
Na manhã do dia 10 de outubro, o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) comemorou o Dia do Veterano da Marinha, reunindo militares e servidores civis reformados, na reserva e aposentados no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa).
As comemorações, que contaram com a presença de comandantes de organizações militares subordinadas ao Com2ºDN, tiveram início com uma cerimônia militar, quando foram lidas a Ordem do Dia do Diretor Geral do Pessoal Militar da Marinha e a mensagem do Comandante da Marinha, alusivas à data.
Nesta sexta-feira, 10 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data impulsiona a reflexão dos números da violência contra a mulher e o que se tem feito para combater o problema. No Brasil, as brasileiras e estrangeiras contam com a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, mantida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
O Ligue 180, além de receber denúncias, presta informações sobre procedimentos a serem tomados em caso de violação de direitos – especialmente os relacionados à violência doméstica e familiar. De janeiro a junho de 2014, aproximadamente 16 mil denúncias de violência contra a mulher foram encaminhadas aos sistemas de justiça e segurança pública dos estados e do Distrito Federal.

Em 2012, a Lei nº 12.645 instituiu o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, a ser comemorado em 10 de outubro, anualmente.
Podemos conceituar segurança e saúde do trabalho como uma área multidisciplinar que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, utilizando um conjunto de técnicas para antecipar, reconhecer, avaliar e controlar situações de risco nos ambientes trabalho, promovendo saúde e segurança e prevenindo acidentes nos locais de trabalho.
Foi instituído o Programa Saúde na Escola (PSE) – uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação. Trata-se de uma estratégia de integração permanente entre as áreas da Saúde e da Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
O Dia Mundial da Visão é uma data internacional de conscientização realizada anualmente pela International Agency for the Prevention of Blindness (IAPB) e comemorada na segunda quinta-feira de outubro – este ano no dia 13.
A IABP convida a pensar sobre a importância da saúde ocular, de como protegê-la e mantê-la saudável, agora e no futuro.
A campanha é também uma oportunidade para que a IAPB e seus quase 200 membros chamem a atenção do mundo para a importância da saúde ocular para todos, em todos os lugares.
Mais de um bilhão de pessoas no mundo têm uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada. Se as necessidades mundiais de cuidados com os olhos fossem atendidas, o impacto seria surpreendente.
São Daniel Comboni, evangelizador e protetor do Continente Africano
Origens
São Daniel Comboni nasceu em Limone (Itália) em 1831. Único sobrevivente de oito irmãos, aos dez anos ingressou num internato de Verona. Quando tinha dezessete anos, ouvindo contar as vicissitudes dos missionários na África, decidiu dedicar sua vida à evangelização dos africanos.
Em 1854, foi ordenado sacerdote aos 23 anos de idade. Depois de uma cuidadosa preparação, estudando árabe, medicina, música, partiu para África em 1857.
Os Escravos na África
Estando lá, impressionou-se com a terrível situação dos escravos. A prática do tráfico de escravos estava de tal maneira arraigada, que, no Egito e no Sudão, o único local onde os escravos encontravam asilo eram as missões de Daniel Comboni.
Regresso à Itália
Após dois anos, teve de regressar à Itália. Porém, Comboni não desanima e idealiza um projeto que ele chamou “Plano para a regeneração da África”. A ideia central do projeto era salvar a África por meio dos próprios africanos. Propunha-se fundar escolas, hospitais e universidades ao longo de toda a costa africana. Nestes centros, se formariam os futuros cristãos, professores, enfermeiros, sacerdotes e religiosas, que depois penetrariam no interior, a fim de evangelizar as populações africanas e promover o seu desenvolvimento.
Fundador
Fundou, em 1867, o Instituto para as Missões na África, que deu lugar ao que hoje são os Missionários Combonianos. As comunidades que fundou seguem o modelo das reduções jesuítas na América Latina.
Em 1877, foi ordenado Bispo da África Central e, logo a seguir, ordenou a sacerdote um antigo escravo, primeiro padre africano daquele lugar, quando, na Europa, alguns ainda negavam ao africano a evidência de ser pessoa.
