08 de Setembro – Dia de Nossa Senhora da Natividade, Aniversário de São Luís e Vitória

Dia Mundial da Alfabetização é celebrado em 8 de setembro.

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.

O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.

Alfabeto

Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU.

No entanto, estima-se que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e aproximadamente 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais (não conseguem interpretar os textos).

O objetivo não é apenas alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.

Abaixo a lista de países com as maiores taxas de analfabetismo no mundo:

  • Sudão do Sul: 73%
  • Afeganistão: 71.9%
  • Burkina Faso: 71.3%
  • Níger: 71.3%
  • Mali: 66.6%
  • Chade: 64.4%
  • Somália: 62.2%
  • Etiópia: 61%
  • Guineia: 59%
  • Benin: 57.6%
  • Serra Leoa: 56.7%
  • Haiti: 51.3%
  • Senegal: 50.3%
  • Wallis e Futuna: 50%
  • Gâmbia: 48.9%

Dia Nacional da Alfabetização

Brasil ainda celebra o Dia Nacional da Alfabetização em 14 de novembro. Esta data foi criada por iniciativa do Ministério da Educação e Ciência (MEC), a partir da lei nº 19.402/1930.

Dia de Santo Adriano é celebrado em 8 de setembro.

Este santo viveu durante o século IV, e pertencia a chefia da guarda romana do Imperador Diocleciano, que na época perseguia constantemente os cristãos.
Adriano de Nicomédia era casado com Natália, e observava constantemente a devoção de sua esposa a fidelidade e amor a Deus.

Em determinado episódio, Adriano presenciou a prisão de 22 cristãos que testemunhavam o seu amor por Jesus sem medo de represálias. Naquele momento, ao ver a devoção dos cristãos, Adriano sentiu o chamado de Deus e se decidiu por seguir a Cristo.

Depois de sofrer muitas torturas para negar a fé em Cristo, Adriano foi martirizado e queimado vivo juntamente com os outros cristãos.
Para os católicos, a sua data de celebração é 8 de setembro. Mas, para a Igreja Ortodoxa, além de 8 de setembro, Santo Adriano também é celebrado em 4 de março e 26 de agosto.

Santo Adriano é padroeiro dos velhos soldados, dos guardas, dos comerciantes de armas, dos epiléticos e dos talhantes. Este santo recebe um culto especial na Bélgica, na França e na Alemanha.

O aniversário de Vitória, capital do Espírito Santo, é comemorado em 8 de setembro.

A cidade de Vitória é uma das três capitais brasileiras localizadas numa ilha, juntamente com São Luís (MA) e Florianópolis (SC).

A Ilha (na verdade, um arquipélago) era chamada de ilha do Mel e recebe hoje os apelidos de “Vix”, “Cidade Sol”, “Cidade Ilha”.

Nos últimos anos, Vitória tem se destacado pelos ótimos índices de qualidade de vida que a situam como uma das melhores capitais brasileiras para se viver. Com quase 400 mil habitantes, espalhados numa área de 98,19 km que têm o privilégio de desfrutar as vistas da Baía de Vitória onde está localizada.

Vitória

A região foi oficialmente ocupada em 23 de maio de 1535, no sopé do morro da Penha. No entanto, devido aos constantes ataques dos indígenas que defendiam sua terra, tanto como de franceses e holandeses que tentavam ocupá-la, os portugueses se mudam para uma ilha.

Assim, depois de vencerem uma dura batalha contra a tribo dos Goitacazes, refundaram a cidade e a batizaram de ilha de Vitória, marcando sua fundação no dia 8 de setembro de 1551, festa da natividade de Nossa Senhora.

Durante o período colonial, a cidade ganhou fortes, como o de são João, fundamentais para repelir os ataques vindos do litoral. Tal qual outras capitais como Salvador, as residências em Vitória foram edificadas no alto de morros e as fortificações em baixo.

