O Dia Nacional do Aço é comemorado anualmente em 9 de abril.
Esta data homenageia um dos materiais de maior importância para o desenvolvimento das sociedades modernas: o aço.
Esta liga metálica composta essencialmente de ferro e carbono é amplamente utilizada na construção civil.
Mas, mesmo nos setores onde o aço não é matéria-prima, este continua a ser essencial, pois grande parte das máquinas que produzem a maioria dos produtos são feitas com peças de aço.
Atualmente, o Brasil se mantém em oitava posição no ranking de maiores produtores de aço bruto no mundo, produzindo aproximadamente 3% do aço existente em todo o planeta.
Origem do Dia Nacional do Aço
A instituição do Dia do Aço no Brasil surgiu em homenagem a criação da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em 9 de abril de 1941, a partir do Decreto de lei nº 3.002, de 30 de janeiro de 1941, sancionado por Getúlio Vargas.
A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo.
O Dia da Biblioteca é celebrado em 9 de abril no Brasil.
O principal objetivo desta data é incentivar a leitura como ferramenta base para a educação e formação dos indivíduos.
A biblioteca é o local onde estão reunidos diferentes tipos de livros, que abrangem os mais variados assuntos. Este é um espaço essencial para a aquisição de conhecimentos e, por norma, procurado por pessoas que desejam explorar a literatura, estudar ou trabalhar.
Origem do Dia Nacional da Biblioteca
No Brasil, esta data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.
Aliás, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca costuma ser celebrada entre os dias 23 e 29 de outubro, enquanto que o Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, data de nascimento do primeiro bibliotecário concursado do Brasil, Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957).
Origem
Nascida em 20 de outubro de 1953, no povoado Sítio da Areia, no Rio Grande do Norte, no município de Açu. Lindalva foi a sexta filha de uma família formada por 14 irmãos e, ainda jovem, recebeu dos pais os ensinamentos da doutrina e da fé cristã. Com o pai, João Justo da Fé, Lindalva estudava as Sagradas Escrituras e participava da Santa Missa. Com a mãe, Maria Lúcia da Fé, aprendeu a cuidar de crianças, ajudar os pobres e realizar as tarefas da casa, sem deixar de lado os estudos. Lindalva foi batizada em 7 de janeiro de 1954 e recebeu a Primeira Eucaristia aos 12 anos.