Clube de Imprensa

09 de Maio – Dia Mundial da Europa, Aniversário da Fundação de Mato Grosso e Dia do Beato Estevão

Dia da Europa é uma data celebrada no dia 09 de maio, e tem como objetivo fazer com que os festejos e atividades proporcionem uma aproximação dos cidadãos europeus ao antigo conceito de união dos povos da Europa.

Origem do Dia da Europa

O Dia da Europa é comemorado no dia 9 de maio porque foi nessa data que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de criar uma entidades européia nacional, essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é conhecida com o embrião da atual União Européia.

A chapada dos Guimarães é uma das formações características do relevo mato-grossense. Suas belas paisagens são um grande atrativo turístico do Mato Grosso.

“Com o processo de divisão do estado de Mato Grosso em duas unidades federativas, ocorreu a fundação de Mato Grosso do Sul. Esse processo ocorreu no dia 11 de outubro de 1977 com a sanção presidencial de Ernesto Geisel, então comandante da ditadura militar que governava o Brasil desde 1964. A divisão em questão só foi concretizada efetivamente em 1º de janeiro de 1979.

Motivos para a criação do estado de Mato Grosso do Sul

Não há um consenso a respeito de todos os motivos que levaram o governo militar a impor a divisão de Mato Grosso, até porque os movimentos “divisionistas” do sul do estado, liderados pela elite ruralista e latifundiária, encontravam-se em momento de baixa atuação e pouquíssimo apoio. Segundo a historiadora Marisa Bitar, os motivos que levaram a ditadura a impor a divisão, sem consulta à população, foram:

a) Impulsionar o desenvolvimento regional e a ocupação territorial;

b) Fortalecer as fronteiras locais com a Bolívia e o Paraguai;

c) Manter uma melhor relação política com o partido da ditadura, o Arena, ampliando a sua base de apoio por meio da criação de mais uma seção.

As críticas e os defensores da divisão de Mato Grosso

Como é de se esperar, a divisão do estado de Mato Grosso possui os seus defensores e os seus críticos. Entre os argumentos favoráveis à divisão, cita-se a perspectiva de maior desenvolvimento da região emancipada, haja vista as constantes acusações de que o governo com sede em Cuiabá não fornecia os investimentos necessários para que o sul pudesse desenvolver-se. Entre as críticas da criação de Mato Grosso do Sul, cita-se o fato de a divisão ter sido realizada sem consulta prévia à população, além de ter sido realizada sob circunstâncias puramente políticas e sem o devido planejamento.”

Beato Estêvão Grelewski, mártir e apóstolo fervoroso dos nossos dias

Estêvão Grelewski
Nasceu na comuna de Dwikozy, centro-sul da Polonia, em 1899. Tornou-se sacerdote no ano de 1921 e, em 1924, obteve doutorado em direito canônico na universidade de Estrasburgo, França.

Zelo apostólico
Na França, o jovem padre cuidava das paróquias em que os imigrantes poloneses estavam inseridos. Ao regressar para a sua terra natal, isto é, na Polônia, Padre Estêvão obteve grande influência intelectual, sobretudo pelos meios de comunicação que a sua época dispunha. Foi assim que se tornou secretário geral da Ação católica operária de Radom, colaborou com os Correio de Varsóvia, com a voz do povo e com os jornais católicos.

Defensor da fé católica
Com grande ardor, o Padre Estêvão defendeu a fé católica escrevendo diversas obras, principalmente contra o protestantismo e as seitas presentes na Polônia.

O calvário e o martírio de Estêvão Grelewski
O padre polaco enfrentou o início das dores provocadas pela segunda guerra mundial na Europa. No ano de 1941, foi preso, juntamente com o seu irmão de sangue, o Abade Casimiro Grelewski. Padre Estêvão sofreu os tormentos no campo de concentração de Dachau, na Alemanha, e acabou morrendo de fome.

Beatificação
Padre Estêvão Grelewski foi beatificado, em 1999, pelo Pontífice Romano João Paulo II. Seu irmão, o Abade Casimiro Grelewski, também foi beatificado no mesmo dia, juntamente com outros mártires vítimas da segunda guerra mundial.

A minha oração
“Amado Jesus, vós que derramaste sobre a vida do Beato Estêvão Grelewski graças incontáveis, dai-me a graça de ser fiel a Ti, servindo-te e amando-te de todo coração, amparado por teu auxílio e tua misericórdia. Amém.”

Beato Estêvão Grelewski, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 9 de maio:

1.   Comemoração de Santo Isaías, profeta enviado ao povo infiel e pecador para lhe manifestar a fidelidade e salvação do Senhor.
  2.   Comemoração de Santo Hermas, que é mencionado pelo Apóstolo São Paulo na Epístola aos Romanos.
  3.   Na Tebaida, região do Egipto, São Pacômio, abade, que converteu-se à vida cristã e recebeu do anacoreta Palêmon o hábito monástico; sete anos depois, por inspiração divina, edificou muitos cenóbios para receber os irmãos e escreveu uma famosa Regra dos monges. († 347/348)
  4.   Na antiga Pérsia, trezentos e dez santos mártires. († s. IV)
  5.   Em Vienne, na Gália Lionense, hoje na França, São Dinis, bispo. († s. IV)
  6.   Em Cágli, junto à Via Flamínia, no Piceno, actual região das Marcas, na Itália, o passamento de São Gerôncio, bispo de Cérvia, que, segundo a tradição, neste lugar foi cruelmente assassinado quando regressava de um sínodo celebrado em Roma. († c. 501)