Somente no século XIX, com o café, a cidade conheceria crescimento econômico. Posteriormente, a capital do estado do Espírito Santo se veria enriquecida, em 1940, com a construção do porto que escoaria a produção de minério explorado em Minas Gerais.

Festa do Aniversário de Vitória

As comemorações pelo aniversário da cidade acontecem em diversos pontos e vão de eventos como apresentações musicais, eventos esportivos e encontros gastronômicos.

A festa começa cedo com música no parque do Moscoso, com direito ao “parabéns pra você”. Já quem vai a ilha das Caeiras pode aproveitar e degustar os pratos servidos no Festival da Torta Capixaba e Frutos do Mar.

Para os esportistas, acontece a “Volta da Ilha”, que consiste em 30 km que os canoístas devem superar dentro da Competição Nacional de Canoagem.

Curiosidade

Assim, como os habitantes do Rio de Janeiro são conhecidos por um gentílico de origem indígena, carioca, os nascidos em Vitória são os capixabas, que significava “roça de cultivo”.

O Dia Nacional de Luta por Medicamento, comemorado em 08/9, é uma data para marcar a importância do acesso da população aos fármacos.

De acordo com o farmacêutico da Farmácia Central da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Thiago Soares, os medicamentos não são utilizados apenas para tratar condições patológicas já instaladas. Eles estão envolvidos na prevenção de doenças e são utilizados também para auxiliar nos diagnósticos, na cura e ainda no controle de condições crônicas. “Logo, podemos pensar que os medicamentos são essenciais, pois atuam no diagnóstico, prevenção, cura e controle de doenças, trazendo mais qualidade de vida e sobrevida ao usuário necessitado”.

Aniversário de São Luís

O aniversário de São Luís, capital do estado do Maranhão é celebrado em 8 de setembro, feriado municipal.

De acordo com alguns historiadores, foi nesse dia, em 1612, que uma cerimônia realizada pelos franceses assinalou a posse de terra do local que mais tarde recebeu o nome de São Luís.

Para celebrar essa data tão importante, os ludovicense – como são chamadas as pessoas que têm origem ou que vivem em São Luís – são presenteados com um cartaz de programação cultural muito interessante, com shows e apresentações folclóricas.

Além de ser um dos destinos turísticos mais bonitos do País, São Luís é conhecido por abrigar o maior número de azulejos portugueses da América Latina.

A cidade é conhecida por vários nomes, dentre os quais “Cidade dos Azulejos”, porque as fachadas do seu Centro Históricos são uma bela manifestação dessa arte; e “Atenas Brasileira”, porque muitos escritores nasceram lá, tais como Aluísio Azevedo e Graça Aranha.

São Luís

História de São Luís

Existem controvérsias, mas segundo os especialistas, os português tentaram sem sucesso chegar ao Maranhão, tendo sido impedidos por sucessivos naufrágios.

Uma expedição francesa terá conseguido essa empreitada, tanto que o nome da capital maranhense homenageia os reis franceses Luís XIII e Luís IX.

Anos mais tarde, São Luís foi invadida pelos holandeses, até que finalmente os portugueses chegaram e os expulsaram da ilha. Daí resulta a sua riqueza cultural.

Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado 8 de setembro
Os profissionais fisioterapeutas são aqueles responsáveis por estudar o movimento humano, desde a sua reabilitação, fortalecimento e prevenção. Desde 1996, o Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado em todo o mundo em 8 de setembro. A data tem o objetivo de promover a união e solidariedade da comunidade global de Fisioterapia, alinhando seus valores profissionais, sem deixar de lado especificidades locais na luta pela profissão.
Estudantes, profissionais da área e público geral devem tomar cuidado para não confundir a data da celebração mundial com o dia do fisioterapeuta que é celebrado no Brasil em 13 de outubro, desde 2015.

Dia Mundial da Fisioterapia

A data de comemoração foi instituída em 8 de setembro desde 1996. O dia foi escolhido em homenagem à fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT) – hoje apenas “World Physiotherapy” – em 1951. A instituição é uma organização global com o objetivo de promover a profissão de fisioterapia e contribui para melhorar a saúde em todo o mundo.

A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética, ainda sem cura, mas que se diagnosticada precocemente e tratada de maneira adequada, propicia ao paciente uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.

É importante ressaltar que a FC não é contagiosa e não afeta questões cognitivas. Devido aos diferentes sintomas, algumas pessoas não aparentam ter nenhuma doença, porém, o tratamento deve ser mantido para que não ocorram intercorrências e complicações futuras.

Sintomas

Pneumonia de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e estatura, movimentos intestinais anormais (diarreia) pólipos nasais, sabor mais salgado na pele/suor mais salgado que o normal e uma espécie de alongamento das pontas dos dedos das mãos e dos pés, também conhecida como “baquetamento”. De forma geral, a pessoa com Fibrose Cística tem a secreção do seu organismo mais “grossa” que o normal, o que dificulta sua eliminação.

No sistema respiratório o muco espesso bloqueia os canais dos brônquios ocasionando dificuldades para respirar, causando tosse crônica, infecções de repetição, pneumonias, entre outros.

Origens 

A Natividade da Virgem Maria é uma das festas marianas mais antigas. Imagina-se que a sua origem esteja ligada à festa da dedicação de uma igreja a Maria. Segundo a tradição, era a casa dos pais de Maria, Joaquim e Ana. É localizada em Jerusalém, construída no século IV: a basílica de Santa Ana, é onde nasceu a Virgem. Em Roma, esta festa começou a ser celebrada no século VIII, durante o pontificado do Papa Sérgio I (†8 de setembro de 701).

A Natividade

A Igreja católica não costuma celebrar o dia de nascimento dos santos, mas de sua morte. Há, contudo, três celebrações de nascimento: de Jesus Cristo (Natal); de São João Batista (ainda no ventre de Isabel, manifestou-se diante da proximidade de Maria, que esperava Jesus e fora visitar sua parente); e o da própria Virgem Santíssima.

A Tradição

Nos Evangelhos não encontramos citações sobre esta festa, tampouco os nomes dos pais de Maria. Só há referências a Virgem Maria quando se trata de ressaltar algum fato que diga respeito ao Salvador. A Palavra de Deus nos mostra, mesmo que de forma discreta, a presença de Maria Santíssima nos momentos centrais da História da Salvação, como na encarnação, a inauguração do ministério de Cristo, a crucifixão, o nascimento da Igreja com a vinda do Espírito Santo e outros eventos.

Contudo, os Evangelhos não nos dão informações a respeito da família de Maria, de sua infância, de sua formação, de seu temperamento, de seu aspecto físico entre outras características.  Mas a tradição faz menção no Protoevangelho de Tiago, apócrifo escrito no século II. Entretanto, o acontecimento fundamental da vida de Maria continua sendo a Anunciação.

Relevância da Festividade

A maravilha deste nascimento não está no que os apócrifos narram com grande detalhe e engenhosidade. Está no significativo passo em frente que Deus leva na realização do seu eterno desígnio de amor. Por isso, a festa de hoje foi celebrada com magníficos louvores por muitos Santos Padres, que se basearam em seu conhecimento da Bíblia e em sua sensibilidade poética e ardor

O Exemplo é Maria

Maria é uma mulher que deve ser imitada pela sua confiança, mormente nos momentos mais obscuros da vida do seu Filho Jesus. Isso e muitas outras coisas explicam o fato do Povo de Deus recorrer a Ela para encontrar refúgio, conforto, ajuda e proteção.

A Igreja considera Maria como a Mãe de Deus, mas também como a discípula. Maria foi exemplo e modelo de vida cristã: pela sua fé, obediência ao seu Filho, caridade com a prima Isabel e nas Bodas de Caná.

