de 1979, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa. A data tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.

Ciência, em resumo, que é qualquer conhecimento ou prática sistemática, investigação e estudo. A cultura que é o conjunto de costumes ou tradições que são compartilhados por um determinado grupo, essas manifestações podem ser de caráter intelectual, artístico ou social. A Cultura está inserida desde o nosso nascimento, pois também é o acumulo das linguagens, fé, valores e tantas outras características construídas coletivamente e passados de geração em geração.

Entendemos que essas duas práticas tem andado sempre lado a lado, pois fazem parte do desenvolvimento humano, seja nos estudos, nos grupos de amigos, na carreira profissional, etc. O sistema educacional e os pais têm o dever de conscientizar as crianças e adolescentes a desenvolver o pensamento crítico e cientifico utilizando sempre da sensibilidade, reflexão e crítica.

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, é uma das organizações que atua com o objetivo de contribuir para a paz e a segurança no mundo sempre atuando com ações em prol do desenvolvimento e acesso total e irrestrito a ciência, cultura e educação como o próprio nome já cita.

Dia do Técnico Agrícola

Profissionais Técnicos Agrícolas comemoram no dia 5 de novembro o Dia Nacional do Técnico Agrícola. No Paraná são aproximadamente 5 mil profissionais distribuídos em todos os Municípios do Estado, estando organizados em Sindicato e Associação dos Técnicos Agrícolas, com sede na Capital do Estado, contando com 32 núcleos regionais distribuídos no Estado. No âmbito Federal, estão vinculados na Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – Fenata.

Estes profissionais são habilitados em Escolas Agrícolas autorizadas e o exercício da profissão se dá através da Lei Federal nº. 5.524/68 e seus Decretos Regulamentadores nºs 90.922/85 e 4.560/2002, os quais dispõem as atribuições da Categoria, garantindo responsabilidade Técnica por Empresas de Consultoria Agropecuária, Topografia e Comércio de Agrotóxicos, além de Projetos Agropecuários, Projetos de Crédito Rural, Seguro Agrícola, Pareceres Técnicos, Assistência Técnica, CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), Laudos de Licenciamento Ambiental, Transformação Agroindustrial, Agricultura, Receitas Agrícolas, Fiscalizações Agropecuárias e Ajardinamento, dentre outros.

Dia de São Zacarias e Santa Isabel


Zacarias e Isabel aparecem no primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas, que relata:

“Havia, no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e caminhavam irrepreensíveis em todos os mandamentos e ordens do Senhor. Mas não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e ambos eram de idade avançada” (Lucas 1,5-7).

Pelo próprio relato bíblico, descobrimos que viviam na aldeia de Ain-Karim (situada a poucos quilômetros de Jerusalém), e que tinham laços de parentesco com a Sagrada Família de Nazaré. Zacarias é descrito como um sacerdote, ou seja, aquele responsável por unir o povo a Deus. Isabel era descendente de Aarão, o maior sacerdote que já existiu. O Evangelho de Lucas os descreve como justos, irrepreensíveis e fiéis aos mandamentos do Senhor.

O matrimônio de Zacarias e Isabel não foi agraciado com o nascimento de um filho, pois Isabel era estéril, e ambos eram de idade avançada. Naquele tempo, não gerar um filho era tido como uma das piores desgraças, sendo vergonhoso e quase que um castigo divino para a sociedade. Entretanto, a união do casal era sólida, e ambos amavam e viviam a retidão, recorrendo sempre à força da oração.

Certo dia, enquanto Zacarias rezava no Templo, foi visitado pelo anjo de Deus, que o convidou a colocar-se dentro do projeto de salvação e ser pai do precursor, aquele que prepararia a chegada do Messias para a salvação do mundo. “Não tenhas medo, Zacarias, porque foi ouvida tua oração; Isabel, tua mulher, vai te dar um filho a quem darás o nome de João. Ficarás alegre e contente e todos se alegrarão com seu nascimento” (Lucas 1,13-14).

Embora piedoso, Zacarias pediu ao anjo de Deus uma prova. Por este motivo, ficou mudo até o nascimento do filho. Isabel ficou grávida e retirou-se ao silêncio e à oração, aguardando o nascimento do filho. Maria, sua prima, ao receber do mesmo anjo, o anúncio de sua divina maternidade, ficou ciente da gravidez de Isabel. Partiu então às pressas para prestar assistência nos preparativos do parto.

No oitavo dia do nascimento, o menino foi circuncidado, como havia revelado o Anjo. A língua de Zacarias se soltou e ele voltou a falar, confirmando que o nome de seu filho seria João, um menino com papel singular na história da Salvação da humanidade: “Pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel). Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus” (Lucas 1,15s).

Quando Zacarias voltou a falar, pronunciou muitas palavras de louvores a Deus, “o Benedictus”, também conhecido como “Cântico de Zacarias”. Após o Salmo profético de São Zacarias pelo nascimento do filho, perdemos o contato com a vida do casal, que, sem dúvida, permaneceram fiéis ao Senhor até o fim de suas vidas. Assim, a Igreja, tanto do Oriente quanto do Ocidente, reconhecem o exemplo deste casal para todos os casais, já que “ambos eram justos diante de Deus e cumpriram todos os mandamentos e observâncias do Senhor” (Lucas 1,6).

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós!

Referências:
vaticannews.va

Livro ‘O Santo do dia’ – Dom Servilio Conti, I.M.C.