17 de Agosto – Dia do Patrimônio Histórico, Dia do Pão de Queijo e Dia de São Jacinto

Ruínas de São Miguel das Missões, em São Miguel, no Rio Grande do Sul. (Patrimônio Mundial UNESCO)

Neste sábado, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que homenageia o historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo de Andrade, nascido neste dia, em 1898, e o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Ele foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1937, e continuou até 1967.

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é uma data importante e serve como alerta para que políticas nacionais para a preservação cultural no país sejam implementadas.

O Dia Nacional da Construção Social é uma ação do setor voltado à promoção do conceito da responsabilidade social empresarial promovido anualmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em diversas localidades do país.

Em Fortaleza, a ação é realizada pelo Sinduscon-CE, com o patrocínio do SESI e Sistema FIEC.

O evento é um mutirão solidário, voltado a promover a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria da construção por meio da educação e da mobilização da cidadania, oferecendo atendimento gratuito ao trabalhador e seus dependentes, nas áreas de educação, saúde, lazer e cidadania, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Hoje é dia dele! Aprenda a história e novas receitas de pão de queijo - Getty Images/iStockphoto
Hoje é dia dele! Aprenda a história e novas receitas de pão de queijo

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Dá vontade de comer todo dia. Sua história nos leva para as cozinhas mineiras do século XVIII. O cheirinho de quando está assando dá água na boca. E a primeira mordida comprova que toda a expectativa foi correspondida. Combina com tudo e vai bem em qualquer ocasião. Sim. Estamos falando do pão de queijo.

Com origem em Minas Gerais, a iguaria ultrapassou as barreiras geográficas e ganhou o mundo. No Brasil, é encontrado em todos os cantos e, independentemente da naturalidade, já é consumido com frequência. Para quem mora fora do país, tem gostinho de saudade. Para os estrangeiros, que nunca haviam experimentado, surpreende. Por sua importância na gastronomia e cultura, o pão de queijo ganhou um dia comemorativo: 17 de agosto – Dia do Pão de Queijo.

São Jacinto, sobrinho do Bispo de Cracóvia

Origens 

São Jacinto nasceu na Silésia, cidade localizada entre Breslau e Cracóvia, na Polônia, em 1183. Era sobrinho do Bispo de Cracóvia. Desde cedo, aprendeu a bondade e a caridade, despertando, assim, sua vocação religiosa.

Vida 

Estudou direito e teologia em Cracóvia, Praga e Bolonha e foi ordenado sacerdote e depois cônego da catedral de Cracóvia. Em Roma, conheceu São Domingos e entrou na Ordem dos Pregadores.

Ele trabalha para a união das Igrejas do Oriente e do Ocidente, chegando até Kiev, onde desenvolveu mais uma eficiente missão evangelizadora, levando a Ordem dos Dominicanos para aquela região.

Jacinto foi um incansável pregador da Palavra de Cristo e um dos mais pródigos colaboradores do estabelecimento da nova Ordem naquelas regiões mais distantes de Roma. Foram 40 anos de intensa vida missionária.

Chamado por Nossa Senhora

Na iconografia, Giacinto aparece vestido com o hábito dominicano e carrega o ostensório em uma mão e uma estátua de Nossa Senhora na outra. De acordo com uma história do século 16, de fato, enquanto ele fugia com o ostensório durante o ataque dos tártaros em Kiev, em 1241 e 42, ele foi chamado por Maria para levar sua estátua com ele. Além disso, o ostensório nas mãos representa o seu amor pela Eucaristia.

Apóstolo da Polônia 

A festa de São Jacinto, o “apóstolo da Polônia”, era tradicionalmente celebrada um dia depois da sua morte. Contudo, em razão da veneração da Assunção de Maria, foi transferida para o dia 17 de agosto.

Páscoa

No ano dia 15 de agosto 1257, morreu no Mosteiro de Cracóvia, Polônia, consumido pelas fadigas, aos setenta e dois anos de idade. Considerado pelos biógrafos uma das glórias da Ordem Dominicana, foi canonizado em 1594 pelo papa Clemente VII.

Minha oração

“Santo devotíssimo da Eucaristia e de Maria, fazei com que os amemos de todo o coração assim como tu amavas. Da mesma forma, sejamos verdadeiros divulgadores de Deus. Amém!”

São Jacinto, rogai por nós!

Outros santos e santas celebrados em 17 de agosto: 

  • Memória de Santa Beatriz da Silva, da Ordem de São Domingos, em Toledo. († 1492)
  • Em Cízico, no Helesponto, hoje na Turquia, São Míron, presbítero e mártir, que, no tempo do imperador Décio, depois de muitos suplícios foi decapitado. († s. III)
  • Em Cesareia da Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia, São Mamede, mártir, que, sendo um pastor de condição muito humilde. († 273/274)
  • Na Sicília, hoje região da Itália, o dia natal de Santo Eusébio, papa, valoroso testemunho de Cristo, que foi deportado pelo imperador Maxêncio. († 310)
  • Na Frísia, no território da atual Holanda, São Jerão, presbítero e mártir, que se narra ter sido morto por uns pagãos normandos. († 856)
  • Em Tessalônica, na atual Grécia, o passamento de Santo Elias o Jovem, monge segundo as regras dos Padres orientais. († 903)
  • Em Arcária, perto de Milazzo, na Sicília, São Nicolau Políti, eremita, que passou a vida em suprema austeridade numa caverna. († 1107)
  • Em Colle di Val d’Elsa, hoje na Toscana, Itália, o Beato Alberto, presbítero, que deu ao povo um egrégio exemplo de virtude. († 1202)
  • Em Montefalco, na Úmbria, também na Itália, Santa Clara da Cruz, virgem da Ordem das Eremitas de Santo Agostinho. († 1308)
  • Em Nagasaki, no Japão, os santos mártires Tiago Kyuhei Gorobioye e Miguel Kurobi Oye, foram condenados à pena capital e morreram por Cristo. († 1633)
  • Em Saumur, na França, Santa Joana Delanoue, virgem, que, totalmente confiada no auxílio da divina providência,fundou o Instituto das Irmãs de Santa Ana da Providência. († 1736)
  • Na França, o Beato Natal Hilário Le Conte, mártir, que, durante a violenta perseguição religiosa foi encerrado na galera, consumido pela enfermidade, morreu por Cristo. († 1794)
  • Em Castelfullit de la Roca, na Espanha, o Beato Henrique Canadell Quintana, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes da Escolas Pias e mártir, assassinado em ódio à Igreja († 1936)

Fontes: 

  • vatican.va e vaticannews.va
  • Martirológio Romano – liturgia.pt
  • Arquisp.org.br
  • Santiebati.it
  • Livro “Santos de cada dia” – José Leite, SJ [Editorial A.O. Braga, 2003]

– Produção e edição: Melody de Paulo 

– Oração: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova