10 documentários que todo jornalista deveria assistir

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print
O Portal Imprensa selecionou 10 documentários que todo jornalista deveria assistir.
A lista conta com filmes sobre desinformação no ambiente digital, privacidade nas redes, investigações políticas e outros temas.

Se você ainda não assistiu aos documentários selecionados, prepara a pipoca e aproveita.
Crédito: Netflix

O Dilema das redes

No recém-lançado documentário, especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade. O filme está disponível na Netflix.

A Verdade da Mentira
As causas e as consequências da disseminação de conteúdos falsos no ambiente digital são temas do documentário “A Verdade Da Mentira” que estreia no dia 26 de outubro.

O filme ficará disponível nas plataformas digitais NET NOW, Looke e Vivo Play e também pode ser assistido no www.averdadedamentira.com.br. O canal HISTORY estreará a produção com exclusividade em PayTV no dia 08 de novembro, às 20h45.

Coronation, de Ai Weiwei (China)
O mais importante artista chinês e célebre dissidente comunista, Ai Weiwei narra em Coronation o lockdown em Wuhan, durante o surto de covid-19 em janeiro deste ano, e examina o espectro político do controle do Estado chinês do primeiro ao último dia do bloqueio na cidade.

Disponível na Mostra de São Paulo online que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro.
Kubrick por Kubrick, de Gregory Monro (França)
O jornalista e crítico parisiense Michel Ciment foi um dos poucos a conseguir vencer a resistência do fotógrafo e cineasta Stanley Kubrick a conceder entrevistas e, entre 1975 e 1987, manteve com o diretor uma série de conversas sobre seu processo criativo e os segredos de obras como O iluminado e 2001 – uma odisseia no espaço.

Disponível na Mostra de São Paulo online que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro.
Internet das coisas
Documentário sobre o  futuro do mundo hiperconectado. Ele mostra a visão de especialistas em inovações e tecnologias. Pessoas como Rob Van Kranenburg, Michael Rogers, Gabriela Augustini, Bruno Tozzini, Felipe Matos, Pedro Markun, compartilham suas opiniões sobre dispositivos futuristas e todo mundo hiperconectado.

Disponível no Youtube.

Privacidade hackeada
Entenda como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica se tornou o símbolo do lado sombrio das redes sociais após a eleição presidencial de 2016 nos EUA.

Disponível na Netflix.

Na Rota do Dinheiro Sujo
Na Rota do Dinheiro Sujo é um documentário americano em formato de minissérie que conta histórias de corrupção corporativa nos EUA.
Disponível na Netflix.
Império dos Memes
Documentário americano de 2018 que explora o estilo de vida e a jornada de quatro influenciadores da mídia social. O filme foi produzido por Bert Marcus e Cassandra Hamar Thornton.

Disponível na Netflix.
Steve Jobs — O Homem e a Máquina
O documentário examina a vida e o legado de Steve Jobs, reverenciado por muitos como um gênio ou como tirano. Usando entrevistas com pessoas próximas a ele em diferentes fases da vida, há uma busca de capturar a essência de Steve Jobs e os valores dele que moldaram a culltura do Vale do Silício.

Disponível na plataforma Looke.

Citizenfour
Depois de receber emails com mensagens criptografadas sobre o programa de vigilância ilegal da NSA, a cineasta Laura Poitras e o repórter Glenn Greewald vão a Hong Kong conhecer o remetente: Edward Snowden.

Para assistir ao filme (em inglês), basta acessar thoughtmaybe.com/citizenfour.