Clube de Imprensa

06 de julho – Dia da Criação do IBGE, Dia de Santa Maria Goretti e Dia Mundial das Zoonoses

O Programa de rádio Show de Prêmios – incluso no Guinness Book 1996/1997 – apresentado pelo jornalista Lile Corrêa e o radialista Matheus Corrêa  destaca as datas comemorativas de segunda a sexta-feira das 10h as 12h na Educadora FM 104,9 de Ponta Porã.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o responsável por retratar a imagem do Brasil, ou seja, fazer levantamentos sobre a demografia, pesquisas estatísticas sobre temas variados e garantir a recolha de informações sobre os indicadores geográficos do país.

A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxilio do desenvolvimento do Brasil.

O dia 6 de julho faz referência ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. Porém, oficialmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística só surgiu em 29 de maio de 1936, com a regulamentação do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O grande incentivador para a criação do IBGE foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas.

O atual formato do IBGE só se configurou a partir do Decreto Lei nº 218, de 26 de janeiro de 1938, com a integração do INE ao Conselho Brasileiro de Geografia (CBG).

Antes da criação do IBGE ou do INE, o levantamento estatístico no Brasil era feito através da Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871.

Entre as principais atribuições de responsabilidade do IBGE, destaca-se a organização e aplicação dos censos demográficos.

No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social, educacional

Esta data é uma homenagem a santa considerada a protetora das vítimas de estupro e a padroeira da castidade, da pureza de coração e do perdão.

Santa Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, após ser violentamente atacada numa tentativa de estupro. Antes de morrer, no entanto, Goretti perdoou o seu agressor e disse “esperar encontrá-lo no Céu”.

santa maria goretti

Biografia de Santa Maria Goretti

Maria Goretti nasceu em Corinaldo, na Itália, em 16 de outubro de 1890. Pertencia a uma família muito pobre, mas que sempre foi temente a Deus. Eles viviam numa fazenda, dividindo a casa com um pai viúvo e seus filhos.

Entre os jovens estava Alessandro Serenelli, de 20 anos, e que sempre tentava assediar Maria Goretti, mas esta nunca cedia ao rapaz e pedia para que este respeitasse a sua castidade.

Certo dia, irritado com a resistência de Goretti, Alessandro tentou estuprar a menina, mas a jovem lutou com o rapaz e começou a rezar pedindo proteção. Vendo que não conseguiria satisfazer os seus desejos, Alessandro pegou uma faca e desferiu 11 golpes no corpo de Maria, que correu para salvar sua vida. Neste momento, o rapaz acertou mais 3 facadas na jovem, que caiu no chão.

O pai de Alessandro foi quem resgatou a menina e levou-a ao hospital, mas devido aos graves ferimentos, a jovem não resistiu e morreu. No entanto, antes de falecer, Maria Goretti perdoou o seu agressor e disse que ainda esperava encontrá-lo no Paraíso ao seu lado.

Alessandro foi preso por seu crime e condenado a 30 anos de prisão. Muito arrependido, o rapaz entrou para a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, quando saiu da reclusão, vivendo a trabalhando durante o resto da sua vida no mosteiro.

Maria Goretti morreu com apenas 11 anos de idade, em 6 de julho de 1902. Os seus atos de firmeza e compaixão fizeram com que fosse canonizada em 1950, pelo Papa Pio XII. Na ocasião estavam presentes mais de 400 mil pessoas, entre elas Alessandro Serenelli.

Oração a Santa Maria Goretti

“Deus nosso Pai, Santa Maria Goretti foi capaz de perdoar àquele que lhe fez mal e que lhe tirou a vida. Dai-me a graça de saber perdoar, dai-me perdoar mais do que ser perdoado. Dai-me, também, pela intercessão de Santa Maria Goretti, pureza de coração e retidão de intenções. Perdoai, Senhor, meus pecados e recriai em mim um espírito novo. Amém.

Santa Maria Goretti, rogai por nós

Maria, Virgem digna de louvor, rogai por nós.”

“Óh Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo com a idade de 11 anos, em derramar teu sangue em sacrifício da própria vida para defender tua pureza virginal, olhai graciosamente para a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação.
Ensinai-nos a todos, e especialmente à juventude, com coragem e presteza, que devíamos fugir, por amor a Jesus, de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado.

Obtenha para nós a partir de Nosso Senhor, vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te, (fazer seu pedido), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do Céu. Amém.”

O Dia Mundial das Zoonoses propõe a conscientização das pessoas a respeito dos cuidados com as doenças que podem ser transmitidas pelos animais de estimação O médico veterinário Rogério Fonseca, especialista em cirurgia animal, explica detalhes sobre as principais zoonozes que podem afetar humanos e animais em entrevista ao programa Nossos Bichos.

Ele destaca que a data, lembrada todo dia 6 de julho, faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur aplicou com sucesso a primeira vacina contra a raiva, uma das mais conhecidas zoonoses. “Essa é uma zoonose que a gente não pode de jeito nenhum esquecer de falar, é uma doença gravíssima, e pode ser transmitida para as pessoas através da mordida de morcegos, de cães infectados ou até mesmo de gatos.” Ele explica que o vírus é transmitido pela saliva dos animais. “E o morcego também, em áreas rurais, pode morder o gado e transmitir a raiva para os bovinos em geral.”