A Celebração

A Natividade de Nossa Senhora é celebrada nove meses depois da celebração da solenidade da Imaculada Conceição (8 de dezembro). É toda a Igreja que faz o convite:

 “Vinde, todas as nações, vinde, homens de todas as raças, línguas e idades, de todas as condições: com alegria celebremos a natividade da alegria! (…) Que a criação inteira se alegre, festeje e cante a natividade de uma santa mulher, porque ela gerou para o mundo um tesouro imperecível de bondade, e porque por ela o Criador mudou toda a natureza humana em um estado melhor!” 

(S. João Damasceno – século VIII)

Protetora e Padroeira 

Nossa Senhora da Natividade é padroeira e protetora das costureiras. Além dos cozinheiros, dos destiladores, dos fabricantes de alfinetes e panos e da hospedaria.

Minha oração

“No dia do teu aniversário, quero louvar a Deus e celebrar a grande graça que é ter te recebido como Mãe. Obrigado, por tanto carinho e proteção, obrigado por todas as graças que recebo de ti diariamente. Seja hoje  e sempre nossa Senhora!”

Nossa Senhora da Natividade, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 08 de setembro

  • Em Roma, a comemoração de Santo Adrião, mártir, que padeceu o martírio em Nicomédia. († data inc.)
  • Em Alexandria, no Egipto, os santos FaustoDio e Amónio, presbíteros e mártires, que, na perseguição do imperador Diocleciano, receberam a coroa do martírio juntamente com o bispo São Pedro. († c. 311)
  • Em Bagrevand, cidade da antiga Armênia, Santo Isaac, bispo, que, para fortalecer a vida cristã do povo, traduziu a Sagrada Escritura e a Liturgia para a língua armena. († 438)
  • Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de São Sérgio I, papa, de origem síria, que se dedicou intensamente à evangelização dos Saxões e dos Frisões. († 701)
  • Em Frísia, cidade da Baviera, na atual Alemanha, São Corbiniano, que, tendo sido ordenado bispo e enviado a pregar o Evangelho na Baviera. († 725)
  • Em Pébrac, no território de Le Puy-en-Velay, na França, São Pedro de Chavanon, presbítero. († c. 1080)
  • Em Pesaro, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, a Beata Serafina Sforza. († 1478)
  • Em Valência, na Espanha, São Tomás de Vilanova, bispo, que, sendo eremita sob a regra de Santo Agostinho. († 1555)
  • Em Durham, na Inglaterra, os beatos mártires Tomás Palaser, presbítero, João Norton e João Talbot, que foram condenados à morte no reinado de Isabel I. († 1600)
  • Em Cartagena, na Colômbia, o dia natal de São Pedro Claver, presbítero da Companhia de Jesus, cuja memória se celebra amanhã. († 1654)
  • Em Nagasaki, no Japão, os beatos António de São Boaventura, da Ordem dos Frades Menores, Domingos Castellet, da Ordem dos Pregadores, presbíteros, e vinte companheiros, mártires. († 1628)
  • Em Marselha, na França, o passamento do Beato Frederico Ozanam, homem ilustre pela sua cultura e piedade. († 1853)
  • Em Almeria, no litoral da Andaluzia, região da Espanha, os beatos José Cecílio , Teodemiro Joaquim e Evêncio Ricardo, mártires, da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. († 1936)
  • Em Alcoy, povoação próxima de Alicante, na Espanha, o Beato Marino Blanes Giner, mártir, pai de família. († 1936)
  • Em Paterna, no território de Valência, na Espanha, o Beato Ismael Escrihuela Esteve, mártir, pai de família.(† 1936)
  • Em Villarreal, no território de Castellón, na Espanha, o Beato Pascoal Fortuño Almela, presbítero da Ordem dos Frades Menores e mártir. († 1936)
  • Em Buñol, próximo de Valência, na Espanha, as beatas Josefa de São João de Deus Maria das Dores de Santa Eulália, virgens da Congregação das Irmãs dos Anciãos Desamparados e mártires. († 1936)
  • Em Madrid, na Espanha, o Beato Teódulo González Fernández, religioso da Sociedade Salesiana e mártir. († 1936)
  • No cemitério de Montcada, na Catalunha, na Espanha, os beatos mártires Barnabé, religioso da Congregação dos Irmãos Maristas, e Baudílio, religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir. († 1936)
  • Em Vic, perto de Barcelona, na Espanha, a Beata Apolónia Lizárraga do Santíssimo Sacramento, virgem da Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade Vedruna e mártir. († 1936)
  • Em Villa de Don Fradique, na região de Castela la Mancha,na Espanha, o Beato Miguel Beato Sánchez, presbítero de Toledo e mártir. († 1936)
  • No campo de concentração de Dachau, próximo de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Adão Bargielski, presbítero e mártir. († 1942)
  •  Em Gross-Rosen, localidade da Alemanha, o Beato Ladislau Bladzinski, presbítero da Congregação de São Miguel e mártir.  († 1944)

