Clube de Imprensa

20 de Maio – Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Aniversário de Palmas e São Bernardino de Sena

Dia Nacional do Pedagogo, ou simplesmente Dia do Pedagogo, é comemorado em 20 de maio.

A data, celebrada anualmente, homenageia os profissionais responsáveis pela educação, formação e aconselhamento de crianças e adolescentes.

Além disso, com a formação em Pedagogia é possível atuar no ramo educacional, na gestão escolar, na supervisão e na alfabetização, mas também na Pedagogia Hospital e Empresarial.

Esta comemoração foi instituída no Brasil através da Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, e surge como uma oportunidade para discutir o papel da família e da escola no desenvolvimento das crianças, além de delimitar papéis de responsabilidade.

Dia do Técnico e Auxiliar em Enfermagem é celebrado anualmente em 20 de maio.

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

No Brasil, o Dia do Técnico em Enfermagem fecha a “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.

Durante esta data, os profissionais de enfermagem participam de palestras, cursos e workshops que ajudam a discutir os principais assuntos relacionados aos seus trabalhos.

A diferença entre um técnico de enfermagem e um enfermeiro é que este último precisa fazer um curso de ensino superior em Enfermagem, enquanto que o técnico está apto a exercer o seu trabalho a partir de um curso técnico de enfermagem.

O Dia Mundial das Abelhas foi criado em dezembro de 2017 pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o intuito de aumentar a consciência sobre a importância dos insetos e alertar sobre o número cada vez menor de abelhas.

Mas por que essa reflexão é necessária? Porque, embora quase sempre sejam lembradas pelo mel que produzem, a função principal das abelhas na natureza vai muito além disso: a maior importância ecológica desses insetos está relacionada à polinização.

A polinização é um processo fundamental para a existência dos ecossistemas e as abelhas realizam a polinização quando visitam as flores. Nesse processo, elas transportam grãos de pólen de uma flor à outra, para fertilizar as plantas e é com a fertilização que ocorrerá a formação dos frutos.

Em resumo, se as abelhas sumissem hoje, teríamos problemas com a produção de alimentos (um terço da produção mundial de alimentos depende das abelhas!), com a sustentabilidade agrícola e com a manutenção da biodiversidade.

O Brasil comemora, nesta segunda-feira (20/5), o Dia Nacional do Medicamento Genérico, um dos mais importantes produtos do mercado farmacêutico e exemplo de política de saúde exitosa no país. A importância dos genéricos está associada à oferta de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade, além de representar garantia de acesso a produtos com menor preço. Isso porque esses medicamentos são, no mínimo, 35% mais baratos que os de referência.

Outro fato importante é que a concorrência entre genéricos e medicamentos de referência tende a baixar o preço de ambos, beneficiando o consumidor de todas as formas. De acordo com a Anvisa, o genérico inédito, após o término da patente do produto de referência, representa uma redução significativa do custo do tratamento. É importante ressaltar também que os genéricos geram economia para o Sistema Único de Saúde (SUS), por oferecerem alternativas mais baratas e igualmente eficazes no tratamento de doenças.

Celebrado no dia 20 de maio, todos os anos o aniversário da cidade é comemorado pelos moradores com o tradicional corte do bolo, sendo um bolo para cada ano da cidade. No período da tarde, o Desfile Cívico Militar fecha a programação com a participação dos alunos da rede pública municipal e instituições militares.
Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi criada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema.
Celebra-se no dia 20 de maio, o Dia do Comissário da Infância e da Juventude (ou Comissário de Menores, como era mais popularmente conhecido). De vital importância na sociedade, o Comissariado da Infância e Juventude tem como função, auxiliar à Justiça da Infância e da Juventude, cabendo-lhe a fiscalização das normas de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, contidas na legislação e Portarias do Juízo, sendo composto por Comissários efetivos e agentes voluntários.
A data foi criada pelo Projeto de Lei 0179/1978, do deputado estadual Hélio César Rosas, publicado no Diário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no dia 23/5/1978, o qual instituiu pela primeira vez o Dia do Comissário de Menores, a ser comemorado, anualmente, em 20 de maio. De São Paulo a data hoje passou a ser comemorada em todo o País.
banner-dia-mundial-da-metrologia-2024.jpeg

No dia 20 de maio é celebrado o Dia Mundial da Metrologia, data que relembra a assinatura da Convenção Internacional do Metro, em 1875, em que foram padronizadas as estruturas que, atualmente, regem a metrologia em diversos países.

Para celebrar esta data, o Instituto de Qualidade, Metrologia e Tecnologia – Inmetro realizará na próxima segunda-feira (20/05), no Campus do Instituto em Xerém – RJ, o evento comemorativo “Medimos hoje para um amanhã sustentável”. A celebração se iniciará às 09h30 e consistirá na formação de uma mesa redonda que reunirá profissionais da metrologia para debater a importância e o impacto da metrologia para a sustentabilidade a médio e longo prazos. Ao final das exposições entre os membros, a plateia poderá interagir com os convidados enviando comentários e perguntas.

Bernardino de Sena
Nasceu na Itália no ano de 1380. Aos três anos, ficou órfão de mãe e, aos 7 anos, ficou órfão de pai. O jovem Bernardino foi criado pelas tias as quais o ensinaram sobre a devoção a Nossa Senhora e a Jesus Cristo. Teve uma boa educação na fé e nos seus ensinamentos, estudou na universidade de Sena e, aos 22 anos, decidiu abandonar tudo e entrar para a ordem dos Franciscanos.

O frade
Já como frade franciscano, São Bernardino ingressou no movimento da observância, que constituía numa vivencia mais radical da pobreza a exemplo de São Francisco de Assis. E se dedicava de forma tão concreta que foi o responsável geral pelos mosteiros nos quais viviam os frades adeptos a essa observância dentro da ordem.

O pregador
Muito conhecido pelo seu trabalho com o povo e por suas pregações incisivas, numa época em que a Itália passava por muitos problemas, como pestes e divisões políticas. São Bernardino pregava sobre caridade, paz, concórdia e a justiça e, com simplicidade, falava de coisas grandiosas, atingindo diretamente o coração e indo ao encontro da necessidade daquele povo. Houveram muitas conversões por meio de suas pregações.

O símbolo
Por onde ia, carregava consigo o sinal JHS, significando “Jesus Salvador dos Homens”, e orientava aos fiéis que se voltassem a esse símbolo e se recordassem que Jesus veio para salvá-los e, assim, se convertendo e arrependendo de seus pecados pudessem encontrar a salvação.

O “publicitário”
Os seus sermões tiveram um grande alcance e chegaram até nós, pois São Bernardino tinha consigo um Taquigrafo, uma pessoa com a habilidade de transcrever com facilidade e rapidez. Assim, suas exortações e apelos à conversão puderam alcançar inúmeras pessoas ao longo dos anos, não só naquele período histórico. Tornando-se padroeiro dos publicitários.

O devoto
Com a sua vida de penitência e pobreza, dedicava-se à evangelização dos povos, encontrando a sua força na eucaristia e sendo orientado pelo Espirito Santo. Devoto da Santíssima Virgem Maria, queria espalhar esse amor a Ela e a seu filho Jesus. Em um texto retirado de seus sermões, exortava o povo dizendo: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra. Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão por que foi pregado este nome?”.

Sua morte e canonização
Após anos de dedicação apostólica, São Bernardino adoeceu e partiu para a glória no ano de 1444. Hoje, intercede por nós junto a Deus Pai. De forma especial, pelos pregadores e anunciadores da Palavra de Deus, por todos aqueles que comunicam o amor de Deus. No ano de 1450 foi canonizado pelo Papa Nicolau V. Seu túmulo se encontra na igreja dos Franciscanos em Áquila.

A minha oração
“Senhor Jesus, o Seu Nome é o maior e melhor opção de vida. Obrigado pela vida de São Bernardino, que contribuiu para que a fé cristã se espalhasse por toda a terra. Amém.”

São Bernardino de Sena, rogai por nós!


Outros santos e beatos celebrados em 20 de maio:

1.   Em Vallenar, no Chile, a Beata Maria Crescência Pérez (Maria Angélioca Pérez), virgem da Congregação das Filhas de Maria do Santíssimo do Horto. († 1932)

2.   Comemoração de Santa Lídia, de Tiatira, comerciante de púrpura, que foi a primeira a acreditar no Evangelho em Filipos, na Macedónia, ao ouvir a pregação de Paulo.

3.   Em Óstia, no Lácio, região da Itália, Santa Áurea, mártir. († data inc.)

4.   Em Nimes, na Gália Narbonense, atualmente na França, São Baudélio, mártir. († data inc.)

5.   Em Egea, na Cilícia, hoje Ayás, na Turquia, São Talaleu, mártir. († s. III)

6*.   Em Cágliari, na Sardenha, região da Itália, São Lucífero, bispo, que, por defender corajosamente a fé nicena, foi muito perseguido e mandado para o exílio pelo imperador Constâncio; mas regressou à sua sede episcopal, onde morreu como confessor de Cristo. († 370)

7*.   Em Toulouse, na Aquitânia, hoje na França, Santo Hilário, bispo, que construiu uma pequena basílica de madeira sobre o sepulcro de São Saturnino, seu antecessor. († c. 400)

8.   Em Bourges, na Aquitânia, também na atual França, Santo Austregisílio, bispo, que se tornou ministro da caridade, de modo especial para com os pobres, os órfãos, os enfermos e os condenados à morte. († c. 624)

9.   Em Bréscia, na Lombardia, região da Itália, Santo Anastásio, bispo. († s. VII)

10.   Em Pavia, também na Lombardia, São Teodoro, bispo, que padeceu o exílio durante a guerra entre os Francos e os Lombardos.  († c. 785)

11*.   Em Castagneto, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Guido de Gheraldesca, eremita. († c. 1134)

12*.   Em Perúgia, na Úmbria, também região da Itália, a Beata Colomba (Ângela) de Riéti, virgem das Irmãs da Penitência de São Domingos, que promoveu a paz entre as facções em conflito na cidade. († 1501)

13.   Em Seul, na Coreia, São Protásio Chomg Kuk-bo, mártir, que, depois de ter abandonado a fé cristã, a abraçou de novo, professando-a no cárcere entre cruéis torturas até à morte. († 1839)

14♦.   Em Steyl, localidade da Holanda, a Beata Josefa (Hendrina Stenmanns), virgem, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo. († 1903)

15*.   Em Botticino Sera, localidade próxima de Bréscia, na Itália, Santo Arcângelo Tadíni, presbítero, que se empenhou em promover os direitos e dignidade dos operários e fundou a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré, destinada especialmente a trabalhar pela justiça social. († 1912)

16*.   Em Milão, na Lombardia, região da Itália, o Beato Luís Talamóni, presbítero, que, cultivando a sua vocação de educador da juventude, exerceu o ministério com suma diligência e eficaz participação nas dificuldades sociais do seu tempo, e fundou a Congregação das Irmãs Misericordinas de São Gerardo. († 1926)


Fontes:

  • vatican.va e vaticannews.va
  • Martirológio Romano – liturgia.pt

– Pesquisa e redação: João Victor de Oliveira – jovem filho de membros da Comunidade Canção Nova

– Produção: Fernando Fantini – Canção Nova