São Daniel Comboni: Grande Missionário na África
Missão
Grande missionário, Comboni era capaz de atravessar o deserto para fundar um centro missionário no sul do Sudão, como também empenhava-se em falar para associações missionárias, Bispos, em Paris, Colônia (Alemanha), com o objetivo de arrecadar auxílio econômico e de pessoal, organizando grupos e equipes de missionários para a Missão na África Central.
Páscoa
Morreu aos 50 anos, a 10 de outubro de 1881, no meio desta gente que tanto amou. No momento da morte, abençoou os seus companheiros dizendo: “Não temais; eu morro, mas a minha obra não morrerá”. Beatificado por João Paulo II a 17 de março de 1996, São Daniel Comboni foi canonizado pelo mesmo Sumo Pontífice em 5 de outubro de 2003.
Minha oração
“Grande protetor da África, estendei o cristianismo em meio ao continente, cuidai dos povos e dos seus descendência para que se encontrem com Jesus. Atraí vocação para dar continuidade ao teu trabalho evangelizador. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”
São Daniel Comboni, rogai por nós!
- Comemoração de São Pinito, bispo de Cnossos, na ilha de Creta, que, no tempo dos imperadores Marco Aurélio Vero e Lúcio Cómodo, se distinguiu pelos seus escritos sobre a fé. († c. 180)
- Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Eulâmpio e sua irmã Eulâmpia, mártires. († s. IV)
- Em Colônia, na Germânia, na atual Alemanha, os santos Gereão e companheiros, mártires. († s. IV)
- Em Birten, também no território de Colônia, na atual Alemanha, os santos Vítor e Maloso, mártires. († c. s. IV)
- Em Bonn, hoje também na Alemanha, os santos Cássio e Florêncio, mártires. († c. s. IV)
- Em Nantes, na Gália Lionense, atualmente na França, São Claro, venerado como primeiro bispo desta cidade. († s. IV)
- Em Populonia, na Etrúria, hoje na Toscana, Itália, São Cerbónio, bispo. († c. 575)
- Perto de Ramerude, no território de Troyes, na Nêustria, atualmente na França, Santa Tanca, virgem e mártir. († s. VI/VII)
- Em Rochester, na Inglaterra, o falecimento de São Paulino, bispo de York, que, sendo monge e discípulo do papa São Gregório Magno, foi por ele enviado com outros a pregar o Evangelho aos Anglos. († 644)
- No mosteiro de Jouarre, França, Santa Telquilde, abadessa. († c. 670)
- Em Ceuta, na Mauritânia Tingitana, a paixão dos sete mártires da Ordem dos Menores – Daniel, Samuel, Ângelo, Leão, Nicolau e Hugolino, presbíteros, e Dono – que, enviados pelo irmão Elias a pregar o Evangelho aos Mouros. († 1227)
- Em Bridlington, na Inglaterra, São João, presbítero, prior do mosteiro dos cónegos regrantes de Santo Agostinho. († 1379)
- Em Cracóvia, na Polónia, a Beata Ângela Maria, virgem, fundou a Congregação Franciscana de São Félix Cantalício. († 1899)
- Em Chamberi, bairro de Madrid, na Espanha, a Beata Maria Catarina Irigoyen Echegaray, religiosa do Instituto das Servas de Maria, Ministra dos Enfermos. († 1911)
- Em Garraf, perto de Barcelona, na Espanha, o Beato Pedro Tomás de Nossa Senhora do Pilar, religioso da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir. († 1936)
- Em Dzialdowo, povoação da Polónia, o Beato Leão Wetmanski, bispo auxiliar de Plock. († 1941)
- Em Linz, na Áustria, o Beato Eduardo Detkens, mártir, morreu numa câmara de gás.(† 1942)
Fonte:
- Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
- Martirológio Romano
- Santiebeati.it
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova










