11 RC Mec realizou Solenidade da entrega da Boina Preta em Ponta Porã

Exercito - Foto Lile Correa
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on print
Share on whatsapp

11 RC Mec realizou Solenidade da entrega da Boina Preta em Ponta Porã

Boina Preta: Simbolo do Combatente Blindado
Lile Corrêa*
Na sexta-feira, dia 24 de julho, o Regimento Marechal Dutra  realizou a solenidade de entrega da Boina Preta, “Símbolo do Combatente Blindado”, para 129 soldados incorporados no ano de 2020,  ao término da segunda semana verde, coroando a formação do combatente básico mecanizado.
A cerimônia este ano por causa da Pandemia não contou com a presença dos familiares e amigos dos recrutas e foi presidida pelo Comandante do 11 RC Mec Tenente Coronel de Cavalaria Sergio Firmino.
A entrega da boina representa a conclusão da primeira fase de instrução básica militar, quando o soldado está finalmente apto para integrar frações de combate, após haver superado árduas semanas de instrução e de exercícios no campo. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro “batismo” de um militar, sendo oficialmente reconhecido como combatente básico de tropas blindados do Exército Brasileiro.

De acordo com o Tenente Coronel Sergio Firmino “em virtude da pandemia COVID-19, a cerimônia foi  realizada sem a presença de público, mas no intuito de proporcionar aos familiares e amigos a possibilidade de testemunhar essa grande conquista na trajetória militar de nossos soldados, a solenidade foi transmitida ao vivo, por meio da página do 11° RC Mec, no facebook e pelos amigos da Imprensa (Pontaporainforma e Clube de Imprensa)

Fotos: Lile Corrêa