Fonte:

  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Livro “Relação dos Santos e Beatos da Igreja” – Prof. Felipe Aquino [Cléofas 2007]
  • Martirológio Romano
  • Santiebeati.it
  • Vaticannews.va

– Produção e edição:  Melody de Paulo

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

Compartilhar nas Redes:

Mais Noticias

  • All Post
  • #AltaVistaFM
  • #BelezaFashionBrasil
  • #BelezaFashionBrasil2018
  • #BFB2019
  • #ExpoAmambay2018
  • #Exporã2019
  • #ForçaChape
  • #MissExpoAmambay2018
  • #NovaExporã
  • #pjcfashionmodel
  • 44ª EXPORÃ
  • 44ª Exporã
  • ABC Color
  • ABERT
  • ABI
  • Abraji
  • Ação de Governo
  • ACEPP
  • ACESSIBILIDADE
  • Acesso à informação
  • Acidente
  • ACORDOS BILATERAIS
  • Acre
  • Administração Pública
  • AEJAR
  • Aeroportos
  • Afeganistão
  • Afganistão
  • AFP
  • ÁFRICA
  • Agehab
  • AGEMS
  • AGÊNCIA BRASIL
  • Agência France-Presse
  • Agência Mural
  • Agência Reuters
  • Agência Senado
  • Agenda
  • AGEPEN
  • AGEPREV
  • Agressão a jornalista
  • Agricultura
  • Agrinho
  • Agronegocio
  • Água Clara
  • ÁGUA TRATADA
  • AI - Inteligência Artificial
  • AJOR
  • Al Jazeera
  • Alemanha
  • Alta Tecnologia
  • Amambai
  • Amapá
  • Amazonas
  • Amazônia
  • Amazônia Protege
  • América Latina
  • Anastácio
  • Angola
  • Aniversários das cidades
  • ANJ
  • ANSA
  • Antônio João
  • AP
  • APAE
  • Aprosoja MS
  • Aprosoja/MS
  • Aquece MS
  • Aquicultura
  • Aquidauana
  • Arabia Saudita
  • Aral Moreira
  • ARGELIA
  • Argentina
  • Arqueologia
  • Artigo
  • Artigo 19
  • Assembleia Legislativa
  • ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Assomasul
  • Astronomia
  • Asuncion
  • Audiência
  • AUMEF
  • Austrália
  • Auxilio Brasil
  • Auxílio Emergencial
  • Avaaz
  • Bahia
  • Balanço
  • Band
  • Bataguassu
  • BBC
  • Beauty
  • Bela Vista
  • Beleza Fashion Brasil
  • Bélgica
  • Bem Estar
  • BENEFÍCIO EXTRAORDINÁRIO
  • Beto Carreiro
  • Bilionários
  • Bioceânica
  • Bioparque Pantanal
  • Black Friday Fronteira
  • BOAS AÇÕES
  • Boas Noticias
  • Bolívia
  • Bolivia
  • Bombeiros
  • Bonito
  • Bons Exemplos
  • Brasil
  • Brasilia
  • Brasília
  • BRLOGIC
  • Brumadinho
  • BuzzFeed Brasil
  • BuzzFeed News
  • Caarapó
  • Campanha
  • Campanha da Fraternidade
  • Campo Grande
  • Campo Grande News
  • Canada
  • Canção Nova
  • Capitan Bado
  • Caracol
  • CARBONO NEUTRO
  • Carnaval
  • Carreira
  • Caso Dom e Bruno
  • Caso Escaramuça
  • Caso Leo Veras
  • Caso Mariele
  • Caso Paulo Rocaro
  • Caso Vanessa
  • CASSEMS
  • Cassilândia
  • CBV
  • Ceará
  • Censo
  • Centro Knight para Jornalismo nas Américas
  • Cerimônia
  • CGE
  • CGE-MS
  • Chapadão do Sul
  • CHATBOT
  • Chile
  • China
