O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é celebrado em 15 de outubro.
Cuidados básicos com a higiene corporal, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas. Esta é a principal proposta do Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day, em inglês), ajudando a conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter com a higiene e saúde sanitária.
A parceira com as entidades educadoras é muito importante para fazer com que a mensagem do Dia Mundial de Lavar as Mãos seja recebida pelas crianças, principalmente. A lavagem das mãos precisa se tornar um hábito obrigatório para todo o indivíduo e, assim como outros hábitos, deve ter inicio desde os primeiros anos de vida.
A higienização das mãos também é destaque durante o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado anualmente em 5 de maio, data esta criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Importância da lavagem das mãos
Dados da Unicef mostram que lavar as mãos com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos.
Vírus e bactérias estão por toda a parte, principalmente nas mãos. Quando não lavadas corretamente (com água e sabão, por exemplo), as mãos podem ser as principais vias de transmissões de doenças. Resfriados, herpes e conjuntivite são apenas alguns exemplos. A lavagem das mãos também auxilia no combate contra as epidemias.
Como lavar as mãos corretamente
- Usar sabão ou detergente para as mãos;
- Esfregar as palmas das mãos;
- Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
- Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);
- Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.
No dia 15 de outubro, o Brasil celebra não apenas o Dia do Professor, mas também o Dia do Educador Ambiental, destacando a importância da interconexão entre a educação tradicional e a conscientização ambiental em um mundo onde a sustentabilidade desempenha um papel cada vez mais significativo.
A educação ambiental é uma parte fundamental do panorama educacional, e os educadores ambientais frequentemente desempenham o papel de professores inspiradores na formação de um futuro com maior consciência e preservação ambiental. A escolha da data para homenagear educadores ambientais e professores destaca seu impacto central na formação de cidadãos comprometidos com o conhecimento e a construção de um futuro melhor.
Nesta jornada educativa e de sensibilização ambiental, vale ressaltar os esforços dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEA/PCS) da Gestão Ambiental da BR-319. Atuando incansavelmente junto às comunidades, colaboradores das obras e instituições parceiras em todo o trajeto da rodovia, desde Manaus/AM até Porto Velho/RO, as equipes do PEA/PCS têm promovido a conscientização e ação ambiental.
A fim de despertar a consciência da população sobre os problemas socioambientais causados por conta dos atuais padrões de consumo, o Ministério do Meio Ambiente, em 2009, instituiu o Dia do Consumo Consciente: 15 de outubro.
O objetivo é conscientizar sociedade tanto em relação aos problemas sociais e econômicos quanto aos ambientais e políticos ocasionados pelo excesso de consumo.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), uma(um) brasileira(o) produz, em média, 378 quilos de resíduos sólidos por ano, cerca de um quilo por dia. Assim, com essa data, alerta-se sobre a urgente necessidade de produzir e de consumo bens e serviços de maneira mais sustentável e menos prejudicial à natureza.
OMinistério dos Direitos Humanos (MDH) celebra nesta segunda-feira (15), o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Na data o mundo reforça a luta desse segmento. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres que buscam atenção especial no quesito segurança, saúde, água e terra, entre outras questões. A temática é tão sensível que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que 2018 é o Ano da Mulher Rural.
A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.
As mulheres rurais brasileiras contam com crédito especial por meio do PRONAF Mulher. O Brasil conta ainda com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar Mulheres Rurais, que visa o reconhecimento e empoderamento das mulheres garantindo a elas autonomia, processamento e comercialização da produção, além de fortalecer e fomentar as atividades produtivas. O selo reconhece o papel das mulheres na soberania alimentar e promove o protagonismo no desenvolvimento sustentável, dando visibilidade ao papel feminino como agente econômico e sujeito político.
No dia 15 de outubro, é celebrado o Dia do Neurologista, especialista que se dedica ao estudo, investigação, diagnóstico e tratamento das enfermidades que atingem o Sistema Nervoso Central (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes do Sistema Nervoso Periférico (nervos e músculos).
Há várias doenças relacionadas com o sistema nervoso. Assim, o campo de atuação para o especialista abrange uma extensa área. Doenças como depressão, irritabilidades, ansiedade e pânico são comumente tratadas por um psiquiatra, mas o neurologista também pode atuar e auxiliar no tratamento dessas patologias.
O Dia 15 de Outubro foi escolhido para ser o Dia de Conscientização sobre a Bengala Branca e a deficiência visual. A data foi estabelecida em 1970 pela Federação Internacional dos Cegos (Atual União Internacional dos Cegos). Hoje, o Dia é celebrado em todo o mundo, e aparece como uma oportunidade para falar sobre a mobilidade, a autonomia, a inclusão e o reconhecimento das pessoas cegas e com Baixa Visão.
A Bengala é o instrumento de mobilidade de quem tem alguma limitação visual. Ela oferece ao seu usuário uma caminhada segura e independente. Dessa forma, a Bengala rompe com o medo de sair às ruas, tão comum às pessoas com deficiência visual, levando, portanto, liberdade a essas pessoas. O uso da Bengala, assim, representa a expressão mais básica de um direito universal: o direito de ir e vir.
No Brasil e em alguns países da América Latina, tornou-se conhecido o uso das Bengalas Branca, Verde e Branca e Vermelha (ou Branca com uma indicação Vermelha). Essas diferenças de cores apareceram para identificar os seguintes grupos de pessoas: pessoas cegas (Bengala Branca), pessoas com Baixa Visao (Bengala Verde) e pessoas com perda visual e perda auditiva (Bengala Branca e Vermelha). A diferenciação das cores da Bengala não visa segregar esses grupos, ao contrário, pretende criar um símbolo de reconhecimento entre si e para a sociedade.
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro.
A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país.
História do Dia dos Professores
A data escolhida para comemorar o Dia do Professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”. Através dessa norma, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.
O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.
A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto define a razão do feriado:
“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro desde 1994, quando a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Santa Teresa d’Ávila, a grande doutora da oração
Origens
Segunda filha de um judeu convertido, Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus), Teresa Sánchez de Cepeda Dávila y Ahumada, nasceu em Ávila (Castela), em 28 de março de 1515. A infância feliz, passada junto com irmãos e primos, a deixa fascinada por romances de cavalaria. Após a morte, em batalha, de seu irmão mais velho, Giovanni, em 1524, e a perda de sua mãe, Beatrice, a jovem foi enviada para estudar no mosteiro agostiniano de Nossa Senhora da Graça. Ali, foi atingida por uma primeira crise existencial.
Fuga para o Carmelo
Após uma grave doença, regressa à casa do pai, onde assiste à partida do seu querido irmão Rodrigo para as colônias espanholas no ultramar. Em 1536, foi atingida pela chamada “grande crise” e amadureceu a firme decisão de entrar no mosteiro com os Carmelitas da Encarnação de Ávila. Mas o pai se recusa e Teresa foge de casa. Acolhida pelas freiras, chegou à profissão em 3 de novembro de 1537.
Embates na saúde
Sua saúde logo se deteriora novamente. Apesar do consequente retorno à família, o caso é julgado desesperador. Santa Teresa D’Ávila é levada de volta ao convento onde as freiras começam a preparar seu funeral. Inexplicavelmente, porém, em poucos dias, a paciente volta à vida. Parcialmente liberta dos compromissos da vida de clausura, devido à convalescença.
“Morro filha da Igreja” (Santa Teresa D’Ávila)
Mulher da mística
De carácter alegre, amante da música, da poesia, da leitura e da escrita, vai tecer uma densa rede de amizades, polarizando em torno de si várias pessoas desejosas de a conhecer. Mas em breve ela perceberá esses encontros como motivos de distração da tarefa principal da oração e experimentará sua “segunda conversão”: “Meus olhos caíram sobre uma imagem … Ela representava Nosso Senhor coberto de feridas. Assim que olhei para ela, me senti todo emocionado… Me joguei aos pés d’Ele em prantos e implorei que me desse forças para não mais ofendê-Lo”.
As visões e êxtases representam o capítulo mais misterioso e interessante da vida de Santa Teresa de Ávila. Na Autobiografia (escrita por ordem do bispo) e em outros textos e cartas, descreve as várias etapas das manifestações divinas, visuais e auditivas. Ela é vista levitando, desmaiando e permanecendo morta (é assim que Bernini a retratará por volta de 1650, na estátua de S. Maria Della Vittoria em Roma). Essas manifestações correspondem a um grande crescimento espiritual, que Teresa, naturalmente trazida à escrita e à poesia, vai derramar em seus textos místicos, entre os mais claros, poderosos, poéticos já escritos.
Reforma do Carmelo
Não compreendida nesta sua intensa espiritualidade e considerada por alguns dos seus confessores até vítima de ilusões demoníacas, é apoiada pelo jesuíta Francesco Borgia e pelo frade franciscano Pietro d’Alcántara, que dissiparão as dúvidas dos seus acusadores. Teresa sente que deve refundar o Carmelo para remediar uma certa desorganização interna. Em 1566, o Superior Geral da Ordem autorizou-o a fundar vários mosteiros em Castela, incluindo dois conventos de Carmelitas Descalços. Assim, surgem os conventos em Medina, Malagon e Valladolid (1568); Toledo e Pastrana (1569); Salamanca (1570); Alba de Tormes (1571); Segóvia, Beas e Sevilha (1574); Sória (1581); Burgos (1582), entre outros.
Santa Teresa D’ Ávila: Fundadora e Amiga de João da Cruz
Amizade com João da Cruz
Decisivo, em 1567, foi o encontro entre Santa Teresa D’ Ávila e um jovem estudante de Salamanca, recém ordenado sacerdote: com o nome de João da Cruz, o jovem assumiu a roupagem do Scalzi e acompanhou o fundador em suas viagens . Juntos, eles superaram vários eventos dolorosos, incluindo divisões dentro da ordem e até acusações de heresia. Eventualmente Santa Teresa D’ Ávila prevalecerá com o nascimento da ordem reformada dos Carmelitas e Carmelitas Descalços.
Páscoa
A obra mais famosa de Teresa é certamente “O Castelo Interior”, um itinerário da alma em busca de Deus, por meio de sete passagens particulares de elevação, ladeadas pelo Caminho da Perfeição e pelos Fundamentos, bem como por muitas máximas, poemas e orações. Incansável apesar de sua saúde precária, Santa Teresa D’Ávila morreu em Alba de Tormes em 1582, durante uma de suas viagens.
Síntese
Virgem e doutora da Igreja: ingressou na Ordem Carmelita em Ávila na Espanha e tornou-se mãe e mestra de uma observância muito rigorosa, preparou em seu coração um caminho de aperfeiçoamento espiritual sob o aspecto de uma ascensão gradual da alma a Deus ; para a reforma de sua Ordem suportou muitas tribulações, que sempre superou com um espírito invencível; também escreveu livros imbuídos de elevada doutrina e carregados de sua profunda experiência. Canonizada em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV.
Minha oração
“Ó doutora da oração, ensinai àqueles que te procuram uma vida verdadeiramente contemplativa que alcança a cada um em sua própria realidade. Convocai as almas para se entregarem verdadeiramente na intercessão, assim como novas vocações carmelitas. Que, através da oração, possamos encontrar a vontade de Deus. Amém.”
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 15 de outubro:
- Em Edessa, na Síria, hoje Sanliurfa, na Turquia, a comemoração de São Barsés, bispo. († 379)
- Em Tréveris, na Gália Bélgica, atualmente na Alemanha, São Severo, bispo. († s. V)
- Em Kitzingen, na Germânia, na atual Alemanha, Santa Tecla, abadessa. († c. 790)
- No mosteiro de Trebnitz, na Silésia, hoje na Polónia, o dia natal de Santa Edviges, religiosa, cuja memória se celebra amanhã. († 1243)
- Em Torres Vedras, cidade de Portugal, o Beato Gonçalo de Lagos, cuja memória se celebra em Portugal no dia vinte e sete de Outubro. († 1422)
- Em Hiji, no Japão, o Beato Baltasar Kagayama Hanzaemon e seu filho Tiago, mártires. († 1619)
- Em Nagasaki, também no Japão, Santa Madalena, virgem e mártir. († 1634)
- Em Valência, na Espanha, o Beato Narciso Basté Basté, presbítero da Companhia de Jesus e mártir. († 1936)
- Em Barajas, perto de Madrid, também na Espanha, o Beato Cipriano Alguacil Torredenaida, religioso da Ordem dos Pregadores e mártir. (†1936)
Fonte:
- Vaticannews.va
- Vatican.va
- Martirológio Romano
– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição: Melody de Paulo