13 de Agosto – Dia do Médico Psiquiatra, Dia dos Santos: Ponciano, Hipólito e Santa Dulce

Durante muito tempo eles foram colocados à margem da sociedade. É por isso que, no dia 13 de agosto, é comemorado o Dia do Canhoto, data que promove um mundo mais inclusivo e compreensivo.

Alvo de preconceito, os canhotos eram vistos como inferiores, associados ao pecado e até ao demônio. Hã?!? É verdade! E para “corrigir” isso, pais e professores obrigavam as crianças canhotas a usar a mão direita.

Parte disso decorre de um problema linguístico, em que a palavra canhoto significava incorreto e desajeitado, ao contrário da palavra destro, que significava correto e habilidoso.

O que não se sabia é que, possivelmente, a habilidade com a mão esquerda tenha origem genética. Não se sabia também do desempenho que eles apresentam em algumas áreas, conforme estudos que vão sendo desenvolvidos atualmente.

mão esquerda com carinha feliz desenhada na palma_gerada por IA

Bem, e é para ajudar os canhotos a se orgulharem do fato de serem canhotos que esse dia surgiu, afinal, eles representam 10% da população mundial, portanto, merecem ser reconhecidos.

Além disso, há muita gente habilidosa que é canhota. Vamos saber quem são elas?

Famosos canhotos e super talentosos

Albert Einstein

Albert Einstein: físico alemão que elaborou a famosa Teoria da Relatividade.

Ayrton Senna: tricampeão mundial brasileiro de Fórmula 1.

Beethoven: compositor de obras famosas como a Nona Sinfonia.

Bill Gates: dono da maior empresa de informática do planeta, a Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo.

Gandhi: líder nacionalista indiano.

Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração, comandou a banda americana Nirvana nos anos 90.

Leonardo da Vinci: um dos mais completos e importantes artistas da história.

Machado de Assis: escritor brasileiro e autor de obras icônicas como, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Marie Curie: a cientista responsável pelo desenvolvimento da teoria da radioatividade, que venceu o Prêmio Nobel de Física e o Prêmio Nobel de Química.

Paul McCartney: baixista dos Beatles.

Pelé: o atleta do século XX chutava com a direita, mas escrevia com a esquerda.

Desafios enfrentados pelos canhotos todos os dias

Como a maior parte da população é destra, os utensílios e objetos construídos para facilitar o dia a dia das pessoas foram feitos predominantemente para pessoas que utilizam a mão direita.

Se você não convive com canhotos, talvez nunca tenha pensado em como é difícil para eles usarem tesouras, ou tocarem violão, por exemplo, feitos para destros.

Mas, nos últimos anos, os canhotos puderam comemorar muitas conquistas, como, por exemplo: o caderno de argolas para canhotos. Pense comigo: não deve ser fácil escrever até o fim da linha e esbarrar naquelas argolinhas, não é?

E numa casa em que a maioria é destra, ser canhoto é um desafio: imagine o desconforto que é lavar a louça e colocá-la no escorredor, que fica do lado direito?

Se você é canhoto,

  1. pesquise produtos específicos para canhotos e invista em algo que ainda não tem.
  2. presentei um amigo canhoto com um produto específico, afinal, uma comemoração dessas merece um presentinho, não é verdade?
  3. reúna todas as pessoas canhotas que conhece e façam uma festa. Troquem as suas experiências e compartilhe as novidades dos produtos. Orgulhe-se de ser canhoto!

Se você é destro, tente fazer tudo com a mão esquerda nesse dia. Vai ver com a partir dessa experiência passará a dar mais valor ao seu amigo canhoto.

O que dizem sobre as habilidades dos canhotos?

Além de frequentemente terem que aprender a usar utensílios feitos para destros, como abrir latas com habilidade, os estudos dizem que os canhotos são melhores em:

  • habilidades criativas e de resolução de problemas, como Matemática e jogo de xadrez
  • atividades artísticas, como desenho e música
  • habilidades esportivas, surpreendendo os adversários com movimentos inesperados.

Como surgiu o Dia do Canhoto?

O Dia do Canhoto foi criado em 13 de agosto de 1992, por iniciativa do clube britânico Left-Handers Club, o Clube dos Canhotos, que surgiu em 1990 com o objetivo de lutar contra o preconceito e as dificuldades enfrentas diariamente pelos canhotos.

Dia do Economista é comemorado no dia 13 de agosto.

O economista é o profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais, visando produzir e distribuir bens e serviços.

Na prática, o economista é um profissional multifuncional, atuando tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.

O profissional que deseja atuar como economista deve concluir o curso de ensino superior em Economia, também conhecido como Ciências Econômicas, para poder estar apto a entrar no mercado de trabalho. O curso de bacharelado tem a duração de quatro anos e pode ser feito na modalidade presencial ou à distância, sistema reconhecido pelo MEC.

Origem do Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto porque foi nessa data que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei Nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil.

Economistas Famosos

Karl Marx
Karl Marx foi um dos mais importantes economistas e críticos do sistema capitalista
  • Adam Smith (1723-1790)
  • Karl Marx (1818-1883)
  • John Maynard Keynes (1883-1946)
  • David Ricardo (1772-1823)
  • Alfred Marshall (1842-1924)
  • Irving Fisher (1867-1947)
  • Joseph Schumpeter (1883-1950)
  • Friedrich Hayek (1999-1992)
  • Joan Robinson (1903-1983)
  • Milton Friedman (1912- 006)
  • Douglass North (1920-2015)
  • Robert Solow (1924-)

Dia de São Ponciano e Santo Hipólito é celebrado em 13 de agosto.

Ponciano e Hipólito viveram durante o século III, numa época onde a Igreja voltou a ser fortemente perseguida pelo Império Romano, sob o comando de Maximino.

Devido a divisões existentes dentro da própria Igreja, tanto Ponciano como Hipólito eram considerados Papas. Este último era tido como um dos escritores mais detacados da Igreja e não concordava com algumas posições abandonadas pelo clero naquela época, como o desleixo para com a tradição apostólica, por exemplo.

Ao lado de Ponciano, que havia sucedido o Papa Calixto, Hipólito se autodeclarou Papa. No entanto, devido a perseguição religiosa, ambos foram capturados e mantidos prisioneiros em Sardenha, onde foram martizados e mortos.

Oração a São Ponciano e Santo Hipólito

“Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Ponciano e Hipólito governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

O dia 13 de agosto é um dia muito especial para todos nós, pois marca tanto o Dia Nacional do Médico Psiquiatra, quanto o aniversário da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.

O Dia Nacional do Médico Psiquiatra foi instituído em 2016, com o intuito de valorizar você, profissional que se dedica a cuidar daqueles que padecem de doenças mentais e sofrem com a Psicofobia.

Origens

Dulce Lopes Pontes nasceu, em 26 de maio de 1914, em São Salvador da Bahia (Brasil). Batizada com o nome de Maria Rita, foi a segunda dos cinco filhos de Augusto e Dulce Maria de Souza Brito Lópes Pontes. Órfã de mãe aos seis anos, ela tinha cerca de 16 anos quando começou a manifestar a qualidade que a teria distinguido ao longo de sua vida: a caridade. No porão da casa, acolhia crianças, adultos e idosos pobres e cuidava deles. De sua família e vizinhos, obtinha alimentos, roupas, remédios e alguns trocados que lhes destinava para aliviar seu sofrimento.

Freira

Enquanto cursava o mestrado em São Salvador da Bahia, ingressou na Ordem Terceira Franciscana. Mais tarde, conheceu o Superior Provincial dos Missionários da Imaculada Conceição. Logo que se formou, em 8 de fevereiro de 1933, ingressou nesta Congregação, que faz parte da grande família franciscana. Em 15 de agosto de 1934, fez os votos religiosos e adotou o nome de Dulce, em memória de sua mãe.

 Os trabalhos

Em 1935, fundou o primeiro movimento operário cristão em São Salvador: o Sindicato Operário de São Francisco; em 1937, fundou o Clube dos Trabalhadores da Bahia; em 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública para trabalhadores e filhos de trabalhadores, no bairro de Massaranduba, em São Salvador. No mesmo ano, iniciou-se a acolhida aos doentes em prédios abandonados da cidade; em 1949, com a permissão da Superiora, pôde acolher setenta enfermos em um abrigo obtido no galinheiro adjacente à casa de sua congregação.

Em 1960, foi inaugurado o Asilo Social Suor Dulce, com um Estatuto que abarcava todas as suas fundações e enfatizava seu caráter exclusivamente cristão e humanitário. Em julho de 1979, o Cardeal Arcebispo Avelar Brandão Vilela convidou Santa Teresa de Calcutá a São Salvador para abrir uma casa em Alagados. Irmã Dulce aproveitou para conhecê-la. Exatamente um ano depois, houve outro encontro importante, aquele com São João Paulo II. Em 8 de fevereiro de 1983, foi inaugurado o novo hospital Santo Antônio, considerado, pelos baianos, mais um “milagre de Irmã Dulce”.

Os últimos anos

Os últimos meses da vida da beata foram caracterizados pela doença. Piorou em novembro de 1990. Em outubro de 1991, São João Paulo II foi a São Salvador e quis ir às Obras visitar Irmã Dulce. O Cardeal Lucas Moriera Neves contou que o Santo Padre disse várias vezes: “Este é o sofrimento dos inocentes. Igual ao de Jesus”. Ele enfrentou todo o seu sofrimento abandonado nos braços do Senhor. Todo o Apostolado dos Beatos resplandece entre aqueles cristãos que fizeram caridade a Deus e ao próximo durante toda a sua vida. Sua caridade era maternal, terna.

A sua dedicação aos pobres tinha uma raiz sobrenatural e do Alto extraia energia e recursos para pôr em marcha uma espantosa atividade de serviço aos últimos. Longe de qualquer horizontalismo, como verdadeira alma franciscana, fez-se pobre com os pobres por amor ao supremamente pobre. Sem fomentar conflitos de classe, lembrou aos ricos da necessidade evangélica de partir o pão com os famintos.

Páscoa 

Sua vida foi uma confissão da primazia de Deus e da grandeza do homem filho de Deus, mesmo onde a imagem divina parece obscurecida, degradada e humilhada. Em 13 de março de 1992, a Beata Dulce faleceu em São Salvador da Bahia. De todo o Brasil ela foi, e ainda se define, a “Mãe dos Pobres” e o “Anjo Bom da Bahia”. Em 13 de Outubro de 2019, o Papa Francisco realizou o ato de canonização.

Minha oração

“Ó mãe dos pobres, cuidai do povo brasileiro e olhai com mais atenção aos excluídos, assim como fizestes em toda a tua vida. Do mesmo modo, ensina-nos a viver sem indiferença para estes pequeninos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! “

Santa Dulce, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em  de Agosto:

  • Santos mártires Ponciano, papa, e Hipólito, presbítero. († c. 236)
  • Em Ímola, na Flamínia, hoje na Emília Romanha, região da Itália, São Cassiano, mártir. († c. 300)  
  • Em Lião, na Gália, atualmente na França, Santo Antíoco, bispo. († c. 500)
  • Em Poitiers, na Aquitânia, também na atual França, Santa Radegunda, rainha dos Francos, que, vivendo ainda Clotário, seu esposo, recebeu o sagrado véu e entrou no mosteiro da Santa Cruz de Poitiers. († 587)
  • Em Skemáris, na região de Lazika, situada na cordilheira do Cáucaso, o passamento de São Máximo Confessor, abade de Crisópolis. († 662)
  • Em Fritzlar, no território do Hesse, na Austrásia, hoje na Alemanha, São Vigberto, presbítero e abade. († c. 739)
  • No mosteiro de Altenberg, no território de Wetzlar, também na Alemanha, a Beata Gertrudes, abadessa da Ordem Premonstratense.(† 1297)
  • Em Kilmallock, na Irlanda, os beatos Patrício O’Healy, bispo de Mayo, e Cono O’Rourke, presbítero, ambos da Ordem dos Frades Menores. († 1579)
  • Em Warwick, na Inglaterra, o Beato Guilherme Freeman, presbítero e mártir. († 1595)
  • Em Roma, São João Berchmans, religioso da Companhia de Jesus. († 1621)
  • Em Viena, na Áustria, o Beato Marcos de Aviano (Carlos Domingos) Cristófori, presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. († 1699)
  • Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Pedro Gabilhaud, presbítero e mártir. († 1794)
  • Em Saugues, povoação próxima de Le Puy-en-Velay, também na França, São Benildo (Pedro Romançon), da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. († 1862)
  • Em Barbastro, próximo de Huesca, cidade de Aragão, na Espanha, os beatos Secundino Maria Ortega Garcia, presbítero, e dezanove companheiros, mártires, religiosos da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria. († 1936)
  • Em Almazora, povoação da província de Castellon, também na Espanha, o Beato João Agramunt, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes das Escolas Pias e mártir. († 1936)
  • Em Albocácer, também na província de Castellon, o Beato Modesto Garcia Marti, presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir. († 1936)
  • Em Barcelona, também na Espanha, o Beato José Bonet Nadal, presbítero da Sociedade Salesiana e mártir. († 1936)
  • Em Revolts de Torrent, localidade da província de Girona, também na Espanha, os beatos Francisco Alfredo (Francisco Mallo Sánchez) e Hilarião Eugénio (Eugénio Cuesta Padierna), religiosos da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártires. († 1936)
  • Em Madrid, também na Espanha, os beatos Inocêncio Garcia Díez Reginaldo Hernández Ramírez, presbíteros da Ordem dos Pregadores e mártires. († 1936)
  • Em Salás de Palarrds, perto de Lérida, também na Espanha, os beatos José Tàpies Sirvant e seis companheiros, presbíteros da diocese de Urgel e mártires. († 1936)
  • Em Berlim, no lugar chamado Plötzensee, na Alemanha, o Beato Tiago Gapp, presbítero da Sociedade de Maria e mártir. († 1943)

Fontes:

  • vatican.va e vaticannews.va
  • Martirológio Romano – liturgia.pt
  • Liturgia das Horas
  • Livro “Relação dos Santos e Beatos da Igreja” – Prof Felipe Aquino [Cléofas 2007]

– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição: Melody de Paulo