09 de Setembro – Dia do Administrador, Dia do Médico Veterinário e Dia São Pedro Claver

Dia do Administrador é comemorado em 09 de setembro no Brasil.

Esta data é dedicada a homenagear o administrador, profissional responsável por gerenciar uma organização, e que pode atuar em diferentes áreas.

O profissional de Administração pode exercer funções em empresas familiares, na área da administração hospitalar, gestão de pessoas, marketing, tecnologia da informação, consultoria, administração financeira, comércio internacional, professor de graduação, gestão estratégica, e etc.

dia do administrador

Para exercer a profissão de administrador, o indivíduo deve concluir o curso de ensino superior em Administração de Empresas, numa instituição que seja reconhecida pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

No Brasil, ainda é comemorado o Dia do Administrador Hospitalar, em 14 de julho, e o Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social.

A escolha do 9 de setembro como o Dia Nacional do Administrador é uma homenagem a assinatura da Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, responsável por regulamentar a profissão de Administrador no Brasil.

A data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.

Dia do Cachorro-Quente é comemorado em 9 de setembro.

Esta data é uma homenagem ao sanduíche mais famoso do mundo (ao lado dos hambúrgueres, claro): o cachorro quente!

Também conhecido como Hot Dog Day, o Dia do Cachorro-Quente não é muito popular no Brasil.

Obviamente, não existe melhor maneira de celebrar o Dia do Cachorro-Quente do que se deliciando com um vasto banquete com diversos tipos diferentes de hot dogs.

dia do cachorro quente

As pessoas que não consomem produtos de origem animal podem fazer as suas versões de cachorro-quente com salsichas à base de vegetais ou grãos.

Nos Estados Unidos, país considerado o “berço do cachorro-quente”, o National Hot Dog Day é celebrado anualmente em 23 de julho, promovido pela National Hot Dog and Sausage Council.

Origem do Dia do Cachorro-Quente

Acredita-se que o Dia do Cachorro-Quente seja uma homenagem à suposta data de criação deste tipo de sanduíche, em 9 de setembro de 1884, na cidade de Nova York.

O cachorro quente teria sido inventado por um imigrante alemão. Ele teve a incrível (e simples) ideia de colocar uma salsicha dentro de um pão, que é uma forma bem prática de se alimentar.

Pronto, isso bastou para ser um dos lanches mais famosos do mundo!

Dia 9 de setembro é o Dia da Velocidade, uma data para lembrar que a pressa no trânsito pode causar graves acidentes e, até, mortes.

Para muita gente, dirigir com rapidez é sinônimo de diversão, mas é preciso lembrar que nos perímetros urbanos ou nas estradas, ultrapassar o limite de quilometragem estabelecido por lei pode ter graves consequências.

O excesso de velocidade é considerado pelas entidades de segurança viária um dos cinco principais fatores de riscos de acidentes em todo o mundo.

Dados da Organização Mundial de Saúde comprovam que pedestres, ciclistas e motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito e têm suas chances de sobrevivência reduzidas quando são atropelados ou colidem com um carro em velocidade igual ou superior a 50 km/h.

Destacada Medica Veterinária Ceci Maciel com Oly . Ela atua no Espaço Sol Pet em Ponta Porã no Mato Grosso do Sul.

Dia do Médico Veterinário ou Dia do Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro, porque foi exatamente nessa data, no ano de 1933 que foi assinado o decreto que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Os cursos de medicina veterinárias já existiam desde 1910, no entanto, a sua oficialização aconteceu apenas em 9 de setembro de 1933, através do Decreto 23.133 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Por isso, esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais, tanto bichinhos de estimação, como gatos e cães, ou animais selvagens, como leões e onças.

Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário auxilia na preservação da saúde pública.

Internacionalmente, o Dia Mundial da Medicina Veterinária é comemorado no último sábado do mês de abril.

As Nações Unidas marcam o 9 de setembro, Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.

A organização pretende passar a mensagem clara de que é importante defender as escolas como locais de proteção e segurança para alunos e educadores.

Insegurança

A ONU reforça ainda que a prioridade à educação se deve manter no combate à pandemia, que levou ao fechamento de escolas para mais de 90% da população estudantil mundial.

A organização indica que mais de 22 mil alunos, professores e acadêmicos tenham sido feridos, mortos ou afetados nos últimos cinco anos em ataques ao setor da educação durante um conflito armado ou insegurança.

As Nações Unidas realçam que, em todo o mundo, os ataques a crianças continuam com partes em conflito desrespeitando a proteção infantil como “uma das regras mais básicas da guerra”. A natureza prolongada dos conflitos atuais afeta o futuro de gerações inteiras de crianças, sublinha a ONU.

A organização lembra que sem acesso à educação, uma geração de crianças que vive em conflito crescerá sem as habilidades para contribuir para seus países e economias, agravando o desespero de milhões de menores e suas famílias.

Escolas afetadas pelo conflito
Escolas afetadas pelo conflito, by ONU Libya

Conflitos

A data foi estabelecida pela Assembleia Geral, que realça contar com os esforços da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e do Fundo da ONU para a Infância, Unicef.

O órgão apela ao aumento da consciência sobre a situação de milhões de crianças que vivem em países afetados por conflitos. A resolução que proclama o dia foi apresentada pelo Catar e secundada por 62 países.

São Pedro Claver, Padroeiro das Missões Católicas entre os Negros

Origens 

São Pedro Claver nasceu em Verdú, na Catalunha, em 25 de junho de 1581, e não pertencia a uma família nobre. Fez o noviciado em Tarragona, os estudos filosóficos em Palma de Maiorca; e iniciou os teológicos em Barcelona. Ele ainda não havia terminado seus estudos quando foi destinado à missão de Nova Granada, como era chamada a atual Colômbia.

Missão

O jovem desembarcou em Cartagena, em 1610, e foi ordenado sacerdote, em 1616, naquela missão onde, por 44 anos, trabalhou entre os escravos afro-americanos, em um período de forte tráfico.

Servo dos Negros

Educado na escola do missionário Alfonso de Sandoval, Pedro tornou-se servo dos negros para sempre “Aethiopum semper servus”; na época, todos os negros eram chamados etíopes. As costas litorâneas — onde milhares de pessoas eram abandonadas, arrancadas sem nenhum remorso da sua vida familiar e da sua terra —, transformaram-se em campo de apostolado para o jovem Jesuíta.

Cuidado com os  Negros Deportados 

Todas as vezes que Pedro era avisado sobre a chegada de novos escravos apinhados nos navios, entrava no mar, com o seu barco, para encontrá-los e levar-lhes comida, ajuda e conforto. Curava as suas feridas, pedia esmola para comprar-lhes vestidos e matar sua fome.

Lutava ao lado dos Negros 

Despertava em cada um o sentido da própria dignidade humana; levava a fé aos não batizados; encaminhava-os ao conhecimento e à prática das virtudes evangélicas. Para quem vivia com corrente nos pés e sob o açoite dos feitores, a esperança vinha de Nosso Senhor.

Sacramento: batizou 400 mil pessoas

Aprendeu a língua dos angolanos e serviu-se de outros 18 intérpretes para instruir os escravos. Com essa proposta, Pedro de Claver batizou cerca de quatrocentos mil negros durante os quarenta anos de missão apostólica. Foram atribuídos a ele, ainda, muitos milagres de cura.

Pela sua obra incansável, foi acusado de descuidar e profanar os Sacramentos, administrando-os a criaturas que “mal entendiam”.

Páscoa

Em 1650, adoeceu com a peste: sobreviveu, mas pelo resto da vida não pôde mais trabalhar. Nos últimos quatro anos de sua existência terrena passou imobilizado na enfermaria do convento. O homem que fora a alma da cidade, pai dos pobres e consolador de muitas desgraças, foi completamente esquecido por todos, passando o tempo em oração. São Pedro Claver morreu em 8 de setembro de 1654, na Colômbia.

Via de Santificação

Em 16 de julho de 1850, foi beatificado por Pio IX e, em 15 de janeiro de 1888, canonizado por Leão XIII, junto com Alfonso Rodriguez. Em 7 de julho de 1896, foi proclamado Padroeiro de “Todas as Missões Católicas entre os Negros”.

Minha oração

“São Pedro, lhe pedimos que nos ajude a dissipar toda discriminação, toda desigualdade, todo preconceito. Que sejamos portadores da justiça divina e possamos implementar o Reino celeste aqui nessa terra. Por Cristo, Senhor nosso. Amém!”

São Pedro Claver, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 09 de setembro

  • Em Roma, no cemitério “ad Duas Lauros”,  na Via Labicana, São Gorgónio, mártir. († d. 203)
  • Na Sabina, a trinta milhas de Roma, São Jacinto, mártir. († data inc.)
  • No mosteiro de Clonmacnois, junto ao rio Shannon, na Irlanda, São Ciarano ou Querano, presbítero e abade, fundador deste mosteiro. († s. VI)
  • Em Castela, região da Espanha, a Beata Maria de la Cabeza (Maria Toríbia), esposa de Santo Isidro Lavrador, que viveu humilde e laboriosamente a vida eremítica. († s. XII)
  • Em York, na Inglaterra, o Beato Jorge Douglas, presbítero e mártir, natural da Escócia, que era mestre-escola e se tornou sacerdote em Paris. († 1587)
  • Em Münster, na Alemanha, a Beata Maria Eutímia (Ema Üffing), virgem da Congregação das Irmãs da Compaixão. († 1855)
  • Em Gramat, cidade do território de Cahors, na França, o Beato Pedro Bonhomme, presbítero, que se dedicou às missões populares e à evangelização do mundo rural e fundou a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário. († 1861)
  • Em Port-Louis, na ilha Maurícia, no Oceano Índico, o Beato Tiago Desidério Laval, presbítero, médico que se fez missionário na Congregação do Espírito Santo. († 1864)
  • Em Bilbau, no País Basco, na Espanha, o Beato Francisco Gárate Arangúren, religioso da Companhia de Jesus. († 1929)

Fonte:

  • vaticannews.va
  • Martirológio Romano
  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Arquisp.org.br
  • Causesanti.va

– Produção e edição:  Melody de Paulo

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova