O Dia do Pi é comemorado anualmente em 14 de março.
Esta data homenageia a emblemática constante de Pi, um número infinito que é representado pela 16ª letra do alfabeto grego.
Algumas pessoas consideram que o ápice do dia do Pi é às 1:59:26, pois forma uma aproximação maior com até a sétima casa decimal do Pi. Esta hora é chamada de “Segundo do Pi”.
Para algumas pessoas, no entanto, o verdadeiro “Segundo do Pi” ocorreu apenas uma única vez, em 14 de março de 1592, às 6:53:58.
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Larry Shaw, considerado por muitos o “Príncipe do Pi”, foi o fundador desta data comemorativa.
A escolha da data 14 de março para o Dia do Pi justifica-se pelo modo como os americanos registram as datas, com o mês na frente do dia. Exemplo: MM/DD (modelo americano) e DD/MM (modelo brasileiro).
Nos Estados Unidos, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida do emblemático número de Pi (3,141592653589793238462643383…).
Ao longo do tempo, os estudiosos continuam a calcular o número pi. Os cálculos revelam que o pi apresenta trilhões de casas decimais.
No dia do Pi, os fãs da matemática e das ciências exatas ainda celebram o aniversário de Albert Einstein (14 de março de 1879) e o aniversário da morte de Stephen Hawking (14 de março de 2018) dois dos maiores físicos de todos os tempos.
Dia 14 de março é a vez de celebrar quem traz cultura e educação para nossa sociedade, através do Dia do Vendedor de Livros.
Esse profissional é o responsável por nos mostrar as novidades em termos de leitura, bem como os títulos mais vendidos e os últimos lançamentos.
Os livros são instrumentos de aprendizagem de precioso valor. Eles nos proporcionam:
- abrir novos horizontes;
- usar a imaginação;
- formar críticos;
- aprimorar a escrita;
- obter mais informações;
- enriquecer o vocabulário;
Bons livros, de forma geral, sempre foram vistos como meios incríveis para fins educativos e de lazer, além disso, eles são sugeridos também para ajudar na promoção da saúde mental das pessoas.
Inclusive, já é comprovado cientificamente que o hábito da leitura ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer.
O objetivo do Dia da Incontinência Urinária é sensibilizar o público para esta patologia, alertando para modos de identificar o problema, tratamentos apropriados e impactos negativos na qualidade de vida dos afetados.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, uma em cada 25 pessoas no Brasil sofre de incontinência urinária.
O Dia Nacional dos Animais é comemorado anualmente em 14 de março no Brasil.
Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens.
Pensar no posicionamento dos seres humanos perante o meio ambiente e a preservação dos diferentes biomas também são questões essenciais debatidas neste dia.
De acordo com a legislação brasileira, maltratar animais é crime. Como maltrato entende-se: bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.
Os animais também são lembrados no dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, considerado pela igreja católica como padroeiro dos animais.
No Brasil ainda se comemoram outras datas que também visam a conscientização da população sobre os direitos dos animais, como: o Dia da Adoção Animal (17 de agosto)e o Dia da Libertação Animal (18 de outubro).
Os rins desempenham um papel crucial no corpo, filtrando o sangue e auxiliando na eliminação de toxinas, mantendo o equilíbrio dos minerais no corpo, regulando a quantidade de água e ativando a vitamina D no organismo, entre outras funções. Diante disso, a Sesa alerta que a Doença Renal Crônica (DRC) é prevalente e muitas vezes assintomática. Ela é caracterizada pela condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar alguma de suas funções básicas. O diagnóstico da doença abrange diversas causas, exigindo abordagens e tratamentos variados. Essa condição, embora possa parecer benigna, pode se tornar grave ao longo do tempo.
O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial. Todos os anos, no dia 14 de março, todos os países são convidados a participar em atividades para alunos e público em geral, em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.
Para que este dia não seja mais um dia, mas posso tornar-se num fator mobilizador para o envolvimento de alunos e professores em projetos de escola, de turma ou mesmo da disciplina em cada escola — na sua escola — contribuindo assim também para a melhoria da relação dos alunos com a Matemática e das suas aprendizagens matemáticas, a APM vem desafiar os educadores e os professores de matemática de todos os níveis de ensino a participarem na elaboração de um Cartaz que “mostre com imagens uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando a matemática. Em vez de palavras, use figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Use a matemática para que pessoas de todo o mundo possam entender a sua mensagem, mesmo que não falem português.
A grande maioria das aranhas que aparece nas casas e em ambientes de trabalho é inofensiva, mas há espécies que podem realmente causar sérios problemas à saúde de quem for picado. Identificá-las pode ser um desafio, mas para isso vale uma preciosa dica: nem sempre as maiores são as mais perigosas.
Pelo contrário, há aranhas pequenas, como a aranha-marrom (gênero Loxosceles), com apenas três centímetros de comprimento, cujo veneno pode causar necrose no local da picada e até levar à morte. Tanto que ela é considerada uma das aranhas mais perigosas para os seres humanos, explica o aracnologista Antonio Brescovit, do Instituto Butantan.
Outra espécie de aranha que costuma dar as caras em residências, onde vai atrás de insetos, e também é considerada perigosa, é a aranha armadeira (gênero Phoneutria).
Santa Matilde da Alemanha exortava: “Feliz quem prepara sua eterna salvação”
Santas Matilde
Segundo o Martirológio Romano, que relata os santos e beatos oficializados, assim como também com outros santos, há uma série com o nome Matilde. Sendo elas:
– Santa Matilda da Escócia [† 1118], filha de Santa Margarida da Escócia [† 1093], Rainha da Inglaterra, comemorada em 30 de abril;
– Santa Matilda de Hackeborn ou de Helfta, [1241-1299], monja beneditina e mística alemã, que é homenageada em 19 de novembro;
– Beata Matilde [† 1154], beneditina alemã no Mosteiro de Spanheim, celebrada em 26 de fevereiro;
– Beata Matilde di Canossa [† 1115], Duquesa da Toscana, Vice-Rainha da Itália, Condessa de Canossa e várias cidades italianas, celebrada em 23 de março;
– Beata Matilde, Condessa Palatina, celebra 21 de maio;
– Beata Matilde de Diessen [† 1160], abadessa beneditina de Diessen e reformadora do mosteiro de Edelsterten, celebrada em 31 de maio;
– Beata Matilde [† 1200], escocesa que se mudou para a França, eremita em Lappion (Picardia), celebrada em 11 de abril;
– Beata Matilde de Magdeburg [† 1280], mística beneditina, irmã de Santa Matilda de Hackeborn e Santa Gertrudes, celebrada em 8 de outubro;
– Beata Matilde do Sagrado Coração [1841-1902], religiosa espanhola fundadora da Congregação das Filhas de Maria Mãe da Igreja, comemoração de 17 de dezembro.
Qual delas a Igreja faz memória em 14 de março?
Este texto reporta-se a Santa Matilde que viveu na atual Alemanha. Foi esposa fidelíssima do rei Henrique I e se dedicou generosamente à assistência aos pobres e à fundação de hospitais e mosteiros.
Berço, humildade e maternidade
Matilde foi educada numa nobre família junto a um mosteiro beneditino. Após casar-se com Henrique I, rei da Alemanha, manteve sua nobreza interior. Não deixou-se influenciar pelo poder. Teve cinco filhos e, sempre como mãe humilde e orante, buscou ensinar para os filhos os caminhos da salvação eterna.
Santa Matilde da Alemanha: Mãe dos Pobres
Caridade
Matilde também foi mãe para o povo, em especial, para os pobres. Mulher cheia de compaixão que, dentro das possibilidades, ajudou e influenciou a muitos.
A verdadeira riqueza
Com o falecimento de Henrique I, essa grande mulher de Deus disse aos filhos: “Gravai bem no vosso coração o temor de Deus. Ele é o Rei e Senhor verdadeiro, que dá poder e dignidade perecíveis. Feliz quem prepara sua eterna salvação”.
Filho entregará mãe (cf. Mt 10,21)
Com a morte do marido, o seu calvário começou: foi traída pelos filhos, sob a falsa acusação de que estaria desperdiçando os bens com os pobres. Retirou-se para um convento e ali intercedeu pelos seus amados filhos, por meio da oração e dos sacrifícios.
Consciência da Injustiça
Conversão dos filhos
Seus filhos, então, tomaram consciência da injustiça que estavam cometendo. Com a conversão deles, teve mais facilidade para ajudar a muitos outros pobres. Em 968, partiu para o Reino dos céus, o Reino dos santos.
Sua influência no Brasil
É desta Santa Matilde que descenderam os reis de Portugal e, por conseguinte, a Família Imperial do Brasil.
Minha oração
“Senhor Jesus, a exemplo de Santa Matilde, ajuda o teu povo, incluindo a mim, esse pecador que Vos faz essa oração agora, a importar-se mais com a salvação da alma do que com os bens terrenos. Amém.”
Santa Matilde, rogai por nós!
Outros beatos e santos que a Igreja faz memória em 14 de março:
- Santo Alexandre, mártir, na Macedónia [† c. 390]
- São Lázaro, bispo, em Milão (Itália) [† s. V]
- São Leobino, bispo, em Chartres, hoje na França [† c. 557]
- Santa Paulina, religiosa, na Alemanha [† 1107]
- Beata Eva de Mont-Cornillon, reclusa junto do mosteiro de São Martinho. Junto com Santa Juliana, prioresa do mesmo cenóbio, se empenhou muito para que o papa Urbano IV instituísse a solenidade do Corpo de Cristo, na Bélgica [† c. 1265]
- Beato Tiago Cusmano, presbítero, que fundou o Instituto Missionário dos Servos e das Servas dos Pobres e foi eminente pela sua extraordinária caridade para com os indigentes e os enfermos, em Palermo (Itália) [† 1888]
- Beata María Josefina de Jesús Crucificado (Josefina Cattanea), monja da Ordem das Carmelitas Descalças, na Itália [† 1948]
Fontes:
- vaticannews.va
- Martirológio Romano
– Pesquisa e Redação: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova