Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
No dia 11 de janeiro é celebrado no Brasil o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data tem os objetivos de conscientizar a população sobre os riscos que o uso de agrotóxicos pode trazer, tanto para a saúde como para o meio ambiente, e de informar sobre maneiras mais saudáveis de se produzir alimentos.
Mas o que são agrotóxicos?
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, agrotóxicos são produtos químicos, físicos ou biológicos que são utilizados com o intuito de alterar a composição química da flora e da fauna, a fim de preservá-las. No entanto, os agrotóxicos causam impactos adversos para os animais, plantas e água, além de estarem associados a doenças que acometem os humanos, como vários tipos de câncer.
Origem do Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos
O Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos foi estabelecido pelo Decreto nº 98.816/90, que determinou mais rigor no registro, controle, inspeção e fiscalização no uso de agrotóxicos, bem como atenção aos seus componentes. Ao contrário do que muita
Nossa Senhora de Lourdes, intercessora dos doentes
Intercessora dos doentes
A Santíssima Virgem Maria, a Mãe de JESUS, é, por excelência, santa entre os santos. Nas suas dezenas de aparições reconhecidas pela Santa Igreja Católica está a de Lourdes. A partir dessa aparição, Nossa Senhora, neste título de Lourdes, é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que lhe apresentam situações de saúde, tornando-se assim, a padroeira dos doentes.
Aparição
Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras de 11 de fevereiro.
Escritos
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Nossa Senhora de Lourdes e a conversão para os pecadores
Conversão para os pecadores
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu a conversão dos pecadores pela oração, conversão e penitência.
Contexto
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja, que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local, lá onde as multidões afluem, o clero e vários Papas estiveram.
Oração – proteção e refúgio
“Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes, que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que, com a Sua morte e ressurreição, venceu o poder do mal e da morte.”
Nossa Senhora de Lourdes, intercedei por nós!
Outros santos e santas celebrados em 11 de fevereiro:
- Santa Soter, virgem e mártir em Roma [† c. 304]
- São Castrense, mártir na Itália [† data inc.]
- São Secundino, bispo na Itália [† s. V/VI]
- São Severino, abade na França [† s. VI]
- São Gregório II, papa [† 731]
- São Pascoal I, papa [† 824]
- Santo Ardão, abade na França [† 1066]
- São Pedro Maldonado, presbítero e mártir, morto com golpe na cabeça enquanto celebrava Missa [† 1937]
Fontes:
- Livro – Devocionário de Nossa Senhora de Lourdes [Ed CN]
loja.cancaonova.com/livro-devocionario-nossa-senhora-de-lourdes - vatican.va
- Martirológio Romano
- Liturgia das Horas
Pesquisa e Redação:
Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova