11 de Agosto – Dia dos Pais, Dia da Televisão, Dia do Advogado e Dia de Santa Clara

Dia dos Pais é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil.

Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.

Normalmente, neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.

Imagem para dia dos pais

Origem do Dia dos Pais

Existem relatos de que o Dia dos Pais surgiu na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão de argila para o seu pai. Nesse cartão desejava sorte, saúde e longa vida ao seu pai.

Desde a Roma Antiga, a sociedade prestava homenagem aos pais durante o mês de fevereiro. Entretanto, a tradição restringia-se a honrar os que haviam falecido.

A primeira comemoração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. A iniciativa foi da Igreja Metodista em Fairmont, West Virginia, nos Estados Unidos.

Grace Golden Clayton, uma frequentadora da igreja, apoiada por outros membros, sugeriu ao pastor a criação da celebração. A ideia era homenagear os entes queridos que faleceram meses antes na explosão de uma mina em uma cidade vizinha.

Em 1910, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia de seu aniversário: 19 de junho.

Os americanos se interessaram muito pela data. Não demorou para que a celebração se difundisse por todo o estado de Washington e, logo em seguida, se espalhasse pelo país inteiro.

Por iniciativa do presidente Lyndon Johnson, a partir de 1966, o dia dos pais passou a ser comemorado no terceiro domingo de junho. Em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.

Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal “O Globo”, onde trabalhava, Bhering difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.

Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais porque esse era o dia de São Joaquim. O santo foi o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo.

A data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles tem folga aos fins de semana.

Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil.

A televisão cumpre um papel importantíssimo na comunicação e na formação de opinião das pessoas. Trata-se de um meio barato e, portanto, presente em praticamente todos os lares. Desta forma, precisamos ser críticos com os conteúdos vinculados por este meio.

História da Televisão

O aparelho que é capaz de transmitir imagens através da captação de ondas elétricas foi inventado pelo escocês John Logie Baird. Após quase cinco anos de estudos e tentativas, Baird consegue, em 1925, obter a imagem de um rosto humano, com a definição de 30 linhas. Só para comparar, as televisões atuais têm 500 linhas de definição.

Oficialmente, seu invento foi apresentado em 1926 para os cientistas da Academia Britânica, em Londres, na Inglaterra. Com seu modelo mecânico de televisão, Baird realizou a primeira transmissão televisiva.

Dia da Televisão

Assim como a fotografia e o cinema, outros inventores estavam trabalhando num aparelho semelhante na mesma época. Desta maneira, destaca-se também o russo-americano Vladimir K. Zworykin que desenvolveu a televisão eletrônica em 1929.

Televisão no Brasil

A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi, a primeira emissora brasileira. Fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, a TV Tupi era transmitida somente em São Paulo, porém, no ano seguinte, seria inaugurada a emissora no Rio de Janeiro.

Dia da Televisão no Brasil

No Brasil, se comemora a existência da televisão no dia 11 de agosto no Brasil, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis. A data é celebrada desde 1958, quando o Papa Pio XII declarou Santa Clara como padroeira deste meio de comunicação.

Nos anos 90, houve uma mudança no calendário. Em lembrança à primeira transmissão televisiva no Brasil, o Dia Nacional da Televisão foi assinalado em 18 de setembro, através da Lei 10.255 de 9 de julho de 2001. A data já era celebrada na cidade de São Paulo desde 1993, mas com esta lei, tornou-se uma efeméride nacional.

Dia Mundial da Televisão

Apesar do Brasil comemorar a televisão dia 11 de agosto e 18 de setembro, a ONU declarou o dia 21 de novembro como o Dia Mundial da Televisão. Nesta data, no ano de 1996, foi realizado pela primeira vez o Fórum Mundial da Televisão.

Dia do Advogado é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

No dia 20 de junho se comemora o Dia do Advogado Trabalhista, especializado em defender assuntos relacionados às atividades trabalhistas.

Dia do Advogado

No Brasil, para o profissional estar apto a exercer a função de advogado é preciso concluir o curso de ensino superior em Direito e passar no Exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Origem do Dia do Advogado

O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto em homenagem a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827.

Tradicionalmente, no dia 11 de agosto, os estudantes de direito festejam o chamado “Dia da Pendura”, quando saem pelos restaurantes próximos da universidade, consomem e não pagam, pois a conta fica “pendurada” para que o dono do restaurante pague.

Em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maioDia de São Ivo, padroeiro dos advogados.

Dia Internacional da Logosofia é comemorado anualmente em 11 de agosto.

A logosofia é uma ciência criada pelo pensador e educador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que tem a finalidade de buscar o autoconhecimento do próprio indivíduo, através da revelação de conhecimentos de natureza transcendente.

O termo logosofia se originou a partir de duas palavras gregas: logos, que significa “palavra”, e o termo sophia, que quer dizer “sabedoria”, formando o significado de “a sabedoria da palavra”, conhecida como a “ciência da razão”.

Entre os principais objetivos da logosofia está o constante desenvolvimento do homem, do conhecimento de si mesmo, das leis universais, o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.

Por isso, esta data comemorativa é importante para nos lembrarmos de nos conscientizar sobre o aperfeiçoamento dos atuais modelos de ensino e aprendizagem.

Origem do Dia da Logosofia

O Dia Internacional da Logosofia é celebrado na data de aniversário de Carlos Pecotche, que nasceu em 11 de agosto de 1901, em Buenos Aires, na Argentina.

Em 1930 foi criada a Fundação Logosófica, na cidade de Córdoba (Argentina). Apenas cinco anos depois, a instituição chegava ao Brasil e hoje conta com escolas e centros de estudo espalhados por todo país.

Dia da Logosofia

Dia do Garçom é comemorado anualmente em 11 de agosto.

Esta data celebra a atividade de um dos profissionais mais adorados ou “odiados” dos restaurantes. Os garçons e garçonetes são as figuras responsáveis pelo bom atendimento e agilidade no serviço de qualquer restaurante.

As pessoas que servem os clientes são peças fundamentais, assim como os membros da cozinha, para tornar um estabelecimento famoso e de qualidade.

dia do garçom

Muitas vezes com atendimentos personalizados, os garçons acabam se transformando praticamente em personagens “folclóricos” da história de um bairro, comunidade ou mesmo cidade.

Ninguém sabe ao certo porque o Dia do Garçom é comemorado em 11 de agosto, mas o importante é lembrar deste profissional que sempre nos trata com atenção e carinho, seja na hora do almoço ou jantar.

Vem da Grécia Antiga uma frase, atribuída ao filósofo Sócrates, que sintetiza, com a maestria dos grandes pensadores, os pilares que devem sustentar o exercício da magistratura: “Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente”.

Aqueles que decidem abraçar a carreira da magistratura, se seguem esses princípios básicos, têm grandes chances de bem exercer a sensível função que lhes cabe: distribuir justiça. Essa é uma tarefa especialmente desafiante, face ao volume gigantesco de processos que não cessam de desaguar no Judiciário, todos os anos, sobrecarregando magistrados de todas as instâncias em nosso País.

Felizmente, o Brasil tem a honra de contar com um corpo de magistrados altamente qualificados. Nesse universo, são incontáveis aqueles que trabalham como verdadeiros apóstolos, com absoluta dedicação e comprometimento.

O Dia do Médico Acupunturista, 11 de agosto, coincide com o dia do reconhecimento da especialidade por meio da Resolução nº 1455, de 11 de agosto de 1995, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
O reconhecimento da especialidade deu maior destaque e credibilidade para a prática médica da acupuntura, permitindo maior interação entre os profissionais em tratamentos diversos e também estimulou a presença da especialidade nas universidades e organizações médicas.
Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde.

Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto.

A data celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida onde nos dedicamos à busca do conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam.

Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Como surgiu o Dia do Estudante?

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa.

Entretanto, segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.

A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país.

Na comemoração dos 100 anos do curso de Direito, em 1927, o advogado Celso Gand Ley, um dos participantes da celebração, propôs que o dia 11 de agosto ficasse registrado como o Dia Nacional do Estudante, que também pode ser chamado de “Dia do Aluno”.

Esta data também possui outro significado bastante importante para a classe, pois em 11 de agosto de 1937 nascia a União Nacional de Estudantes – UNE, que protege os direitos e deveres de todos os alunos do país.

O dia 11 de agosto também é dedicado aos advogados, sendo declarado o Dia do Advogado.

homenagem dia do estudante

Oração do Dia do Estudante

Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV.
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.

Data relacionadas aos estudantes

19 de maio é o Dia do Estudante de Direito, porque é o dia de Santo Ivo, o padroeiro dos advogados.

Há também um dia dedicado aos estudantes a nível internacional. Trata-se do dia 17 de novembroDia Internacional do Estudante. Essa data surgiu a partir da resistência dos estudantes à ocupação do antigo estado da Checoslováquia pelos nazistas, em 1939.

Em Portugal, o Dia Nacional do Estudante é comemorado em 24 de março. Essa data foi promulgada em 1987 pela República Portuguesa e recorda a crise acadêmica de 1962.

As Olimpíadas de Paris 2024 estão chegando ao fim. O evento, que emocionou e inspirou milhões por todo o mundo, terá seu encerramento realizado neste domingo (11) às 16h (horário de Brasília) e, ao contrário da abertura, ocorrerá em um ambiente fechado, o Stade de France.

Após as polêmicas causadas pela abertura, os organizadores do evento estão cautelosos para a realização da cerimônia de encerramento. Thomas Jolly, que também dirigiu a celebração de início dos jogos, comandará a festa que promete transformar o estádio olímpico em um grande teatro com mais de 2.800m² de palco.

Santa Clara, patrona da televisão

Origens

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, em uma nobre família. Destacou-se pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, apaixonou-se por esse estilo de vida.

Encontro com Francisco de Assis

Em 1212, quando tinha apenas dezenove anos, a jovem abandonou o seu lar para ir ao encontro de Francisco de Assis, na igreja de Santa Maria dos Anjos. Ela cortou o cabelo e vestiu um modesto hábito de lã, além disso, pronunciou os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência.

Clara foi, primeiro, para o mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas. Pouco depois, foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela.

Clarissas

Ao se dirigir ao convento de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início a uma nova vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de “Damianitas”, depois, como Clara escolheu, elas foram chamadas de “Damas Pobres” e, finalmente, de “Clarissas”.

Seguindo as orientações de Francisco, em 1216, Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa. Porém, conseguiu o “privilégio da pobreza” do Papa Inocêncio III, mantendo o carisma franciscano.

Patrona da televisão 

Em 1226, Francisco de Assis morreu, e Clara acompanhou o funeral dele sem sair do quarto, já que estava doente. Ela via as imagens como se projetadas na parede. Anteriormente a isso, ela teve esse mesmo tipo de visão em uma noite de Natal, quando viu o presépio e pôde assistir ao santo ofício que acontecia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão”.

Outro grande feito dessa santa foi a expulsão dos turcos muçulmanos da cidade de Assis. Ela portava nas mãos o Santíssimo Sacramento.

Páscoa

Santa Clara faleceu, no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Foi canonizada no ano de 1255, pelo Papa Alexandre IV.

Minha oração

“Santa Clara, que, seguindo os passos de São Francisco de Assis, iluminou o mundo com a vossa obediência ao Senhor, ajudai-nos a ter um coração como o vosso: humilde, pobre e temente a Deus. Amém!”

Santa Clara, patrona da televisão, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 11 de agosto:

  • Em Comana, no Ponto, hoje Gumenek, na Turquia, Santo Alexandre, chamado o Carvoeiro, bispo. († s. III)
  • Em Roma, no cemitério “Ad Duas Lauros”, junto à Via Labicana, São Tibúrcio, mártir. († s. III-IV)
  • Também em Roma, a comemoração de Santa Susana. († data inc.)
  • Em Assis, na Úmbria, hoje na Toscana, região da Itália, São Rufino, que é considerado o primeiro bispo desta cidade e mártir. († c. s. IV)
  • Em Benevento, na Campânia, também região da Itália, São Cassiano, bispo. († s. IV)
  • Em Évreux, na Gália, hoje na França, São Taurino, que é venerado como primeiro bispo desta cidade. († c. s. V)
  • Na Irlanda, Santa Atracta, abadessa, que, segundo a tradição, recebeu das mãos de São Patrício o véu das virgens. († s. V)
  •  Na província de Valéria, hoje na Úmbria, região da Itália, Santo Equício, abade. († a. 571)
  • Em Cambrai, na Austrásia, atualmente na França, São Gaugerico, bispo. († c. 625)
  • Em Arles, na Provença, também na atual França, Santa Rustícola, abadessa, que dirigiu santamente as monjas durante quase sessenta anos. († 632)
  • Em Gloucester, na Inglaterra, os beatos João Sandys e Estêvão Rowsham, presbíteros, e Guilherme Lampley, alfaiate, mártires. († 1586, 1587, 1588)
  • Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato João (Tiago Jorge Rhem), presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir. († 1794)
  • Em Milão, na Itália, o Beato Luís Birághi, presbítero da diocese de Milão, fundador da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina. († 1879)
  • Em Agullent, povoação do território de Valência, na Espanha, o Beato Rafael Afonso Gutiérrez, mártir. Com ele comemora-se também o beato mártir Carlos Díaz Gandia. († 1936)
  • Em Prat de Compte, povoação próxima de Tarragona, também na Espanha, o Beato Miguel Domingos Cendra, religioso da Sociedade Salesiana e mártir. († 1936)
  • Nos confins do Tibete, o Beato Maurício Tornay, presbítero e mártir. († 1949)
  • Fontes:
  • vatican.va e vaticannews.va
  • Martirológio Romano – liturgia.pt
  • Arquisp.org.br

– Produção e edição: Bianca Vargas