  • Choque
  • Chuva de Estrelas
  • Cidadania
  • CIDEMA
  • CIDH
  • Ciência
  • Ciência e Tecnologia
  • CIPP
  • Classificados
  • Clima
  • CNA
  • CNBB
  • CNN
  • CNN Brasil
  • Colômbia
  • Colombia
  • Comércio
  • Comprova
  • Comunicação
  • Comunição
  • Conatel
  • Concessão Pública
  • Concurso
  • Concursos
  • CONECTIVIDADE
  • Conexão Reporter
  • Congo
  • Congresso
  • Conselho Federal de Medicina
  • Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos
  • Copa Assomasul
  • COPA DO MUNDO
  • COPA DO MUNDO 2018
  • COPA DO MUNDO 2022
  • COPA MORENA
  • Coreia do Norte
  • Coronavírus
  • Coronavirus
  • Coronel Sapucaia
  • Corpo de Bombeiros
  • Correio do Estado
  • Corrente do Bem
  • Corumba
  • Costa Rica
  • CPJ
  • CTG
  • Cuba
  • Cultura
  • Curso
  • Cursos
  • Cursos Gratuitos
  • Datas Comemorativas
  • DEFESA
  • DEFRON
  • Dengue
  • Desafio
  • DESBUROCRATIZAÇÃO
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Regional
  • Detran
  • Detran-MS
  • Dia das Mães
  • Dia do Servidor
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Mundial da Água
  • Dia Mundial da Gentileza
  • Diário Oficial
  • Digital
  • Direitos Humanos
  • Doação de Orgãos
  • Doação de Sangue
  • DOF
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Doodles
  • Dourados
  • DUBAI
  • EBC
  • Eclipse
  • Eclipse Lunar
  • Ecologia
  • Economia
  • EDUCAÇÃO
  • Educação
  • Educação Básica
  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
  • Educação no Campo
  • EFE
  • EGITO
  • El Salvador
  • Eldorado
  • Eleições 2018
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Empatia
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • EMPREGOS
  • ENCONTRO DE LÍDERES
  • ENERGIA RENOVÁVEL
  • Energisa
  • Ensino Superior
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • EPTV
  • Equador
  • Espaço
  • ESPANHA
  • Espionagem
  • Esporte
  • Estadão
  • Estados Unidos da América
  • EUA
  • Exército
  • Exército Brasileiro
  • Expoagro
  • Exporã
  • EXPORÃ
  • EXPORA
  • EXPORTAÇÕES
  • Facebook
  • Facebook Papers
  • Fake
  • Fake News
  • FakeNews
  • Famasul
  • Fashionista
  • FEAC
  • Federação Internacional de Jornalistas
  • FEJ
  • FENAJ
  • FIEMS
  • FIFA
  • Filipinas
  • Finanças
  • Fisiculturismo
  • Florianópolis
  • Folapress
  • Folha de São Paulo
  • Folhapress
  • Formação
  • Fortaleza
  • França
  • France Presse
  • Fronteira
  • Fundesporte
  • FUNTRAB
  • G1
  • G20
  • Gabão
  • Gaeco
  • Galeria de Fotos
  • GENEBRA
  • Geral
  • Gestão
  • GESTÃO EDUARDO RIEDEL
  • Gestão Pública
  • Global Investigative Journalism Network
  • Goiás
  • Google
  • Google News
  • Governo
  • Grammy
  • Greve
  • Greve dos Caminhoneiros
  • Guatemala
  • Guerra de Agua
  • Gui.
  • Guinness Book
  • Habitação
  • Haiti
  • Holanda
  • Homenagem
  • Honduras
  • IBGE
  • ICFJ
  • IFJ
  • Iguatemi
  • Impeachment
  • Inclusivo
  • Índia
  • India
  • INFRAESTRUTURA
  • Inglaterra
  • Inocência
  • Inovação
  • INSS
  • Instagram
  • INSTITUTO LUTHER KING
  • Interagro 2022
  • International Center for Journalists
  • International Women's Media Foundation
  • Interpol
  • Investimento
  • IPVA
  • IPYS
  • IRÃ
  • Islândia
  • Israel
  • ITÁLIA
  • Itamarati
  • Itaporã
  • Itaquirai
  • IWMF
  • Japão
  • Jardim
  • Jogos Paralímpicos
  • Jornada das Águas
  • Jornada Mundial da Juventude
  • Jornalismo
  • Jornalistas&Cia
  • Jovem Empreendedor
  • Judô
  • JUSTIÇA
  • karate
  • Knight Center
  • Laguna Carapã
  • LAI - Lei de Acesso a Informação
  • Lazer
  • LEI
  • LEI HENRY BOREL
  • LEILÃO
  • Leo Clube
  • Liberdade de Expressão
  • Liberdade de Imprensa
  • Lifestyle
  • Lions Clube
  • Lions Clube Internacional
  • Literatura
  • LIVE
  • Live Solidária
  • Logística
  • Loterias
  • LUPA
  • Mais Influentes do Mundo
  • Malta
  • Manoel Afonso
  • Maracaju
  • MARCHA PRA JESUS
  • Marco Temporal
  • Marinha
  • MARVEL
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Medicina
  • Medicina no Paraguai
  • Medicina Veterinária
  • Medida Provisória
  • MEIO AMBIENTE
  • Mercado Agropecuário
  • MERCADO FINANCEIRO
  • Mercosul
  • Meta
  • Meteoros
  • México
  • Mexico
  • Mianmar
  • Microsoft
  • Midia
  • Minas Gerais
  • MinC
  • Miranda
  • Miss MS Be Emotion
  • Miss Teen Universe
  • Miss Uninter 2018
  • Miss Universo
  • Moscou
  • MPMS
  • MSF
  • Mulheres
  • Mulheres em Campo
  • Mundo
  • Mundo Novo
  • Música
  • M[exico
  • NASA
  • Natal
  • Naviraí
  • Nexo Alianza
  • Nicaragua
  • Nicarágua
  • Nioaque
  • NOBEL DA PAZ
  • NOBEL DE MEDICINA
  • Notícias
  • Nova Alvorada do Sul
  • Nova Andradina
  • Nova Iguaçu
  • Nova Itamaraty
  • Novembro Azul
  • O Globo
  • Obras
  • OEA
  • OJA
  • Oktoberfest
  • Olimpíadas
  • OMS
  • ONG Dr. Marcelo Resende
  • ONU
  • Operação Agata
  • Operação Pantanal
  • Outubro Rosa
  • Palau
  • Pantanal
  • Papa Francisco
  • PAPA LEÃO XIV
  • PARADESPORTO
  • Paraguai
  • Paraíso das Águas
  • Paralimpíadas
  • Paranaiba
  • Paranhos
  • PARLIM
  • PÁTRIA VOLUNTÁRIA
  • paz
  • Pecuária
  • Pedro Juan Caballero
  • Peregrinação
  • Perkal Chevrolet
  • Peru
  • Pesquisa
  • Petropolis
  • Photography
  • Piauí
  • PJC Fashion Model
  • Polícia Federal
  • Policia Rodoviária Federal
  • Política
  • Polônia
  • Ponta Agrotec
  • Ponta Porã
  • portaal Imprensa
  • Portal Comunique-se
  • Portal dos Jornalistas
  • Portal Imprensa
  • Portal Imprensas
  • Porto Murtinho
  • Portugal
  • Prêmio
  • Prêmio Gabo
  • Prêmio Notável
  • Projeto de Lei
  • Próspero
  • Prospero
  • Prosseguir
  • Pulitzer
  • Quarai
  • Queimadas
  • Quênia
  • Rádio
  • Radio Comunitária
  • RADIODIFUSÃO
  • RCC
  • Receita Federal
  • Recorde
  • Rede Nacional de Combate à desinformação
  • Redes Sociais
  • REFORMA AGRÁRIA
  • Regularização fundiária
  • Reino Unido
  • RELAÇÕES BILATERAIS
  • RELAÇÕES EXTERIORES
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Religião
  • Renda e Oportunidade
  • Repórter Brasil
  • Representatividade
  • Resende
  • RETOMADA DA INDÚSTRIA
  • Reuters
  • REVALIDA
  • RFI
  • Rio 2016
  • Rio Brilhante
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Robótica
  • Rock in Rio
  • Roma
  • Roraima
  • Rota Bioceânica
  • Rota do Saneamento
  • Rotary Club
  • Rotary Clube
  • RSF
  • RSS
  • Russia
  • Rússia
  • Sanesul
  • Sanidade Animal
  • Santa Catarina
  • Santo do Dia
  • São Gabriel do Oeste
  • São Paulo
  • Saúde
  • Saude
  • Saúde Animal
  • SBT
  • SEBRAE
  • Segurança
  • SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
  • Segurança no Campo
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • SEGURANÇA RODOVIÁRIA
  • SEILOG
  • Semadesc
  • Semana Santa
  • SENAD
  • Senar/MS
  • Serviços
  • Servidor
  • Setescc
  • SHOW TEC
  • Sidrolandia
  • SIP
  • Sistema Famasul
  • SJSP
  • Só Noticia Boa
  • So Noticia Boa
  • Só Notícia Boa
  • Social
  • Sociedade Interamericana de Imprensa
  • Solidariedade
  • Sonora
  • Sorteio
  • SpaceX
  • STF
  • Stop War
  • Sunny Skyz
  • Super Lua de Sangue
  • Sustentabilidade
  • Taquarussu
  • Tarifa Social
  • Taubaté - São Paulo
  • Tecnologia
  • Tecnologia e Inovação
  • Tempo
  • Terremoto
  • The Intercept
  • The Voice Brasil
  • TIKTOK
  • Tocantins
  • TRANSFORMANDO VIDAS
  • Trânsito Seguro
  • Transparência Brasil
  • Travel
  • TRE MS
  • Três Lagoas
  • TSE
  • Turismo
  • Turquia
  • TV Record
  • Twitter
  • UASS PJC
  • Ucrania
  • UEMS
  • UFMS
  • UNE
  • Unesco
  • União Europeia
  • União pela Paz no Campo
  • Universidade de Yale
  • UOL
  • Uruguay
  • Vacinação
  • Vale Universidade
  • VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
  • Vaquinha Social
  • Vatican News
  • Vaticano
  • VAZA JATO
  • Veja
  • Venezuela
  • Verão no Parque
  • Verde e Sustentável
  • Vídeo
  • Vietna
  • Violência contra jornalistas
  • VISITA OFICIAL
  • Wakanda
  • WhatsApp
  • WikiLAI
  • WikiLeaks
  • Wikipédia
  • YouTube
  • YouTubers
  • Zanja Puitã
    •   Back
    • Brasil
    • Ciência
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Ponta Porã
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Mundo

© 2025 – clubedeimprensa.com.br – Todos os diretos reservados.