Clube de Imprensa

18 de Abril – Dia do Amigo, Dia de Monteiro lobato, Dia Mundial do Radioamador e Dia de São Galdino

Dia de Monteiro Lobato, também conhecido como Dia Nacional do Livro Infantil, é celebrado no dia 18 de abril. A data foi escolhida para homenagear uma das maiores vozes da literatura infantil do Brasil, o escritor Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril.

Nesse dia, diversas homenagens ao escritor acontecem nas escolas, bibliotecas e centros culturais. Leituras dramatizadas, teatros de fantoches e apresentações são realizadas em todo o país. A ideia principal é incentivar a leitura e alertar para sua importância na formação dos seres humanos.

Segundo Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros.”

Origem da Data

A Dia de Monteiro Lobato foi instituído por meio da Lei n.º 10.402, de 8 de janeiro de 2002. A partir daí, essa data promove diversas atividades relacionadas com o literatura infantil e a importância de adquirir o hábito da leitura desde cedo.

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril.

Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.

O dia 18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, um colosso da literatura infantil brasileira. Esta data foi oficializada a partir Lei nº 10.402, de 8 de janeiro 2002.

Monteiro Lobato

Atividades para o Dia Nacional do Livro Infantil

As melhores atividades para o Dia Nacional do Livro Infantil incluem a leitura de obras brasileiras e internacionais da literatura infantil. Mas não só. Use a imaginação:

  • Faça pequenas peças de teatro baseadas nos clássicos da literatura infantil, como o Soldadinho de Chumbo, por exemplo;
  • Incentive as crianças a escreverem seus próprios contos infantis, ou se não souberem escrever ainda, a contar uma história para os coleguinhas;
  • Pinte desenhos ou histórias em quadrinhos;
  • Escreva um conto infantil usando ideias dadas pelas crianças;
  • Conte a história de Monteiro Lobato.

Dia Internacional do Livro Infantil

A literatura infantil também é homenageada em 2 de abril, quando se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil.

Esta data foi escolhida em homenagem a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de histórias infantis icônicas, como “O Soldadinho de Chumbo” e “A Pequena Sereia”.

Dia do Radioamador é comemorado anualmente em 5 de Novembro, no Brasil.

A data homenageia a atividade do radioamadorismo, uma prática de manutenção de uma estação de radiocomunicação alternativa, com o objetivo de estabelecer contato com comunidades longínquas ou isoladas e auxiliar às autoridades na propagação de comunicados sobre situações de risco ou calamidades públicas.

O radioamadorismo também é usado para entretenimento, transmitindo comunicações informais entre um grupo de pessoas. As pessoas que praticam o radioamadorismo são chamadas de radioamadores.

Origem do Dia do Radioamador

Radioamadorismo

Dia do Radioamador é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao Decreto nº 16.657, publicado exatamente nesta data em 1924, que regulamentava as estações de radioamadores no Brasil. Até então, o radioamadorismo era considerado clandestino.

No entanto, até o ano de 1968, o Dia do Radioamador no Brasil era celebrado anualmente em 22 de outubro.

Isso porque, em 22 de outubro de 1934, foi feita a primeira sessão da Assembleia Geral dos Radioamadores Paulistas e Cariocas, que fundiram suas entidades e criaram a LABRE – Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Os radioamadores ainda comemoram o Dia Mundial do Radioamador, anualmente em 18 de abril. A data foi estabelecida em homenagem à fundação da IARU – International Amateur Radio Union.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) assinala-se, anualmente, a 18 de abril. Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982. No ano seguinte, a UNESCO reconheceu esta data, na 22.ª Conferência Geral.

O objetivo é destacar a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, bem como apelar à sua preservação e valorização.

O tema escolhido para 2024 é «Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza» que convida a refletir sobre o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade. A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Selfie com os amigos na Educadora FM de Ponta Porã

Dia do Amigo é comemorado em diferentes datas no Brasil. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por lei) da comemoração do Dia do Amigo.

A amizade é uma das bases das relações humanas. Ela desempenha um papel fundamental pelo nosso bem-estar, porque proporciona um ambiente seguro, onde podemos encontrar apoio nos momentos difíceis e onde podemos partilhar as nossas alegrias nos momentos felizes.

Nesta data, é comum a troca de mensagens entre amigos, assim como a troca de presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.

Além desse dia, outras datas comemoram a amizade. Provavelmente, a mais conhecida seja o dia 20 de julho, Dia Internacional do Amigo, porque também é comemorada em outros países.

Datas que comemoram a amizade

Muitas pessoas comemoram o Dia do Amigo no Brasil em18 de abril, mas também em datas conhecidas em outros países, especialmente o 20 de julho.

20 de julho: Dia Internacional do Amigo

O dia 20 de julho é a data internacional do Dia do Amigo, comemorado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai.

A data foi criada na Argentina por Enrique Ernesto Febbraro e pretendia celebrar a chegada do homem à Lua, um evento que, para Febbraro, significava que a união pode superar qualquer obstáculo.

30 de julho: Dia Internacional da Amizade

Além do Dia do Amigo, em abril, e o dia internacional do amigo, em julho, existe ainda o Dia Internacional da Amizade, que também é comemorado em julho. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2011 e convida todos os países a celebrarem a união fraternal.

4 de fevereiro: Dia do Amigo do Facebook

Para homenagear os chamados “amigos virtuais”, que são cada vez mais comuns atualmente, foi criado o Dia do Amigo do Facebook. A data escolhida foi 4 de fevereiro, pois essa é a data oficial de criação da rede social, no ano de 2004.

Origens
Nascido em Milão (Itália) no ano de 1096, São Galdino foi um religioso com uma rápida ascensão diretamente de auxiliar para bispo de sua cidade. São Galdino ficou conhecido por enfrentar o antipapa Vítor IV, que era apoiado pelo Frederico, o Barbaroxa, que arrasou a cidade de Milão no ano de 1162 por sua oposição.

Missão e caridade
São Galdino não decepcionou o Papa nem sua diocese católica. Praticou amplamente a caridade, inclusive instigando todos a fazê-lo, realizou pregações contra os hereges e converteu multidões. Mas além de todos os seus trabalhos, São Galdino ficou conhecido por seu socorro aos pobres que se encontravam presos por conta de dívidas.

Defendeu a fé
São Galdino defendia seu povo e sua terra com todas as forças, porém, após concluir um sermão contra os inimigos da Igreja e da cidade, com grande emoção, acabou caindo morto de repente em frente a milhares de fiéis.

São Galdino e o serviço aos pobres

Servir aos pobres é servir Jesus
A esses serviu tanto, que suas visitas de apoio recebem até um apelido: “o pão de São Galdino”. Uma espécie de “cesta básica” material e espiritual, pois dava pão para o corpo e orações, que eram o pão para o espírito. Foi uma fonte de força e fé para lutar contra os opressores.

Força no anúncio do Evangelho
Morreu em 18 de abril de 1176, justamente no instante em que fazia, no púlpito, um sermão inflamado contra os pecadores, os hereges, inimigos da Igreja e os políticos, inimigos da cidade. Quando terminou o sermão emocionado, diante de um grande número de fiéis e religiosos, caiu morto de repente.

Minha oração
“Ó Deus, que concedestes inumeráveis graças ao vosso servo São Galdino, fazendo-o firme instrumento de vossa caridade e fidelidade à santa doutrina, permita-me, a mim também, ser mais fiel a vós e à Igreja, enchendo meu coração de amor para com os pobres e necessitados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.”

São Galdino, rogai por nós!


Outros santos e beatos que a Igreja faz memória em 18 de abril

  • Santos Hermógenes e Elpídio, mártires, na Turquia. († data inc.)
  • São Pusício, mártir, trespassado no pescoço, no Iraque. († 341)
  • Santo Eusébio, bispo, que acompanhou o papa São João I. († c. 526)
  • São Lariano ou Molássio, abade que difundiu na ilha a celebração da Páscoa segundo o costume romano na Irlanda. († 638)
  • Santo Usmaro, bispo e abade, que propagou a regra de São Bento e conduziu o povo da região à fé cristã na Bélgica. († 713)
  • Santa Antusa, virgem, filha do imperador Constantino Coprónimo, que empregou todos os seus bens para ajudar os pobres, na Turquia. († fin. s. VIII)
  • Santa Atanásia, viúva, depois eremita e hegúmena, ilustre pela sua observância da disciplina monástica e grandes virtudes, na Grécia. († s. IX)
  • São João Isauro, monge, que foi discípulo de São Gregório Decapolita e, no tempo do imperador Leão o Arménio, combateu valorosamente em defesa das sagradas imagens. († d. 842)
  • São Perfeito, presbítero e mártir, na Espanha. († 850)
  • Beato Idesbaldo, abade que no mosteiro de Dune, dirigiu santamente como terceiro abade durante doze anos, na Bélgica. († 1167)
  • Beato André, presbítero da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, que se dedicou à pregação na Itália e na França.
  • Beato André Hibernon, religioso da Ordem dos Frades Menores, na Espanha. († 1602)
  • Beata Maria da Encarnação , exemplar mãe de família e mulher, que professou a vida religiosa, na França. († 1618)
  • Beato José Moreau, presbítero e mártir na França. († 1794
  • Beato Lucas Passi, presbítero e fundador da Congregação das Irmãs Mesras de Santa Doroteia na Itália. († 1866)
  • Beata Sabina Petrílli, virgem que fundou a Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Sena na Itália. († 1923)
  • Beato Romano Archutowski, presbítero e mártir na Polônia. († 1943)

Fontes:

  • SANTO DO DIA – Vatican News
  • Martirológio Romano
  • Liturgia das Horas
  • VIDA CRISTÃ – Franciscanos – franciscanos.org.br

– Pesquisa: Willamys Fernandes – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição: Fernando Fantini – Comunidade Canção Nova