16 de Novembro – Dia Internacional da Tolerância, Dia Nacional de Atenção à Dislexia e Santa Margarida da Escócia

Dia Internacional da Tolerância

Dia Internacional da Tolerância é comemorado anualmente em 16 de Novembro.

A data tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações.

Dia Internacional da Tolerância combate qualquer tipo de intolerância e preconceito, seja ele religioso, sexual, econômico ou cultural.

Com a globalização, a pluralidade cultural que existe no mundo se tornou ainda mais interligada, exigindo uma maior compreensão das pessoas em respeitar os diferentes modos de viver de cada cidadão. Isso, no entanto, não significa que devemos aceitar as ideias ou doutrinas de todas as sociedades, mas apenas aprender a respeitá-las e conviver com as diferenças.

Dia Internacional da Tolerância foi criado em 1996, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia surgiu a partir do Ano das Nações Unidas para a Tolerância, em 1995, que foi decidida e programada desde 1993, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

No Brasil, ainda comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data que também possui o significado de conscientizar à população a respeitar as diferenças religiosas que existem no país.

Dia Nacional dos Ostomizados

O dia 16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados.  A data foi criada pela Lei número 11.506/2007, em homenagem a fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados (Abraso), e tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para  combater o preconceito  contra as pessoas que utilizam o procedimento da ostomia. De acordo com a Abraso, existem cerca de 50.000 ostomizados no Brasil.

Ostomizados são pessoas que devido a má formação congênita, tumores intestinais, doença inflamatória intestinal, traumas abdominais, entre outras causas, foram submetidas a um procedimento cirúrgico para a abertura de um orifício, conhecido como ostoma, para a saída de fezes ou urina. A enfermeira do Centro de Concessão de Órtese e Prótese do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), Vanessa Mesquita, explica que os estomas podem estar relacionados ao sistema digestório e ao sistema urinário. “A denominação do estoma está ligada à posição anatômica em que foi confeccionado. As ileostomias são estomas no intestino delgado e as colostomias, são estomas no intestino grosso. Se a abertura for realizada no sistema urinário é chamada de urostomias”, afirma. Estas ostomias podem ser temporárias, quando o  caminho normal do intestino, por exemplo,  pode ser reconstruído após tratamento da doença,  ou definitivas, se não existir possibilidade de reverter à confecção do estoma devido a amputação do reto.

Dia Nacional de Atenção à Dislexia

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, comprometendo a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras, fazendo com que a dislexia seja uma das mais importantes deficiências do aprendizado, caracterizada pela dificuldade em ler, escrever, soletrar, fazer contas, enfim, aprender.

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

Dia Nacional da Amazônia Azul

Congresso iluminado de azul
O prédio costuma receber iluminações em ocasiões especiais

O prédio do Congresso Nacional se ilumina de azul nessa sexta-feira (15) e sábado (16) para celebrar o Dia Nacional da Amazônia Azul. Esse território marítimo brasileiro se estende do litoral até o limite da plataforma continental, abrangendo o mar, o solo e o subsolo marinhos, totalizando cerca de 4,5 milhões de km².

A data foi instituída pela Lei 13.187/15 e celebra a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor em 1994, trazendo novos conceitos sobre os direitos e deveres dos países em relação aos seus espaços oceânicos.

O termo “Amazônia Azul” faz alusão à riqueza dos recursos marítimos, comparando-os com os da Floresta Amazônica. Essa região tem uma rica biodiversidade e contribui para a estabilidade climática e ambiental da costa.

A área abriga reservas do pré-sal, que fornecem 85% do petróleo e 75% do gás natural, e 45% do pescado do país, além de recursos naturais ainda inexplorados.

A iluminação especial foi pedida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Dia do Não Fumar

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.

A pandemia de COVID-19 levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. Comprometa-se a parar de fumar!

Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia. Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso. Juntamente com seus parceiros, a OMS fornecerá às pessoas informações atualizadas, ferramentas e recursos de que precisam para fazer uma tentativa bem-sucedida.

Santa Margarida da Escócia, a caridosa rainha

Origens 

Santa Margarida nasceu em Mecseknádasd, Hungria, no ano de 1046, isso quando seu pai Eduardo III (de nobre família inglesa) ali vivia exilado devido aos conflitos pelo trono da Inglaterra (o rei da Dinamarca ocupara o trono inglês). Em 1054, seu pai retornou à Inglaterra, Margarida tinha, portanto, oito ou nove anos quando conheceu a pátria inglesa.

Restauração da Guerra
No entanto, após a morte de seu tio-avô, Santo Eduardo, em 1066, recomeçaram os conflitos. A luta entre Haroldo e Guilherme da Normandia obrigou Edgardo, irmão de Margarida, a refugiar-se novamente na Escócia com a mãe e as irmãs, tendo-lhes o pai morrido alguns anos antes.

Esposa do Rei Malcom III
Vivendo na Escócia, em 1070, Margarida casou-se com o rei Malcom III, tornando-se rainha da Escócia, dessa união, tiveram oito filhos. Seis príncipes e duas princesas, uma delas chamada Edite, que veio posteriormente a ser rainha da Inglaterra e ficou conhecida com o nome de Santa Matilde com os quais buscava a graça de constituir uma verdadeira Igreja doméstica.

Santa Margarida da Escócia: Caridosa Rainha

Rainha da Escócia
Como rainha da Escócia, procurou cooperar com o rei, tanto no seu aperfeiçoamento humano, pois de rude passou a doce. Quanto à administração do reino, baniu todas as futilidades e aproximou os bens reais das necessidades dos pobres.

Caridade
Conta-se que a própria Santa Margarida da Escócia alimentava e servia diariamente mais de cem pobres. Ela cuidava a ponto de lavar os pés e beijar as chagas daqueles que eram vistos e tratados por ela como irmãos e presença de Cristo.

Disseminadora da Fé Católica
Graças a Santa Margarida da Escócia, os cultos religiosos foram uniformizados e conformados com os da Igreja de Roma. Determinou que o jejum quaresmal fosse respeitado, e que a Páscoa fosse celebrada; recomendou a frequente busca pela confissão e a abstenção dos trabalhos aos domingos. Incentivou a construção de igrejas, capelas e escolas, difundindo a educação religiosa. Com seu intermédio, monges beneditinos fundaram mosteiros na Escócia.

Santa Margarida da Escócia, teve fé nos momentos mais difíceis

Morte do Rei Malcolm III
Com a saúde debilitada, Margarida adoeceu, em 1093. Ao mesmo tempo, o seu esposo e filho mais velho tiveram que participar de uma batalha contra Guilherme, o Vermelho, que invadia toda a Escócia. Ambos faleceram nesse mesmo ano. Margarida, que tanto os amava, não se desesperou, e sim aceitou; entregou tudo a Deus rezando: “Agradeço, ó Deus, porque me dás a paciência para suportar tantas desgraças!”.

Páscoa

Santa Margarida da Escócia faleceu no dia 16 de novembro de 1093 no Castelo de Edimburgo. Foi sepultada na igreja da Santíssima Trindade, em Dunfermline, para onde também o corpo do rei Malcom III foi levado mais tarde.

Via de Santificação

Em 1250, foi canonizada pelo Papa Inocêncio IV devido a seu exemplo de vida e fidelidade à Igreja e caridade para com os necessitados.

Minha oração

“Santa rainha, foste nobre no sangue e na alma, soubeste amar os irmãos como Jesus ensinou, e a viver a caridade como ele ordenou.  Do mesmo modo, dai a cada um de nós as mesmas virtudes para que sejamos nobres em santidade e humildes em todas as ocasiões. Amém.”

Santa Margarida da Escócia, rogai por nós!

Outros santos e beatos celebrados em 16 de novembro

  • Santa Gertrudes, virgem, que se dedicou com fervor e persistência. († c. 1302)
  • Em Cápua, na Campânia, região da Itália, os santos Agostinho e Felicidade, mártires. († c. 250)
  • Em Déols, na região de Bourges, na Gália, hoje na França, a comemoração dos santos Leocádio e Lusor. († s. IV)
  • Em Lião, também na Gália, Santo Euquério, que, pertencendo à ordem senatorial, se retirou com a sua família para a vida ascética. († 449)
  • No território dos Helvécios, na hodierna Suíça, Santo Otemaro, abade. († 759)
  •  No mosteiro de Cava de’ Tirréni, na Campânia, região da Itália, o Beato Simeão, abade. († 1141)
  • Em Soisy-Bouy, perto de Provins, na França, o passamento de Santo Edmundo Rich, bispo de Cantuária. († 1240)
  • Em Assis, na Úmbria, região da Itália, no convento de São Damião, Santa Inês, virgem. († 1253)
  • Em York, na Inglaterra, o Beato Eduardo Osbaldeston, presbítero de Lencastre e mártir. († 1594)

Fonte:

  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]
  • Martirológio Romano
  • Vaticannews.va
  • Vatican.va

– Produção e edição:  Melody de Paulo
– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova