Clube de Imprensa

12 de Dezembro – Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Dia Internacional da Saúde Universal e Aniversário de Belo Horizonte

O Dia de Nossa Senhora de Guadalupe se comemora anualmente em 12 de dezembro.

Neste dia, se festeja o milagre a impressão da imagem de Nossa Senhora no manto do indígena Juan Diego.

Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do México, Filipinas, de todo continente americano; e das crianças que correm perigo de não nascer.

Origem de Nossa Senhora de Guadalupe

Conta-se que um índio da etnia chichimeca, chamado Juan Diego, viu a Virgem Maria quatro vezes entre os dias 9, 10 e 12 de dezembro, na localidade de Tepeyac, atual Cidade do México. Nessas aparições, Ela lhe teria pedido que comunicasse ao bispo Juan Zumárraga seu desejo de que se levantasse um templo em sua honra.

O índio a princípio recusou a tarefa, mas levou a mensagem ao bispo mesmo assim. Este, por sua vez, lhe pediu uma prova, a fim de averiguar a veracidade do que afirmava Juan Diego.

Guadalupe

No dia 12, a Virgem Maria lhe dá a prova pedida, que seriam as rosas que teriam brotado milagrosamente em pleno inverno. Ao chegar diante do bispo, Juan Diego abre sua “tilma” (espécie de poncho) e, além das rosas, se descobre que ficou impressa nesta roupa, a imagem de uma mulher que foi identificada como Nossa Senhora.

A origem do nome Guadalupe seria o modo como o bispo, que era espanhol, entendeu o nome indígena pronunciado por Juan Diego: coatlaxopeuh. Esta palavra significa “aquela que aplasta a cabeça da serpente”.

A palavra “guadalupe”, porém, é de origem árabe e é o nome de uma imagem de Nossa Senhora venerada na Espanha.

Os Olhos de Nossa Senhora de Guadalupe

A devoção de Nossa Senhora de Guadalupe atravessou os séculos e faz parte da identidade mexicana.

A imagem foi objeto de inúmeras investigações científicas e numa delas, oftalmologistas mexicanos descobriram que os olhos da imagem possuem as mesmas propriedade que um olho humano.

Em 1979, o Dr. José Aste Tönsmann analisou os olhos de Nossa Senhora de Guadalupe com a técnica de digitalização, a mesma que se usa para analisar as fotos de satélites.

Ali descobriu que refletidos nos olhos estavam gravados treze pessoas e se vê a figura de Juan Diego, do bispo Juan Zumárraga, além da cena da impressão da imagem na tilma.

O aniversário de Belo Horizonte é celebrado no dia 12 de dezembro.

Neste dia, no ano de 1897, foi fundada a cidade, a primeira a ser planejada no Brasil.

Segundo dados do IBGE de 2017, a capital mineira tem 2 523 794 habitantes e é considerada a 45ª melhor cidade do mundo para se viver, entre 100 cidades do mundo.

História de Belo Horizonte

A capital da província de Minas Gerais era a cidade de Ouro Preto. No entanto, com a proclamação da República, em 1889, muitos pensavam que o município não era mais digno de abrigar a capital do novo estado.

Por isso, começa a se discutir a transferência da capitalidade para outro lugar. Na verdade, buscava-se apagar o passado colonial e português e assim fazer uma nova cidade com ideias consideradas modernas na época.

Vista de BH

O arraial de Curral del Rei foi escolhido para a localização da nova capital. Para isso, foram desapropriadas 427 imóveis entre casas e fazendas. Igualmente, duas igrejas foram derrubadas para dar lugar a templos de acordo com as correntes artísticas daquele momento.

O traçado, de autoria do engenheiro Arão Reis, foi inspirado na cidade Washington, nos Estados Unidos.Tudo era planejado, inclusive, o nome das ruas que homenageavam os estados brasileiros, tribos indígenas e figuras históricas.

Apesar de polêmica, com a transferência, os habitantes de Ouro Preto acabaram preservando os maiores tesouros do passado colonial das Américas. Por sua vez, os mineiros ganharam uma cidade moderna que encanta a todos que a conhecem.

Festa do Aniversário de Belo Horizonte

As festas pelo aniversário da cidade têm mais de trezentas atividades gratuitas e os grandes shows acontecem na Praça da Estação.

Aulas de dança, poesia, atividades artísticas para todas as idades são oferecidas pela prefeitura a fim de marcas este dia tão importante para os belo-horizontinos.

Nesta terça-feira, 12 de dezembro, é celebrado o Dia do Plano Nacional de Educação (PNE), uma data comemorativa oficial do Brasil. Em 2014, o Congresso Nacional sancionou o PNE com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação no país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela produção de estudos para subsidiar o monitoramento do PNE, realizado por meio da publicação de Relatórios de Monitoramento, a cada dois anos; estudos e pesquisas da Série PNE em Movimento e dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais; e pelo Painel de Indicadores.

O Dia Mundial da Saúde Universal, também chamado de Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde é celebrado anualmente em 12 de dezembro. A data foi criada por meio da Resolução 72/138 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2017.

A aprovação da resolução foi o ponto de partida para que o Grupo do Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificassem a Cobertura Universal de Saúde como prioridade a todas as nações e imprescindível para o alcance do desenvolvimento sustentável, reafirmando, assim, a saúde como direito humano. Desde então, deu-se início à luta pelo direito à cobertura de saúde a todas as pessoas até 2030, data para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Data de 12 de dezembro foi escolhida pela Assembleia Geral em 2017; Resolução 71/275 lembra artigo 2 da Carta da ONU e a obrigação de Estados-membros de resolver disputas internacionais por meios pacíficos e evitando ameaça ou uso da força em suas relações; enviados especiais têm papel importante para conter tensão e mediar conflitos.