O Dia Nacional dos Supermercados ou simplesmente Dia dos Supermercados é comemorado anualmente em 12 de novembro.
A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do supermercado.
O supermercado é o lugar onde a maioria das pessoas faz suas compras, pois reúne todos os produtos necessários para o consumo, como carnes, legumes, peixes, cereais, pães e dezenas de outras coisas, incluindo objetos de decoração, roupas e eletrodomésticos, por exemplo.
Muitos supermercados das regiões sudeste, sul e nordeste do Brasil costumam fazer promoções, descontos e campanhas especiais no Dia dos Supermercados, data que não é muito popular entre os clientes.
O Dia Nacional dos Supermercados é celebrado em 12 de novembro por causa da lei que regulamentou a profissão de supermercadista no Brasil.
Em 12 de novembro de 1968, o Decreto de Lei nº 7.208, oficializou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Neste mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.
O Dia Mundial da Pneumonia ou World Pneumonia Day (em inglês) é celebrado em 12 de Novembro.
A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção contra a pneumonia, principalmente a pneumonia infantil – a principal causa das mortes de crianças com menos de 5 anos de idade no mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança morre de pneumonia no mundo a cada 20 segundos.
A pneumonia é uma doença pneumocócica, ou seja, que ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários microorganismos, entre vírus e bactérias.
A princípio, a pneumonia pode apresentar sintomas semelhantes aos de resfriados e gripes, como febre alta, tosse, dores no corpo e mal-estar generalizado. Porém, com mais de quatro ou cinco dias de febre alta, a pessoa deve estar atenta ao aparecimento de outros sintomas que possam indicar a doença.
Sintomas da pneumonia
Os principais sintomas da pneumonia são:
- dores no tórax
- expetoração com secreção amarela (por vezes com sangue);
- falta de ar
- febre
- tosse forte
Prevenção contra a pneumonia
A melhor prevenção contra a pneumonia é a vacinação contra os principais agentes causadores da doença (exemplo: pneumococcus).
Para proteger as crianças com menos de cinco anos da pneumonia, existem algumas indicações:
- alimentar o bebê apenas com leite materno durante os seis primeiros meses de vida, no mínimo;
- lavar bem as mãos e todos os utensílios do bebê antes que entrem em contato com a criança;
- evitar ambientes com atmosfera poluída, como fumaça de cigarro;
Dia 12 de Novembro de 1973, essa foi a data instituída como o nascimento do hip-hop com a fundação da Zulu Nation (Nova Iorque – Bronx), a pioneira e mais importante organização do hip-hop mundial.
Na década de 1970, há cerca de 50 anos atrás na quebrada do Bronx, gueto de Nova Iorque, nascia a nossa aclamada e querida cultura/movimento Hip Hop. Através de sonoridades únicas com influência de estilos musicais de origem afrodescendentes, como o funk, RnB, o blues, rock, reggae e jazz.
O jamaicano Clive Campbell, mais conhecido como Kool Herc, foi o primeiro DJ a definir o perfil do movimento em seus eventos, fortemente influenciado pela cena sound system de Kingstown, terra natal do artista, organizava junto com “Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash” festas no quarteirão do Bronx, conhecidas como block parties.
As festas mesclavam suas experiências musicais, com novas experimentações com vinis, isolando a parte instrumental de faixas clássicas e a transformando com outras batidas integradas. Buscando causar a melhor sensação e vibe no público presente. Claro, também com suas fortes críticas sociais.
A organização não-governamental Zulu Nation, pioneira do movimento Hip Hop, foi criada em 1974
Em 1974 foi criada finalmente a organização não-governamental Zulu Nation, que além de organizar reuniões com o propósito de atrair os jovens e apresentar o Hip Hop como uma alternativa para as gangues e drogas, realizava festas e discursos preciosos para os jovens afrodescendentes e periféricos da época.
Bambaataa é conhecido como o padrinho do Hip Hop, pois foi ele quem reuniu os elementos centrais desta cultura: o Djing (base musical), o MCing (canto), o B-boying (dança) e o Graffiti Writing (arte visual). Trabalhando em conjunto com seus manos da Zulu Nation.
O Dia Nacional do Inventor que foi estabelecido pela Lei nº 12.070 de 29 de outubro de 2009.
Essa data comemorativa, inicialmente, do Estado do Rio de Janeiro, e depois de todo o Brasil tem por fim, marcar a data em que o aviador e inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, ao voar 220 metros com o seu 14-bis na cidade francesa de Paris, depois de 4 tentativas, bateu o recorde de então e conquistou o Prêmio do Aeroclube da França, instituído em 1904 e prometido então àquele que se convertesse no 1º a percorrer a distância de 100 metros voando em avião.
Por Letícia Ávila – Fundação Neotrópica do Brasil
Dia 12 de novembro é considerado o Dia do Pantanal.
Mas você sabe de onde a data surgiu? A data foi instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e também por uma lei estadual do Mato Grosso do Sul, em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que morreu em 2005, após atear fogo ao próprio corpo em protesto para a defesa do bioma.
Com o título de maior planície alagada do mundo e Reserva da Biosfera ratificada pela Unesco, o Pantanal se estende por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bolívia e Paraguai e é rico em paisagens cênicas e possui alta biodiversidade (ICMBio).
Com uma área aproximada de 210 mil km² no Brasil, o ecossistema mantém cerca de 80% da sua cobertura vegetal nativa, abrigando cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 espécies de peixes.
A Fundação Neotrópica do Brasil trabalha, desde 1993, com a conservação da natureza em Bonito e região. Trabalhamos pela preservação dos três biomas presentes em Mato Grosso do Sul: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A foto do post é do Projeto de Monitoramento do Rio Salobra, na parte do Pantanal em Miranda.
O Dia do Diretor Escolar, ou simplesmente Dia do Diretor, é comemorado em 12 de novembro.
Esta data celebra o profissional responsável por gerir a escola garantindo o seu funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores dos colégios. É ele também que tem a responsabilidade de manter as normas em cumprimento e supervisionar o projeto pedagógico.
Em alguns estados brasileiros, o Dia do Diretor de Escola é comemorado em 18 de outubro. Em São Paulo, por exemplo, a Lei nº 10.927, de 11 de outubro de 2001, declara o dia 18 de outubro como o dia oficial do Diretor de Escola no estado.
Em outros estados do país, como o Paraná, Maranhão e Pernambuco, a data é celebrada em 12 de novembro.
12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita. Em 2007, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) criou o dia com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas.
Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.
O Dia foi criado para orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas. A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.
Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes:
– Social: conscientizando a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita;
– Educativa: Disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita; e
– Prática: Buscando criar recursos para a aquisição, doação e instalação de equipamentos de Desfibrilação Externa Automática (DEA) em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, praças esportivas e estádios de futebol e em shopping centers, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.
São Josafá, o incessante zelo ao seu povo à unidade católica
Origens
João Kuncewicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos cismáticos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana. Com a mudança de vida, mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante; até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio.
Ordenação
Como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor em 1609, quando foi ordenado. Em seguida, nomeado superior dos conventos de Briten e, logo depois, arquimandrita de Vilna.
Virtuoso
Dotado de muitas virtudes e dons, tornou-se Arcebispo de Polotsk, sede primacial dos Rutenos, em 1617. Lutou pela formação do clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos.
São Josafá havia um grande coração para acolher os necessitados
Caridade
As portas de sua casa e do seu coração estavam sempre abertas para acolher os pobres e necessitados. Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana, por isso, conseguiu levar muitos a viver unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de “uniatas”, ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstolos, segundo os ortodoxos.
Unificação da Igreja
Dedicou-se no trabalho de unificação das Igrejas, buscando remover o cisma e reconduzir os hereges e cismáticos à união com a Cátedra de São Pedro. Seu apostolado foi coroado com êxito, pois muitos hereges voltaram ao seio da Igreja.
Páscoa
Seu zelo pelas causas da Igreja resultou em muitas perseguições, calúnias e oposições por parte dos cismáticos. Aconteceu que, em 1623, numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi preso a um cão morto e lançado num rio. Dessa forma, entrou no Céu, donde continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos, mais tarde, converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Via de Santificação
Reconhecido pela Igreja por suas virtudes heroicas e, sobretudo, pela santidade de seu martírio, São Josafá foi solenemente canonizado por Pio IX em 1867.
Minha oração
“Santo bispo, combatente dos hereges e cismáticos, dai-nos a mesma busca pela unidade na verdade. Com teu pastoreio, ponha-nos diante do nosso Salvador, a fim de adorá-Lo e amá-Lo acima de tudo. Intercedei pela Igreja e seus membros desgarrados. Amém.”
São Josafá, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 12 de novembro
- Em Ancira, na Galácia, hoje Ancara, na Turquia, São Nilo, abade. († c. 430)
- Em Mull, ilha da Escócia, São Macário, bispo, oriundo da Irlanda, que é considerado discípulo de São Columba e fundador desta Igreja. († s. VI in.)
- Em Vienne, na Borgonha, atualmente na França, Santo Hesíquio, bispo. († d. 552)
- Nos montes da região de Cogolla, perto de Berceo, na atual Espanha, Santo Emiliano, presbítero. († 574)
- Em Colónia, na Austrásia, atualmente na Alemanha, São Cuniberto, bispo. († 663)
- Em Daventer, na Frísia, na atual Holanda, São Lebuíno ou Livino, presbítero. († c. 775)
- Em Kasimierz, junto ao rio Warta, na Polónia, os santos Bento, João, Mateus e Isaac, mártires. Com eles se comemora também Cristiano. († 1003)
- Em Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato João Cíni, que passou do serviço militar ao serviço divino na Ordem Terceira de São Francisco. († c. 1335)
- Em Alcalá de Henares, na Espanha, São Diogo, religioso da Ordem dos Menores. († 1463)
- Em Tuliman, cidade do México, São Margarido Flores, presbítero e mártir. († 1927)
- Em Alcúdia de Carlet, localidade da província de Valência, na Espanha, o Beato José Medes Ferrís, mártir. († 1936)
Fonte:
- Livro ‘O Santo do dia’ – Dom Servilio Conti, I.M.C
- Martirológico Romano
– Produção e edição: Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova