12 de Setembro – Dia do Médico Urologista e Santíssimo Nome de Maria e São Bernardo

A Associação dos Professores de Educação Física do Rio de Janeiro fundada em 29 de Março de 1946, em seu boletim informativo nº 261 de 1976, noticia que 12 de Setembro de é oficialmente o DIA DA RECREAÇÃO, pois em 12 de Setembro de 1957 foi fundada a Associação Brasileira de Recreação (ABDR). 

Foi oficialmente instituída pela Lei Estadual n. 2.162, de 14 de Janeiro de 1973, projeto do Deputado Frederico Trotta, o “Dia da Recreação”, para ser comemorado dia 12 de Setembro, data de fundação da ABDR

O Dia do Operador de Rastreamento, celebrado em 12 de setembro, é uma data que homenageia os profissionais responsáveis pela monitorização e rastreamento de veículos, cargas e pessoas. Esses operadores desempenham um papel crucial na logística moderna, garantindo que as mercadorias cheguem ao seu destino de forma segura e eficiente. A importância dessa profissão tem crescido com o avanço da tecnologia e a necessidade de segurança no transporte de bens.
Dia do Programador 

A data teve origem na Rússia, no ano de 2002, quando Valentin Balt, funcionário de uma empresa de webdesign, coletou assinaturas entre os seus colegas de trabalho, pensando na criação da data em homenagem aos programadores.

Sua ideia era reunir o maior número de assinaturas e encaminhá-las ao governo, para ter o reconhecimento. Mas foi apenas em 2009 que a data foi homologada pelo então presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev.

Hoje, o Dia do Programador é celebrado globalmente, tornando-se uma data significativa para a comunidade de tecnologia em diversos países ao redor do mundo.

O Dia do Médico Urologista, celebrado em 12 de setembro, tem por objetivo contribuir para a conscientização do homem brasileiro quanto à necessidade de cuidar melhor da própria saúde, consultando um médico especializado em diagnosticar e tratar problemas específicos do sistema geniturinário.

A urologia é a especialidade da medicina que trata os distúrbios do sistema genital masculino e do aparelho urinário de ambos os sexos.
Os médicos urologistas têm importante papel a desempenhar na atenção à saúde, especialmente do homem, pois cabe a eles diagnosticar e tratar doenças como cânceres de próstata e pênis, infertilidade, disfunção erétil, incontinência urinária, além de atuar na prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

O dia 12 de setembro foi escolhido como o Dia do Urologista por ser a data de nascimento do médico urologista e grande político brasileiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, aclamado, em outubro de 2005, como patrono da urologia brasileira.

Santíssimo Nome de Maria e São Bernardo

História
O culto ao Santíssimo Nome de Maria recorda o amor da Mãe de Deus pelo seu Filho e por cada um dos filhos que o próprio Jesus lhe confiou antes de morrer: “Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe” ( Jo 19,27). O culto difundiu-se ao longo dos séculos por toda a Igreja, e os Papas enriqueceram esta devoção com as indulgências, que já se faziam presentes no século XII para fortalecer o culto ligado a Mãe de Jesus.

Em 1513, o Papa Júlio II concedeu apenas à diocese de Cuenca, na Espanha, uma festa em homenagem ao nome de Maria realizada no dia 15 de setembro. São Pio V suprimiu-a; o Papa Sisto V restaurou-a trazendo-a para 17 de setembro; e somente com o Papa Clemente X, em 1671, a festa foi estendida a toda a Espanha. Depois da vitória conquistada em nome de Maria contra os turcos por João Sobieski, rei da Polônia, em 1683, o beato Papa Inocêncio XI estendeu esta festa a toda a Igreja, marcando-a para 12 de setembro de 1683.

São Bernardo
“Se surgirem os ventos da tentação,
se você tropeçar nas rochas das tribulações,
olha a estrela, invoca Maria.
Se você é sacudido pelas ondas do orgulho,
de detração, de inveja: olha a estrela, invoca Maria.
Seja raiva, ou avareza, ou a tentação da carne
eles sacodem o barco da alma: olhe para Maria.
Se você, perturbado pela enormidade do pecado,
cheio de confusão pela feiura da consciência,
intimidado pelo teor do julgamento,
você começa a ser engolido pelo abismo da tristeza,
do abismo do desespero: pense em Maria.
Nos perigos, nas angústias, nas incertezas,
pense em Maria, invoque Maria.
Ela nunca deixa seu lábio,
nunca deixa seu coração;
e para que você obtenha a ajuda de sua oração,
nunca se esqueça do exemplo de sua vida.
Se você o seguir, não poderá se desviar;
se você orar a ela, não poderá se desesperar;
se você pensa nela, não pode errar.
Se ela o segura, você não cai;
se ela o protege, você não precisa temer;
se ela o guia, não se canse;
se ela o for propícia, alcançará a meta”.