15 de Maio – Dia do Gerente Bancário, Dia da Assistente Social e Dia Internacional da Família

Dia do Gerente Bancário é comemorado anualmente em 15 de maio.

A data celebra e homenageia o exercício de uma importante profissão para o crescimento da economia de um país: o gerente bancário.

Este profissional é o responsável por ajudar a orientar os clientes de um banco sobre quais as melhores opções de empréstimo e poupanças, por exemplo. Solucionam também dúvidas sobre como fazer transferências e outros serviços fornecidos pela agência bancária.

Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de Maio.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos.

Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Origem do Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

No dia 15 de maio de 1847, na Hungria, o médico obstetra Ignaz Semmelweis defendeu e incorporou a prática de lavar as mãos como uma atitude obrigatória para enfermeiros e médicos que entravam nas enfermarias. A partir dessa iniciativa simples e eficaz, foi observada uma considerável redução na taxa de mortalidade das pacientes.

Por essa razão, o 15 de maio foi incorporado ao Calendário da Saúde como o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído pela Lei 11.723/2008. A data tem o objetivo de conscientizar autoridades, gestores e profissionais dos serviços de saúde, além da população em geral, sobre a importância do controle das infecções para toda a sociedade.

Neste ano em que enfrentamos uma pandemia de grandes proporções causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), o papel dos profissionais que atuam na prevenção e no controle das infecções ganha ainda mais relevância. Isso porque são eles os responsáveis pela coordenação de todo o processo de prevenção da transmissão de doenças nos serviços de saúde brasileiros.

Nesta quarta-feira (15/05) é comemorado o Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáutica. Na Força Aérea Brasileira, o especialista AIS é responsável por assegurar que os dados e as informações aeronáuticas necessárias para a segurança, a regularidade e a eficiência da navegação aérea sejam disponibilizados de forma adequada aos requisitos operacionais para a comunidade de Gerenciamento de Tráfego Aéreo.Além disso, ele recebe, analisa, corrige, publica e distribui os dados e as informações aeronáuticas relativas a todo o território brasileiro, bem como àquelas áreas em alto mar para as quais o Brasil é responsável pela prestação do serviço de tráfego aéreo.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.122/2.015
Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas raras que afetam a produção de enzimas – proteínas fundamentais para diversos processos químicos no organismo, cuja falta pode provocar vários transtornos.
O organismo possui pelo menos 100 trilhões de células, que são unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Na célula, existem pequenas estruturas com funções específicas, sendo o lisossomo, uma delas. Sua função é realizar a digestão dentro da célula, transformando moléculas grandes em pequenas, para que possam ser utilizadas ou reutilizadas.
Dentro do lisossomo existem mais de 300 enzimas para fazer a digestão de cada substância e, quando uma enzima não funciona direito, ocorre um acúmulo lisossomal, pois, como a substância não é digerida, será acumulada dentro do lisossomo, deixando a célula grande, aumentando o tamanho de órgãos (fígado, baço) e tecidos (pele) que tenham muitos lisossomos.

O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio.

Esta data homenageia a instituição familiar, um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

A comemoração é muito importante, porque além de homenagear a família, promove a discussão para situações que as afeta, tais como economia e saúde familiar. O objetivo da discussão sobre esses temas é apoiar as famílias nas suas necessidades, o que resulta numa sociedade mais equilibrada.

Vale lembrar que família é o grupo de indivíduos que protegem e amam você. Uma família pode ser formada por diferentes membros, não apenas um pai, uma mãe, por exemplo. Existem famílias com dois pais, duas mães, pais ou mães solteiros, tios, avós e etc.

É na família que os primeiros valores éticos, morais e culturais são transmitidos, influenciando o comportamento das pessoas ao longo das suas vidas.

No Brasil, o Dia da Família também é comemorado no dia 8 de dezembro

Santo Isidoro, o Lavrador, conhecido como padroeiro dos camponeses e agricultores

Padroeiro
Padroeiro dos trabalhadores, camponeses e agricultores de algumas cidades espanholas e italianas.

Resumo
Nascido em Madrid, por volta de 1070, Isidoro torna-se santo rezando, trabalhando nos campos e partilhando os seus bens com os mais pobres. Um agricultor que,  junto com a sua esposa, a Beata Maria de la Cabeza, esperou com empenho no trabalho dos campos, colhendo pacientemente a recompensa celestial ainda mais do que os frutos terrestres, e foi um verdadeiro modelo de agricultor cristão.

Trabalho e Oração
Apesar de trabalhar arduamente no campo, participava todos os dias da Eucaristia e dedicava muito espaço à oração, tanto que alguns colegas invejosos o acusavam, aliás, injustamente, de se afastar horas do trabalho. Inveja não falta, mas ele supera tudo também graças à ajuda de sua esposa Maria. Dessa maneira, revelou a profunda relação e importância entre trabalho santificado e oração.

Matrimônio
Com sua esposa, Maria de La Cabeza, viveu um casamento que sempre se caracterizou pela grande atenção aos mais pobres, com quem compartilhavam o pouco que possuíam. Ninguém saiu de Isidoro sem ter recebido algo. Os dois se santificaram mutuamente e Maria também foi reconhecida pela Igreja como Beata.

Morte e canonização
Morreu em 15 de maio de 1130. Foi canonizado em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV. Seus restos mortais estão preservados na igreja madrilena de Sant’Andrea.

A minha oração
“Querido santo, tu nos dá testemunho de que oração e trabalho são pilares de espiritualidade. Mostra-nos que a caridade advém também dessa experiência. Interceda para que tenhamos boas colheitas, interceda para que sejamos trabalhadores exemplares e pessoas generosas por excelência. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!”

Santo Isidoro lavrador, rogai por nós!

 


Outros santos e beatos celebrados em 15 de maio:

  1.   Em Lâmpsaco, no Helesponto, na atual Turquia, a paixão dos santos PedroAndréPaulo e Dionísia, mártires. († s. III)
  2.   Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, os santos Cássio e Vitorino, mártires. († s. III)
  3.   Na Sardenha, região da Itália, São Simplício, presbítero. († s. III/IV)
  4.   Em Larissa, na Tessália, região da Grécia, Santo Aquileu o Taumaturgo, bispo. († s. IV)
  5.   Em Autun, na Gália Lionense, na hodierna França, São Retício, bispo. († s. IV)
  6.   Na Etiópia, São Caleb ou Elésban, rei. († c. 535)
  7.   Em Septêmpeda, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Severino, bispo, cujo nome foi dado à cidade. († data inc.)
  8.   Em Bingen, junto ao rio Reno e perto de Mogúncia, atualmente na Alemanha, São Roberto, Duque. († s. VIII)
  9.   Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, São Vitesindo, mártir. († 855)
  10.   Em Aix-en-Provence, na França, o Beato André Abellon, presbítero da Ordem dos Pregadores. († 1450)

 


– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova

– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova

Compartilhar nas Redes:

Mais Noticias

  • All Post
  • #AltaVistaFM
  • #BelezaFashionBrasil
  • #BelezaFashionBrasil2018
  • #BFB2019
  • #ExpoAmambay2018
  • #Exporã2019
  • #ForçaChape
  • #MissExpoAmambay2018
  • #NovaExporã
  • #pjcfashionmodel
  • 44ª EXPORÃ
  • 44ª Exporã
  • ABC Color
  • ABERT
  • ABI
  • Abraji
  • Ação de Governo
  • ACEPP
  • ACESSIBILIDADE
  • Acesso à informação
  • Acidente
  • ACORDOS BILATERAIS
  • Acre
  • Administração Pública
  • AEJAR
  • Aeroportos
  • Afeganistão
  • Afganistão
  • AFP
  • ÁFRICA
  • Agehab
  • AGEMS
  • AGÊNCIA BRASIL
  • Agência France-Presse
  • Agência Mural
  • Agência Reuters
  • Agência Senado
  • Agenda
  • AGEPEN
  • AGEPREV
  • Agressão a jornalista
  • Agricultura
  • Agrinho
  • Agronegocio
  • Água Clara
  • ÁGUA TRATADA
  • AI - Inteligência Artificial
  • AJOR
  • Al Jazeera
  • Alemanha
  • Alta Tecnologia
  • Amambai
  • Amapá
  • Amazonas
  • Amazônia
  • Amazônia Protege
  • América Latina
  • Anastácio
  • Angola
  • Aniversários das cidades
  • ANJ
  • ANSA
  • Antônio João
  • AP
  • APAE
  • Aprosoja MS
  • Aprosoja/MS
  • Aquece MS
  • Aquicultura
  • Aquidauana
  • Arabia Saudita
  • Aral Moreira
  • ARGELIA
  • Argentina
  • Arqueologia
  • Artigo
  • Artigo 19
  • Assembleia Legislativa
  • ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
  • ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • Assomasul
  • Astronomia
  • Asuncion
  • Audiência
  • AUMEF
  • Austrália
  • Auxilio Brasil
  • Auxílio Emergencial
  • Avaaz
  • Bahia
  • Balanço
  • Band
  • Bataguassu
  • BBC
  • Beauty
  • Bela Vista
  • Beleza Fashion Brasil
  • Bélgica
  • Bem Estar
  • BENEFÍCIO EXTRAORDINÁRIO
  • Beto Carreiro
  • Bilionários
  • Bioceânica
  • Bioparque Pantanal
  • Black Friday Fronteira
  • BOAS AÇÕES
  • Boas Noticias
  • Bolívia
  • Bolivia
  • Bombeiros
  • Bonito
  • Bons Exemplos
  • Brasil
  • Brasília
  • Brasilia
  • BRLOGIC
  • Brumadinho
  • BuzzFeed Brasil
  • BuzzFeed News
  • Caarapó
  • Campanha
  • Campanha da Fraternidade
  • Campo Grande
  • Campo Grande News
  • Canada
  • Canção Nova
  • Capitan Bado
  • Caracol
  • CARBONO NEUTRO
  • Carnaval
  • Carreira
  • Caso Dom e Bruno
  • Caso Escaramuça
  • Caso Leo Veras
  • Caso Mariele
  • Caso Paulo Rocaro
  • Caso Vanessa
  • CASSEMS
  • Cassilândia
  • CBV
  • Ceará
  • Censo
  • Centro Knight para Jornalismo nas Américas
  • Cerimônia
  • CGE
  • CGE-MS
  • Chapadão do Sul
  • CHATBOT
  • Chile
  • China
  • Choque
  • Chuva de Estrelas
  • Cidadania
  • CIDEMA
  • CIDH
  • Ciência
  • Ciência e Tecnologia
  • CIPP
  • Classificados
  • Clima
  • CNA
  • CNBB
  • CNN
  • CNN Brasil
  • Colombia
  • Colômbia
  • Comércio
  • Comprova
  • Comunicação
  • Comunição
  • Conatel
  • Concessão Pública
  • Concurso
  • Concursos
  • CONECTIVIDADE
  • Conexão Reporter
  • Congo
  • Congresso
  • Conselho Federal de Medicina
  • Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos
  • Copa Assomasul
  • COPA DO MUNDO
  • COPA DO MUNDO 2018
  • COPA DO MUNDO 2022
  • COPA MORENA
  • Coreia do Norte
  • Coronavírus
  • Coronavirus
  • Coronel Sapucaia
  • Corpo de Bombeiros
  • Correio do Estado
  • Corrente do Bem
  • Corumba
  • Costa Rica
  • CPJ
  • CTG
  • Cuba
  • Cultura
  • Curso
  • Cursos
  • Cursos Gratuitos
  • Datas Comemorativas
  • DEFESA
  • DEFRON
  • Dengue
  • Desafio
  • DESBUROCRATIZAÇÃO
  • Desenvolvimento
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Regional
  • Detran
  • Detran-MS
  • Dia das Mães
  • Dia do Servidor
  • Dia Internacional da Mulher
  • Dia Mundial da Água
  • Dia Mundial da Gentileza
  • Diário Oficial
  • Digital
  • Direitos Humanos
  • Doação de Orgãos
  • Doação de Sangue
  • DOF
  • Dois Irmãos do Buriti
  • Doodles
  • Dourados
  • DUBAI
  • EBC
  • Eclipse
  • Eclipse Lunar
  • Ecologia
  • Economia
  • Educação
  • EDUCAÇÃO
  • Educação Básica
  • EDUCAÇÃO E INCLUSÃO
  • Educação no Campo
  • EFE
  • EGITO
  • El Salvador
  • Eldorado
  • Eleições 2018
  • Eleições 2020
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Empatia
  • Empreendedorismo
  • Emprego
  • EMPREGOS
  • ENCONTRO DE LÍDERES
  • ENERGIA RENOVÁVEL
  • Energisa
  • Ensino Superior
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • EPTV
  • Equador
  • Espaço
  • ESPANHA
  • Espionagem
  • Esporte
  • Estadão
  • Estados Unidos da América
  • EUA
  • Exército
  • Exército Brasileiro
  • Expoagro
  • Exporã
  • EXPORÃ
  • EXPORA
  • EXPORTAÇÕES
  • Facebook
  • Facebook Papers
  • Fake
  • Fake News
  • FakeNews
  • Famasul
  • Fashionista
  • FEAC
  • Federação Internacional de Jornalistas
  • FEJ
  • FENAJ
  • FIEMS
  • FIFA
  • Filipinas
  • Finanças
  • Fisiculturismo
  • Florianópolis
  • Folapress
  • Folha de São Paulo
  • Folhapress
  • Formação
  • Fortaleza
  • França
  • France Presse
  • Fronteira
  • Fundesporte
  • FUNTRAB
  • G1
  • G20
  • Gabão
  • Gaeco
  • Galeria de Fotos
  • GENEBRA
  • Geral
  • Gestão
  • GESTÃO EDUARDO RIEDEL
  • Gestão Pública
  • Global Investigative Journalism Network
  • Goiás
  • Google
  • Google News
  • Governo
  • Grammy
  • Greve
  • Greve dos Caminhoneiros
  • Guatemala
  • Guerra de Agua
  • Gui.
  • Guinness Book
  • Habitação
  • Haiti
  • Holanda
  • Homenagem
  • Honduras
  • IBGE
  • ICFJ
  • IFJ
  • Iguatemi
  • Impeachment
  • Inclusivo
  • Índia
  • India
  • INFRAESTRUTURA
  • Inglaterra
  • Inovação
  • INSS
  • Instagram
  • INSTITUTO LUTHER KING
  • Interagro 2022
  • International Center for Journalists
  • International Women's Media Foundation
  • Interpol
  • Investimento
  • IPVA
  • IPYS
  • IRÃ
  • Islândia
  • Israel
  • ITÁLIA
  • Itamarati
  • Itaporã
  • Itaquirai
  • IWMF
  • Japão
  • Jardim
  • Jogos Paralímpicos
  • Jornada das Águas
  • Jornada Mundial da Juventude
  • Jornalismo
  • Jornalistas&Cia
  • Jovem Empreendedor
  • Judô
  • JUSTIÇA
  • karate
  • Knight Center
  • Laguna Carapã
  • LAI - Lei de Acesso a Informação
  • Lazer
  • LEI
  • LEI HENRY BOREL
  • LEILÃO
  • Leo Clube
  • Liberdade de Expressão
  • Liberdade de Imprensa
  • Lifestyle
  • Lions Clube
  • Lions Clube Internacional
  • Literatura
  • LIVE
  • Live Solidária
  • Logística
  • Loterias
  • LUPA
  • Mais Influentes do Mundo
  • Malta
  • Manoel Afonso
  • Maracaju
  • MARCHA PRA JESUS
  • Marco Temporal
  • Marinha
  • MARVEL
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Medicina
  • Medicina no Paraguai
  • Medicina Veterinária
  • Medida Provisória
  • MEIO AMBIENTE
  • Mercado Agropecuário
  • MERCADO FINANCEIRO
  • Mercosul
  • Meta
  • Meteoros
  • Mexico
  • México
  • Mianmar
  • Microsoft
  • Midia
  • Minas Gerais
  • MinC
  • Miranda
  • Miss MS Be Emotion
  • Miss Teen Universe
  • Miss Uninter 2018
  • Miss Universo
  • Moscou
  • MPMS
  • MSF
  • Mulheres
  • Mulheres em Campo
  • Mundo
  • Mundo Novo
  • Música
  • M[exico
  • NASA
  • Natal
  • Naviraí
  • Nexo Alianza
  • Nicarágua
  • Nicaragua
  • Nioaque
  • NOBEL DA PAZ
  • NOBEL DE MEDICINA
  • Notícias
  • Nova Alvorada do Sul
  • Nova Andradina
  • Nova Iguaçu
  • Nova Itamaraty
  • Novembro Azul
  • O Globo
  • Obras
  • OEA
  • OJA
  • Oktoberfest
  • Olimpíadas
  • OMS
  • ONG Dr. Marcelo Resende
  • ONU
  • Operação Agata
  • Operação Pantanal
  • Outubro Rosa
  • Palau
  • Pantanal
  • Papa Francisco
  • PARADESPORTO
  • Paraguai
  • Paraíso das Águas
  • Paralimpíadas
  • Paranaiba
  • Paranhos
  • PARLIM
  • PÁTRIA VOLUNTÁRIA
  • paz
  • Pecuária
  • Pedro Juan Caballero
  • Peregrinação
  • Perkal Chevrolet
  • Peru
  • Pesquisa
  • Petropolis
  • Photography
  • Piauí
  • PJC Fashion Model
  • Polícia Federal
  • Policia Rodoviária Federal
  • Política
  • Polônia
  • Ponta Agrotec
  • Ponta Porã
  • portaal Imprensa
  • Portal Comunique-se
  • Portal dos Jornalistas
  • Portal Imprensa
  • Portal Imprensas
  • Porto Murtinho
  • Portugal
  • Prêmio
  • Prêmio Gabo
  • Prêmio Notável
  • Projeto de Lei
  • Prospero
  • Próspero
  • Prosseguir
  • Pulitzer
  • Quarai
  • Queimadas
  • Quênia
  • Rádio
  • Radio Comunitária
  • RADIODIFUSÃO
  • RCC
  • Receita Federal
  • Recorde
  • Rede Nacional de Combate à desinformação
  • Redes Sociais
  • REFORMA AGRÁRIA
  • Regularização fundiária
  • Reino Unido
  • RELAÇÕES BILATERAIS
  • RELAÇÕES EXTERIORES
  • RELAÇÕES INTERNACIONAIS
  • Religião
  • Renda e Oportunidade
  • Repórter Brasil
  • Representatividade
  • Resende
  • RETOMADA DA INDÚSTRIA
  • Reuters
  • REVALIDA
  • RFI
  • Rio 2016
  • Rio Brilhante
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Robótica
  • Rock in Rio
  • Roma
  • Roraima
  • Rota Bioceânica
  • Rota do Saneamento
  • Rotary Club
  • Rotary Clube
  • RSF
  • RSS
  • Russia
  • Rússia
  • Sanesul
  • Sanidade Animal
  • Santa Catarina
  • Santo do Dia
  • São Gabriel do Oeste
  • São Paulo
  • Saude
  • Saúde
  • Saúde Animal
  • SBT
  • SEBRAE
  • Segurança
  • SEGURANÇA NAS FRONTEIRAS
  • Segurança no Campo
  • SEGURANÇA PÚBLICA
  • SEGURANÇA RODOVIÁRIA
  • SEILOG
  • Semadesc
  • Semana Santa
  • SENAD
  • Senar/MS
  • Serviços
  • Servidor
  • Setescc
  • SHOW TEC
  • Sidrolandia
  • SIP
  • Sistema Famasul
  • SJSP
  • Só Notícia Boa
  • Só Noticia Boa
  • So Noticia Boa
  • Social
  • Sociedade Interamericana de Imprensa
  • Solidariedade
  • Sonora
  • Sorteio
  • SpaceX
  • STF
  • Stop War
  • Sunny Skyz
  • Super Lua de Sangue
  • Sustentabilidade
  • Taquarussu
  • Tarifa Social
  • Taubaté - São Paulo
  • Tecnologia
  • Tecnologia e Inovação
  • Tempo
  • Terremoto
  • The Intercept
  • The Voice Brasil
  • TIKTOK
  • Tocantins
  • TRANSFORMANDO VIDAS
  • Trânsito Seguro
  • Transparência Brasil
  • Travel
  • TRE MS
  • Três Lagoas
  • TSE
  • Turismo
  • Turquia
  • TV Record
  • Twitter
  • UASS PJC
  • Ucrania
  • UEMS
  • UFMS
  • Uncategorized
  • UNE
  • Unesco
  • União Europeia
  • União pela Paz no Campo
  • Universidade de Yale
  • UOL
  • Uruguay
  • Vacinação
  • Vale Universidade
  • VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES
  • Vaquinha Social
  • Vatican News
  • Vaticano
  • VAZA JATO
  • Veja
  • Venezuela
  • Verão no Parque
  • Verde e Sustentável
  • Vídeo
  • Vietna
  • Violência contra jornalistas
  • VISITA OFICIAL
  • Wakanda
  • WhatsApp
  • WikiLAI
  • WikiLeaks
  • Wikipédia
  • YouTube
  • YouTubers
  • Zanja Puitã
    •   Back
    • Brasil
    • Ciência
    • Cotidiano
    • Economia
    • Educação
    • Esporte
    • Polícia
    • Política
    • Utilidade Pública
    • Ponta Porã
    • Entretenimento
    • Gastronomia
    • Mundo

© 2025 – clubedeimprensa.com.br – Todos os diretos reservados.