11º RC MEC COMEMORA SEUS 101 ANOS EM PONTA PORÃ

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Share on print

Personalidades foram homenageadas com a medalha “Marechal Dutra” e o Diploma “Amigo do Regimento Marechal Dutra”

Lile Corrêa*

Ponta Porã (MS) – Na manhã de sexta-feira, dia 11 de dezembro, foi realizada uma formatura militar em comemoração aos 101 anos de criação do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Na oportunidade, militares do Regimento, bem como algumas autoridades e personalidades civis foram condecoradas com medalhas militares e agraciadas com a medalha “Marechal Dutra” e o Diploma de “Amigo do Regimento”, em reconhecimento aos serviços prestados ao Exército e ao Regimento Marechal Dutra.

Cabe, ainda, destacar a condecoração do Soldado MOREIRA, como praça mais distinta da turma de soldados incorporados em 2020 e a entrega de Certificados aos Soldados de melhor aptidão física e ao tiro no ano de 2020.
A solenidade sob o comando do Tenente Coronel Sérgio Firmino, foi realizada no âmbito interno, com número restrito de convidados, respeitando-se as medidas de prevenção ao COVID-19.

Histórico do 11º RC Mec

O 11º R C Mec foi criado em 1919, pelo Decreto número 13.916 de 11 de dezembro, quando o então Presidente da República Epitácio Pessoa, criou o 11º Regimento de Cavalaria Independente (11º R C I), sendo construido a partir de 1921 na cidade de Ponta Porã. Sua missão era proteger a fronteira oeste do Brasil. Segundo Acyr Vaz Guimarães, em seu livro “História dos Municípios (1992)”, Pandiá Calógeras nessa época ministro da guerra, nomeou como diretor de engenharia da construção da organização militar, o major Cândido Rondom que ja estivera em 1905 em Ponta Porã, ficando esse encarregado pela construção do quartel em 1921.

Em 20 de março de 1991, através da Portaria Ministerial Nr 148, de 14 de março de 1991, o Regimento recebeu a denominação histórica de “Regimento Marechal Dutra”, como justa homenagem ao Marechal Eurico Gaspar Dutra, que comandou, como Tenente-Coronel, o 11º RCI no período de 16 de dezembro de 1930 à 11 de junho de 1931.

Devido à excelência de suas dependências e ao estado de conservação de suas viaturas, o Regimento recebe anualmente integrantes da EsSA, AMAN, EsAO, ECEME e do Centro de Instrução Pára-quedista Gen Penha Brasil, para a realização de diversos PCI (Pedido de Cooperação de Instrução). Devemos destacar, também, a participação do “Onze” nas Temporadas Hípicas do Troféu Guaicurus, onde o Regimento sempre se destaca, vencendo diversas provas.

O Regimento Marechal Dutra vem se destacando, desde sua instalação em Ponta Porã-MS, cumprindo suas missões regulamentares e preparando seus homens para a defesa de nosso território. Seus integrantes, com grande espírito de vibração, continuam mantendo as tradições de seu passado histórico, honrando o “Sentinela Avançada da Fronteira”.

Consul Vitor Hugo Irigaray recebe a Medalha “Marechal Dutra” das mãos do Comandante Ten Cel Sergio Firmino

Com informações e Fotos RP 11 RC Mec*